Categorias: Concursos Públicos

O concurseiro é um herói

Estou de volta ao Estratégia Concursos, depois de dois meses de hiato. Problemas pessoais me impediram de continuar o trabalho. Como agora está estabilizado, retorno minhas atividades com um artigo. E o meu tema de hoje é sobre a forma como os candidatos aos concursos são exaltados por várias pessoas e cursos preparatórios. 

Existe uma triste mania de reverenciar apenas os primeiros colocados de concursos mais difíceis ou concorridos, como se eles tivessem apenas o direito de serem considerados os heróis da resistência. E os demais candidatos que se esforçaram e entraram dentro do número de vagas, também não merecem a nossa consideração? E os excedentes, são menos estudiosos que os primeiros colocados?
Nada contra quem ficou em primeiro lugar. Eu fui selecionada duas vezes na colocação mais alta e isto não significa que eu seja melhor ou maior que alguém. Entretanto, o esforço de qualquer candidato jamais pode ser diminuído em relação a uma pessoa bem colocada no concurso. Todos fazem o máximo para ocupar um cargo no serviço público e todo esforço é válido.
Esta propaganda feita somente aos primeiros colocados aumenta mais a ansiedade dos candidatos. Segundo meus cálculos, boa parte dos primeiros colocados precisou largar tudo para viver apenas em função dos estudos. Esta decisão é tomada apenas por algumas pessoas com uma situação econômica muito bem definida, o que não é uma realidade presente para grande parte daqueles que almejam um cargo mediante concurso. A maioria dos candidatos trabalham, estudam e conciliam tudo com a família e filhos. Eu mesma não pude largar meu emprego para estudar para um concurso e acabo sendo uma exceção diante da regra.
O concurso público não é uma etapa fácil para ninguém, seja para o melhor posicionado na classificação, seja para quem ainda não teve a emoção de ter seu nome entre os aprovados. E nenhum empenho deve ser desconsiderado, sob o risco de criarmos uma exclusão indevida. Todo candidato é um herói, pois almeja um cargo mediante um processo justo e limpo. Reverenciemos, então, todos os candidatos, seja o primeiro colocado, seja aquele que sonha ter seu nome entre os aprovados!
Roselene Candida

Posts recentes

Concurso Jardim Botânico RJ: comissão formada; 20 vagas!

Boas notícias para os interessados em trabalhar no Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio…

21 minutos atrás

Concurso Público: Confira a programação das aulas de hoje!

O Estratégia realiza semanalmente aulas, eventos, entrevistas, simulados, revisões e maratonas dos principais concursos de…

1 hora atrás

Concurso Ceasa ES: inscreva-se; 35 vagas + 310 CR!

Iniciais até R$ 8,1 mil! O concurso CEASA ES (Centrais de Abastecimento do Espírito Santo…

6 horas atrás

Concurso ALE RR: Vunesp é a banca; edital iminente!

O novo concurso ALE RR está cada vez mais próximo de ser realizado. Isso porque…

7 horas atrás

Concurso Câmara de Osasco: Instituto Avança é a banca!

O Instituto Avança foi definido como banca organizadora do próximo concurso Câmara de Osasco, município…

8 horas atrás

ALE RR forma comissão para novo concurso público!

Está oficialmente formada uma comissão de estudos para a realização de um novo concurso público…

9 horas atrás