Opa, tudo certo?! Hoje iremos analisar um assunto muito importante para a prova de Auditor Fiscal do RJ: o pagamento do ICMS para SEFAZ/RJ de acordo com o Regulamento do ICMS carioca.
Vamos passar basicamente pelos seguintes tópicos:
Nesse sentido, com base no regulamento do ICMS no Estado do RJ, com o Decreto nº 27.427/00, que trazem aspectos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços neste Estado, vamos agora nos aprofundar um pouco mais sobre pagamento do ICMS para SEFAZ/RJ, tendo em vista ser um conteúdo que tem enormes chances de ser cobrado nesse cobiçado certame.
Havendo a constituição de débitos de ICMS, caso não existam créditos, ou estes sejam menores que aqueles, torna-se obrigação do sujeito passivo pagar, recolher o referido imposto aos cofres públicos.
Cada ente federativo possui competência para legislar sobre como deve ocorrer esse pagamento/recolhimento. E não é diferente no Estado do RJ, onde devem ser observadas as normas estipuladas na legislação local.
Não seguindo as regras estabelecidas, fica o contribuinte exposto à fiscalização que, identificando a não observância às normas imputadas, pode aplicar ações voltadas ao retorno à regularidade ou ao sancionamento daquele que não seguir o que dita a legislação pertinente.
Com isto, sobre pagamento do ICMS para SEFAZ/RJ, este recolhimento deve ser efetuado em agente arrecadador autorizado, mediante documento de arrecadação específico (DARJ), observadas também as normas devidas baixadas pelo Secretário de Estado de Fazenda e Controle Geral.
Aliás, compete a este mesmo Secretário estabelecer a forma e o prazo de pagamento do imposto, sendo isto feito por meio de Resolução. Então atenção neste Secretário aí!
A norma diz ainda que não sendo fixado prazo para pagamento, este será de 10 (dez) dias contados da ocorrência do fato gerador. Logo, deve-se seguir primeiro o prazo determinado pelo Secretário de Estado de Fazenda e Controle Geral, e, caso ele não venha a imputar esse prazo, será de 10 dias contados da ocorrência do fato gerador.
Além disso, sobre o pagamento do ICMS para SEFAZ/RJ,este imposto deverá ser pago, segundo a norma:
I –dentro de 10 (dez) dias, no caso de mercadoria constante do estoque final na data do encerramento da atividade do estabelecimento, contando-se o prazo a partir dessa data;
II –até o 5º (quinto) dia subsequente ao da ocorrência do fato gerador (nesse caso, de alienação), pelo síndico, comissário, inventariante ou liquidante, conforme o caso, na hipótese de saída de mercadoria decorrente de sua alienação em falência, concordata, inventário ou dissolução de sociedade;
III –no momento do ingresso no território do Estado, no caso de operação a ser realizada com mercadoria trazida de outro Estado sem destinatário certo;
IV – antes de efetuada a remessa para fora do Estado de mercadoria sujeita ao regime de diferimento.
Ademais, em não havendo pagamento do ICMS para SEFAZ/RJ, passa a ser considerado o atraso. Nesse caso, o atraso, para efeito de cálculo dos acréscimos moratórios, será contado, como regra geral, partir da data em que ocorrerem os respectivos fatos geradores, ou, a partir da data de vencimento do prazo fixado na legislação, quando se tratar especificamente de:
1. imposto declarado pelo contribuinte;
2. parcela de imposto devido por estimativa;
3. imposto espontaneamente denunciado pelo contribuinte, relativamente a fatos identificados em sua escrita.
Por fim, sobre pagamento do ICMS para SEFAZ/RJ na impossibilidade de se determinar a data da ocorrência do fato gerador, deverá ser considerado para efeito de vencimento do imposto decorrente daquele fato:
I – o último dia do mês de julho, quando o período objeto de verificação coincidir com o ano civil;
II – o último dia do mês central do período, se o número de meses for ímpar; ou o último dia correspondente ao primeiro mês da segunda metade do período, se o referido número for par.
Passamos, portanto, pelo tema pagamento do ICMS para SEFAZ/RJ, assunto fundamental para o concurso de auditor fiscal deste Estado.
Chegamos ao final do nosso breve artigo sobre pagamento do ICMS para SEFAZ/RJ, e esperamos que seja muito útil para a sua preparação.
Lembre-se que é essencial a leitura dos PDF’s e a revisão frequente dos conteúdos, para que assim os seus estudos fiquem cada vez mais avançados.
Um grande abraço e até mais!
Quer saber quais serão os próximos concursos?
Confira nossos artigos!
A publicação do edital do novo concurso Bombeiro MA (Corpo de Bombeiros do Maranhão) ocorrerá…
O concurso público BANESE (Banco do Estado de Sergipe) teve seu edital publicado com 55 vagas…
Quer ficar por dentro das notícias de concursos público da área da Saúde? Neste resumo,…
Olá colega!! Hoje iremos estudar um assunto importante em provas de concurso público: a duração…
Concursos Pará: panorama completo das vagas previstas no estado A região norte teve diversas oportunidades…
Estão encerradas as inscrições para o novo concurso público PBH Ativos, cujo edital oferta vagas…