Concursos Públicos

Otimizando o Estudo por Questões

O presente artigo buscar trazer conselhos e dicas de como aprimorar e otimizar o estudo para concursos público por questões.

Escolha de questões para o estudo

Primeiramente, é interessante aproximar sua seleção de questões do edital da prova a se realizar. O primeiro passo é a escolha da banca. Caso a banca seja grande, é interessante selecionar provas da banca na área do seu concurso.

Exemplificando, caso seja uma prova na área fiscal da banca Fundação Getúlio Vargas  (FGV), é interessante você trabalhar apenas com questões anteriores da FGV, nos concursos fiscais da banca. Caso o concurso seja fiscal municipal, é aconselhável tentar utilizar mais questões de provas fiscais municipais; se for estadual, de provas estaduais; e, caso seja federal, questões de provas fiscais federais.

Aprofundando a especificação, em um concurso de tribunal, da banca Fundação Carlos Chagas (FCC), por exemplo, existe um grande acervo de questões. Dependendo da área do seu Tribunal: eleitoral, trabalhista, superior ou federal, vale a pena focar nas questões anteriores das provas da especialidade do tribunal da sua prova, em específico.

Em suma, para fazer um bom Raio-X da banca, especificamente na prova a se prestar, é interessante utilizar questões em provas o mais semelhantes com ela possível. Isso ajuda muito a melhorar seu estudo por questões.

Otimizando o uso de filtros – Questões Anuladas e Desatualizadas

Em relação à filtragem das questões, é aconselhável não selecionar questões desatualizadas, nem questões anuladas. Isso pode facilitar o estudo por questões

Em relação às questões desatualizadas, elas trazem entendimentos legais ou conceituais que já foram válidos, na época das provas que as contêm. Porém, tais entendimentos já não são mais válidos, por alguma alteração legal, constitucional, jurisprudencial ou conceitual. Assim, para seu edital, o ensinamento trazido pela questão estará  superado, e pode confundir seus estudos.

Por sua vez, nas questões anuladas, houve conflito entre o gabarito da banca e o gabarito do candidato. No final, o candidato alterou ou invalidou o gabarito da banca. Isso mostra fragilidade no entendimento da banca nesse ponto do edital. Muitas vezes a banca repete a anulação da mesma questão em provas diversas. Outras vezes o conflito de entendimento se prolonga.

Enfim, para um estudo antecipado, e um bom mapeamento de uma banca, questões desatualizadas e anuladas, seja por sua falta de contemporaneidade, ou excesso de polêmica, podem atrapalhar o aproveitamento do estudo.

Otimizando o uso de filtros – Questões Recentes

Ainda em relação à filtragem das questões, é interessante selecionar as questões mais atuais possíveis. Isso ajuda na otimização dos estudos por meio de questões.

Com o passar do tempo, as questões das bancas se tornam conhecidas, e a maioria dos candidatos começa a acertá-las. Isso faz com que ocorra empate nas provas, e é aí que a banca começa a mudar a abordagem dos assuntos das questões.

Então, usar o limite de 02 anos é uma boa dica, ao selecionar as questões a serem resolvidas. Presentemente o ano é 2024, então, utilizando esta dica, selecionaremos questões do ano de 2022 para frente  Caso existam poucas questões recentes, pode-se aumentar o número de anos anteriores em no máximo 02, de preferência. 

Assim, essa limitação temporal vai ajudar a contextualizar a prova no tempo. Quanto mais perto do tempo presente, melhor o estudo por questões. Ao unir este fato com a aproximação da seleção da área e da banca da prova, combinando com a limpeza de questões anuladas e desatualizadas, o objetivo de ficar o mais familiarizado possível com o modo da banca cobrar o edital em questão pode ser otimizado.

Então, as dicas do bom uso de filtros podem ajudar muito a otimizar o estudo por questões.

Armazenando questões para revisão

Durante a resolução das questões, uma boa dica é armazenar as mais interessantes, para uma futura revisão, ou até mesmo estudo para futuras provas. Isso pode melhorar o uso das questões como estudo.

Em caso de acerto de uma questão, é necessário ponderar se houve acerto por sorte. Nesse caso é interessante armazenar a questão para que não haja perda de aprendizado por mera economia de tempo. Uma questão com acerto, porém com dificuldade na resolução, pode ser armazenada para tornar a solução mais prática e rápida no futuro.

Ademais, existem questões muito parecidas, e até mesmo idênticas. Um caso clássico é a banca trazer uma definição de um princípio jurídico, e colocar nome do princípio correto e quatro incorretos nas alternativas. E, esse modelo pode se repetir muito em sua lista de questões. Com a finalidade de evitar efeito halo, e distorção em suas estatísticas, a sugestão é selecionar o modelo apenas uma vez em seu armazenamento.

Analogamente, as questões com resolução errada devem ser selecionadas para armazenamento. Porém, provavelmente, serão selecionadas mais questões erradas do que corretas, porém a prudência na seleção possui o mesmo raciocínio.

Resumidamente, selecionar questões para revisão deve ser algo criterioso. O objetivo é fazer uma lista de questões dignas de revisão, visto que a revisão terá pouco tempo, e mostrará ao candidato o que mais importa. Portanto, uma revisão bem feita pode ser uma boa forma de otimizar seu estudo por questões.

Usando estatística

Por fim, a estatística de acertos e erros é uma ótima ferramenta para feedback do desempenho do candidato. Assim, o aluno consegue medir a proximidade das suas notas com as notas de corte esperadas em cada disciplina de sua prova. Isso ajuda a melhorar o estudo por questões.

Também poderá identificar a necessidade de mais ou menos questões de cada disciplina, cada área de estudo, ou cada banca, adaptando e aprimorando, assim, o tamanho e o foco de seu próprio caderno de questões.

Além disso, vai poder nortear seus estudos, podendo ter uma melhor noção de quais disciplinas precisa aprimorar os estudos teóricos, quais precisa mais de prática, e quais está com melhor desempenho, podendo fazer a organização de seu tempo e forma de estudo em cada disciplina de forma mais estratégica.

Além dos professores e cursos, o Estratégia Concursos possui o seu próprio sistema de questões. Conheça, otimize seu estudo por questões, e acelere sua aprovação.

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos Abertos

Concursos 2024

Carlos Augusto Canada Silva

Posts recentes

Gabarito Extraoficial CFC 2024.2: saiba se foi aprovado!

Neste domingo, 24 de novembro, foram aplicadas as provas do Exame de Suficiência (CFC 2024.2).…

3 horas atrás

Exame CFC 2024.2: provas aplicadas neste domingo (24)

Aconteceram neste domingo, dia 24 de novembro, as provas do Exame de Suficiência 2024.2 (CFC).…

6 horas atrás

Empenho, liquidação e pagamento: resumo para a CAGE RS

Olá, amigos. Neste artigo nós estudaremos tudo o que há de mais importante sobre o…

10 horas atrás

Relatório Multiprofissional – Documentos para o concurso do CFP

Neste artigo você encontrará um resumo da modalidade de documento Relatório Multiprofissional para o Concurso…

13 horas atrás

Simulado final STJ: analista judiciário – diversas especialidades

Atenção, corujas: o Estratégia Concursos terá o simulado final STJ para os cargos de analista…

13 horas atrás

Simulado especial TRT PE: técnico e analista judiciário

Atenção, corujas: o Estratégia Concursos terá o simulado especial TRT PE para os cargos de…

13 horas atrás