Com provas marcadas para daqui menos de um mês, o Concurso Nacional Unificado (CNU) pode enfrentar mais uma intercorrência. É o que afirma a União dos Profissionais de Inteligência de Estado (Intelis).
Conforme nota divulgada pelo sindicato dos profissionais da Abin, inicia-se hoje (22) a “Operação Padrão“, que é uma ação na qual os servidores, como forma de protesto, passam a executar minuciosamente normas e procedimentos, de modo a diminuir o ritmo do trabalho.
Segundo a Intelis, a operação pode comprometer a realização do CNU, que acontece no dia 18 de agosto, e a reunião do G20, prevista para o mês de novembro, no Rio de Janeiro.
Vale lembrar que a Abin é um dos órgãos que irão integrar a logística e segurança de aplicação das provas do concurso público unificado.
Junto a isso, a ABIN luta pela recomposição salarial. Em negociação, o Ministério da Gestão e da Inovação – MGI, repetiu a proposta de reajuste de 9,5% em 2025 e 5% em 2026, que foi rejeitada pelos servidores.
“O MGI chegou a nos oferecer humilhantes zero por cento de recomposição em 2025 para a base, punindo a única carreira que já possui 20 padrões desde 2004”, consta na nota da entidade.
Em nota, o Ministério da Gestão informou que realizou na última quinta-feira (18) mais uma rodada de negociações com as entidades representativas dos servidores da Abin.
Na ocasião, foi apresentada proposta pelo MGI que prevê ganhos acumulados de 14,5% a 25,3% de 2023 a 2026. A categoria dos oficiais e técnicos de inteligência discordou de alguns pontos e uma nova reunião está marcada para 24 de julho. O Governo segue com as negociações buscando atender as reivindicações de restruturação das carreiras de todos os servidores federais, respeitando os limites orçamentários. Até agora já foram 22 acordos assinados com diferentes categorias.
Em relação ao Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), a coordenação-geral do certame está em contato com a Abin e não há indicativo de qualquer modificação na operação que garante a segurança na realização do CPNU.
A rede de segurança do CPNU é coordenada pelo MGI em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP), a Polícia Federal (PF), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), a Força Nacional (FN), as Secretarias de Segurança Pública Estaduais, além da Fundação Cesgranrio e dos Correios.
Já foi anunciado o novo cronograma do Concurso Público Nacional Unificado. Agora, as provas serão realizadas em todo o país no dia 18 de agosto.
Já os resultados finais serão anunciados em 21 de novembro, com os aprovados sendo convocados em janeiro de 2025.
O certame oferece 6.640 vagas para 21 órgãos da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.
Para ficar por dentro de todas as informações sobre o CNU, que pode ser afetado pela “Operação Padrão” da ABIN, basta acessar o link abaixo:
Saiba mais: Concurso Nacional Unificado
Olá, tudo bem? Hoje responderemos ao questionamento sobre a constitucionalidade das emendas de redação e…
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Esquizotípica, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? As funções essenciais à justiça estarão em pauta hoje no nosso…
Confira quais são os hospitais de lotação! Iniciais de até R$ 17,9 mil! O edital…
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Evitativa, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? Hoje vamos falar sobre controle de constitucionalidade. Dada a proximidade da…