Polícia Federal já identificou dois advogados aprovados no Exame de Ordem por fraude
Cinco pessoas foram presas nesta terça-feira, 4 de junho, durante a Operação Singular, deflagrada pela Polícia Federal de São Paulo (SP) para combater crimes cibernéticos.
A quadrilha identificada pela PF era responsável por fraudes bancárias e em organizadora de concurso. Os crimes eram cometidos pela chamada Deep Web, parte da internet que não pode ser acessar por sites e mecanismos de busca e que concentra grande parte da criminalidade cibernética.
Segundo a Polícia Federal informou por meio de nota, um dos hackers invadiu os sistemas de uma organizadora de concursos e cobrava em criptomoedas para aprovar candidatos que conseguissem chegar à 2ª fase do Exame de Ordem.
Os mandados de prisão foram cumpridos em São Paulo (SP), Santos (SP), Santa Maria (RS), Tapes (RS) e Fortaleza (CE). A Polícia Federal também cumpriu cinco mandados de prisão.
A Polícia Federal já identificou ao menos dois advogados que se utilizaram dos serviços da quadrilha para garantir sua aprovação no Exame de Ordem da OAB.
Segundo o delegado responsável, Luiz Ungaretti Godoy, os suspeitos pagaram à quadrilha para terem sua nota da 2ª fase alterada. O pagamento era feito por meio de criptomoedas como uma tentativa de mascarar as operações. A Polícia Federal tem hoje os mecanismos para identificar transações e comunicações na Deep Web.
A ação dos hackers ocorria diretamente no sistema da banca responsável pelo Exame de Ordem, a Fundação Getúlio Vargas. Além de alterar a nota, os hackers também inseriam o nome do candidato na lista dos aprovados.
De acordo com a PF, não foi identificada a participação de funcionários da FGV e da OAB na prática das fraudes. As instituições colaboraram com as investigações.
A OAB se pronunciou em nota: a entidade já solicitou acesso às informações coletadas pela PF e tomará todas as medidas cabíveis.
INFORMAÇÕES – Concursos 2019
Salário inicial é de mais de R$ 5 mil. Saiba todos os detalhes desse importante…
Foram iniciadas as inscrições para concurso público do INSS para área de Perícia Médica. O período…
Inscrições abertas O edital do concurso público INSS foi publicado para provimento de 500 vagas…
Com inscrições encerradas, o concurso público da Prefeitura de São Sebastião, Alagoas, foi suspenso temporariamente.…
As provas do concurso SAAE de Luz MG (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de…
Já está na praça o edital do mais novo concurso ICMBio (Instituto Chico Mendes de…
Ver comentários
Mantenha - me informado de todos os concursos na área!!! Vlw!!!!
É repudiante um absurdo como esse, os culpados precisam serem punidos.
Parabéns a PF
Se só fosse esses dois terem passado no exame da ordem, sinceramente concurso parece até que é um órgão público, meu Deus o povo é tão inocente que ainda acredita nesse fraudulento exame de uma OAB extinta desde o ano de 1991, só ainda permanece essa entidade, por que infelizmente aqui no Brasil se aceita tudo, a PF deveria prender era OAB inteira, só Deus mesmo pelos bacharéis sofridos, que a único curso que forma e não exerce é o direito, por que médicos e engenheiros que deveria passar por que um cuida de vidas e o outro faz edifícios e casas para vidas e no entanto exercem, formou são o que escolheram ser, mas às vezes até entendo por que a maioria lá dentro são ladrões e roubam as leis, aí tem mesmo que da dinheiro a eles infelizmente