O já confirmado novo Concurso Nacional Unificado (CNU), popularmente conhecido como “ENEM dos concursos”, terá carreiras transversais contempladas, assim como sua primeira edição!
Mas, dessa vez, serão cargos completamente novos e que terão sua aprovação através de projetos de lei, ainda a serem enviados ao congresso.
Ao todo, serão contemplados até 1.500 oportunidades, já que, segundo a ministra da Gestão e Inovação Esther Dweck, este será o quantitativo aprovado pelos deputados.
As vagas, por sua vez, serão para duas novas carreiras em áreas distintas: Desenvolvimento Socioeconômico e Desenvolvimento das Políticas de Justiça e Defesa.
Vale lembrar que as carreiras transversais possuem uma peculiaridade em relação aos cargos federais: os aprovados podem ser lotados em diferentes órgãos na esfera nacional ao mesmo tempo.
Os novos servidores exercem funções específicas nas áreas da gestão governamental e participam na formulação implementação e avaliação de políticas públicas.
Sob organização da Fundação Cesgranrio e apoio do próprio MGI, o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2024 possuiu diversas carreiras transversais.
Ao todo, o Ministério da Gestão ofertou 1.250 oportunidades para carreiras transversais. Veja abaixo:
Para ficar por dentro de todas as informações sobre o CNU, além das carreiras transversais, não deixe de conferir nosso artigo completo sobre a seleção:
Lucas Santos dos Santos – Aprovado em 8° lugar Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas – Bloco 8:
“O PDF é rápido, direto, e isso é essencial em concursos. As videoaulas são úteis para entender aquilo que não consegui compreender no PDF. Acredito que só aprendemos de forma ativa, e o PDF proporciona isso.”
Vinicius de Moura Gaiger – Aprovado em 2° lugar no Bloco 7 (IBGE) para o cargo de Tecnologista em Informações Geográficas e Estatísticas – Comunicação Social:
“A experiência da maioria dos professores do Estratégia e a padronização das aulas, com vídeos e PDFs me ajudaram muito e acredito que fizeram a diferença. O Estratégia foi o primeiro a lançar aulas do CPNU, mesmo sendo tudo ainda desconhecido sobre a maior parte do concurso. Isso foi fundamental. “
Próxima edição do CNU deverá ter provas entre setembro e outubro A próxima edição do…
Edital do concurso PF Administrativo oferece oportunidades de níveis médio e superior. Salário inicial de…
Foi divulgado o resultado definitivo da prova discursiva do concurso TJ MT (Tribunal de Justiça…
O Ministério da Gestão e Inovação (MGI) publicou nesta sexta, 25 de abril, a portaria…
No Resumo da Semana você encontra diversas informações sobre concursos públicos previstos e editais publicados!…
2025 vem dando passos largos e o mundo dos concursos acompanha de perto! Afinal, 15…