Olá, amigos do Estratégia!
Como vão os estudos?
Hoje venho falar sobre a emenda constitucional no 82, publicada no dia 16 de julho. Primeiramente, reproduzirei o texto da Emenda, para que você o leia em sua integridade:
……………………………………………………….
EMENDA CONSTITUCIONAL No 82, de 16 de julho de 2004
As Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, nos termos do § 3º do art. 60 da Constituição Federal, promulgam a seguinte Emenda ao texto constitucional:
Art. 1º O art. 144 da Constituição Federal passa a vigorar acrescido do seguinte § 10:
“Art. 144. ………………………………………………………………………
………………………………………………………………………………………
§ 10. A segurança viária, exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do seu patrimônio nas vias públicas:
I – compreende a educação, engenharia e fiscalização de trânsito, além de outras atividades previstas em lei, que assegurem ao cidadão o direito à mobilidade urbana eficiente; e
II – compete, no âmbito dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, aos respectivos órgãos ou entidades executivos e seus agentes de trânsito, estruturados em Carreira, na forma da lei.”(NR)
Art. 2º Esta Emenda Constitucional entra em vigor na data de sua publicação”
……………………………………….
Como você pôde perceber, a partir da leitura do texto, a EC no 82/2014 cria a carreira de agentes de trânsito no sistema de segurança pública. Em outras palavras, ela torna constitucional a competência desses agentes, estruturados em carreira, no âmbito dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. A eles, bem como a seus respectivos órgãos, cabe exercer a segurança viária, que compreende “a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do seu patrimônio nas vias públicas”.
O objetivo da EC no 82/2014 é diminuir os acidentes e mortes no trânsito. No conceito de segurança viária estão a educação e a engenharia, ao lado da fiscalização de trânsito, demonstrando a preocupação do legislador com a prevenção de acidentes, em vez de apenas com a punição de infratores.
Para as provas de concurso, é importante que você:
– Memorize o objetivo da segurança viária, exercida para a “preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do seu patrimônio nas vias públicas”.
– Grave que no conceito de segurança viária estão a educação, a engenharia e a fiscalização de trânsito, além de outras atividades previstas em lei. Busca-se, com isso, garantir ao cidadão o direito à mobilidade urbana eficiente.
Essa e outras novidades estão disponíveis no meu curso de Direito Constitucional Regular, em pdf e videoaulas. Dê uma olhada:
Seja nosso amigo no Facebook!
Facebook da Nádia => clique aqui
Abraços,
Nádia Carolina
Edital do concurso IPERN é previsto até setembro Há 48 anos sem uma seleção para…
O Estratégia realiza semanalmente aulas, eventos, entrevistas, simulados, revisões e maratonas dos principais concursos de…
Profissional da Química em Laboratório É Técnico em Química, Químico ou Engenheiro Químico e deseja…
O concurso PM PR (Polícia Militar do Estado do Paraná) oferta 2.000 vagas para o…
Quer ficar por dentro de todos os concursos fiscais previstos para 2025? Então chegou ao…
Vagas na área de segurança, legislativa, tribunal, educação, saúde, controle e mais… Veja as oportunidades…