Entende neste artigo o que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS da ONU, para o concurso do BNDES.
Olá, pessoal! O concurso do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES é uma excelente oportunidade para aqueles que buscam, além de boa remuneração e benefícios, um ambiente de trabalho bem estruturado, que ofereça condições para o desenvolvimento profissional.
No artigo de hoje, iremos abordar um tema interessante para os alunos que estão se preparando para esse certame. Trata-se dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, definidos pela Organização das Nações Unidas – ONU. O alcance desses objetivos está delineado em um plano denominado Agenda 2030, que também será explicado.
Esse assunto faz parte dos conteúdos programáticos do Edital, mais especificamente do item Conhecimentos Transversais, que faz parte dos Conhecimentos Básicos. Portanto, é de interesse de todos os que irão fazer prova! Vamos lá?
Para compreender a Agenda 2030, faz-se necessário realizar uma breve retrospectiva histórica a respeito da inclusão da temática de desenvolvimento sustentável no centro das discussões da ONU.
Em junho de 1992, na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, conhecida como Rio-92, no Rio de Janeiro, mais de 178 países adotaram a Agenda 21, um plano de ação para construir uma parceria global em prol do desenvolvimento sustentável, visando melhorar a vida das pessoas e proteger o meio ambiente.
Em setembro de 2000, na Cúpula do Milênio, realizada na sede das Nações Unidas em Nova York, os Estados Membros adotaram por unanimidade a Declaração do Milênio. Essa cúpula resultou na criação de oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), com a meta de reduzir a pobreza extrema até 2015.
Na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), realizada em junho de 2012 no Rio de Janeiro, os Estados Membros adotaram o documento intitulado “O Futuro que Queremos”.
Nesse documento, entre outras decisões, eles concordaram em iniciar um processo para desenvolver um conjunto de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que dariam continuidade aos ODM. Em 2013, a Assembleia Geral criou um Grupo de Trabalho com 30 membros para elaborar uma proposta sobre os ODS.
E assim, em janeiro de 2015, a Assembleia Geral iniciou o processo de negociação da agenda de desenvolvimento pós-2015.
Esse processo culminou na adoção da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que tem como núcleo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, durante a Cúpula das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, em setembro de 2015, na cidade de Nova York.
Desde então, o Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável, evento anual, serve como plataforma central da ONU para o acompanhamento e revisão dos ODS.
A Agenda 2030 busca concretizar os direitos humanos para todos, promover a igualdade de gênero e fortalecer o empoderamento de todas as mulheres e meninas. Esses objetivos são integrados e indivisíveis, equilibrando de forma harmoniosa três dimensões do desenvolvimento sustentável: econômica, social e ambiental.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são o cerne da Agenda 2030 e fomentam uma parceria global, que chame à ação urgente todos os países, tanto os desenvolvidos quanto os em desenvolvimento.
Esses objetivos reconhecem que a erradicação da pobreza deve ser acompanhada por estratégias que promovam a saúde, a educação e a redução das desigualdades, além de impulsionar o crescimento econômico, enquanto enfrentam as mudanças climáticas e trabalham para preservar os oceanos e florestas.
Há, ao todo, 17 ODS, que se subdividem em 169 metas, que refletem a amplitude e a ambição da nova Agenda universal. Eles visam ampliar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e completar o que estes não conseguiram alcançar.
Abaixo, listamos os 17 ODS:
Anualmente, o Secretário-Geral da ONU apresenta um relatório de progresso dos ODS, desenvolvido em cooperação com o Sistema das Nações Unidas e baseado no quadro global de indicadores, em dados produzidos por sistemas estatísticos nacionais e em informações coletadas em nível regional.
A avaliação de 2024 mostrou que o progresso global está abaixo do necessário para alcançar a Agenda 2030.
Apenas 17% das variáveis monitoradas estão progredindo conforme o esperado; quase metade (48%) apresenta desvios moderados a graves na trajetória desejada; e, de forma alarmante, 18% estagnaram e 17% regrediram abaixo dos níveis de base de 2015.
Além do relatório anual, há também o Relatório Global de Desenvolvimento Sustentável, que é produzido a cada quatro anos, por um grupo independente de cientistas nomeado pelo Secretário-Geral. Seu objetivo é consolidar as revisões dos ODS, deliberadas na Assembleia Geral quadrienal.
Por fim, há ainda o Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável, que acompanha e revisa a Agenda 2030 a nível global.
E assim finalizamos mais um artigo! Ótimos estudos e até a próxima!
Lara Dourado
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!
Olá, tudo bem? Hoje responderemos ao questionamento acerca da possibilidade de os sobrinhos-netos serem herdeiros,…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) finalmente está com seu edital na praça e,…
O concurso público EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) oferece o total de 545 vagas…
Provas previstas para 22 de fevereiro de 2025! O edital do concurso Bombeiro RJ (Corpo…
Cadernos de questões pré-edital para o concurso Sefaz RJ: resolva questões sobre o conteúdo previsto…
Cadernos de Reta Final de questões para o concurso TCE RR: resolva questões sobre o…