MPU – Comentários às questões de Comunicação Social (Cargo 3)

Questões Comentadas de Comunicação Social do Concurso MPU 2013 

 

Oi pessoal!

Indo direto ao ponto, enxergo possibilidade de recursos nas questões 80, 87, 91, 94, 108 e 110. Abaixo estão os comentários que fiz a TODAS as questões. Quero aproveitar a oportunidade para agradecer a confiança e desejar todo o sucesso para vocês :)

Abraços!

Paolla Marletti
paollamarletti@estrategiaconcursos.com.br

51 O conceito de indústria cultural foi criado durante a Segunda Grande Guerra no contexto dos estudos que buscavam compreender como a comunicação de massa estava ligada ao processo histórico capitalista.
COMENTÁRIOS: Tendo visto bem o conceito de Indústria Cultural, adoramos de cara a primeira questão, não é? Vimos que a Indústria Cultural foi fruto da Segunda Guerra. Promovida por judeus perseguidos, a Indústria Cultural questionava tudo o que era imposto, principalmente, pelo capitalismo.
GABARITO: C

52 Ao contrário dos estudos culturais, que enfatizam o papel ativo da audiência na recepção das mensagens dos meios de comunicação, o conceito de indústria cultural remete à manipulação e à perda de autonomia dos indivíduos.
COMENTÁRIOS: De acordo com a Indústria Cultural, o indivíduo perde o poder de interpretação e a arte deixa de ter o caráter de “crítica social” de sua gênese, passando a ser apenas uma reprodução padronizada.
GABARITO: C

53 O conceito de indústria cultural é pertinente para o entendimento das várias teorias da comunicação, entre elas, inclusive, a teoria da informação.
COMENTÁRIOS: Uma coisa não tem nada a ver com a outra… Basta conhecer as duas teorias para saber que a teoria da informação traz uma análise linear técnica e a indústria cultural, por sua vez, um raciocínio crítico e complexo.
GABARITO: E

54 O conceito de indústria cultural foi desenvolvido no âmbito da teoria crítica, proposta pela escola de Chicago, e constituiu-se em uma forma de denominar as empresas de comunicação.
COMENTÁRIOS: A indústria cultural foi desenvolvida em outra época, sem mencionar que foi em outro continente. Como vimos nas aulas, a formadora desse conceito foi a escola de Frankfurt.
GABARTIO: E

55 Entre outros elementos, o termo indústria cultural refere-se ao processo de conversão da cultura em mercadoria, ocorrido no início do século XX, e designa prática social em que a produção cultural e intelectual é orientada pela possibilidade de consumo no mercado.
COMENTÁRIOS: A questão descreve bem o conceito e trata da produção “em série” da cultura.
GABARITO: C

56 O agendamento pressupõe um fluxo descontínuo de informações que gera na memória dos indivíduos o chamado "efeito de enciclopédia".
COMENTÁRIOS: Essa questão foi um pouco mais profunda… O efeito enciclopédia é o agrupamento de assuntos em nossa memória, que é gerado pelo agenda-setting. Na questão ele fala de fluxo descontínuo de informações, mas, para que haja esse agrupamento, é preciso um fluxo contínuo, com foco num determinado assunto ou tema, capaz de promover o agrupamento ao longo do tempo.
GABARITO: E

57 De acordo com White, o processo de seleção de notícias pelo gatekeeper é subjetivo e arbitrário, posto que tem por base, muitas vezes, o conjunto de experiências, atitudes e expectativas dos jornalistas.
COMENTÁRIOS: Vimos que o gatekeeper é encarregado de selecionar as notícias e que essa seleção acaba passando por questões subjetivas do próprio indivíduo (editor chefe) e da redação em que trabalha.
GABARITO: C

58 De acordo com a perspectiva dos estudos culturais ingleses, os meios de comunicação agem como elementos ativos nas construções culturais coletivas, mas também são influenciados pelo público de forma dinâmica.
COMENTÁRIOS: Os estudos culturais observam a construção da cultura, a participação dos meios nesse processo.
GABARITO: C

59 Com base nos estudos de newsmaking, é possível afirmar que a noticiabilidade está ligada às estruturas rotineiras de produção jornalística e à cultura profissional dos jornalistas.
COMENTÁRIOS: “Noticiabilidade” é a condição que leva determinada informação ou fato se tornar notícia. É sobre esse processo que trata o newsmaking: da rotina de produção jornalística.
GABARITO: C

60 O agendamento pressupõe que os meios de comunicação influenciam o receptor em curto prazo, à semelhança da teoria hipodérmica.
COMENTÁRIOS: Podemos dizer que, de modo geral, nenhuma teoria depois do behaviorismo relacionado à teoria hipodérmica considerou influência a curto prazo dos meios de comunicação.
GABARITO: E

61 Por meio do agendamento entende-se como a agenda de temas da mídia tende a influenciar a agenda social, impondo o que os indivíduos vão pensar a longo prazo.
COMENTÁRIOS: O agendamento não impõe nada…
GABARITO: E

A respeito de relações públicas, julgue os itens seguintes.
62 Entre as múltiplas finalidades, a auditoria de opinião permite conhecer a imagem e a percepção que os públicos preferenciais têm da organização, inclusive de seus produtos e serviços e de sua conduta junto à comunidade.
COMENTÁRIOS: A auditoria de imagem é um tipo de auditoria de opinião (que também pode ser auditoria de clima organizacional, auditoria do perfil organizacional) e visa exatamente conhecer como “anda” a imagem da empresa e os seus produtos e serviços junto a seus públicos.
GABARITO: C

63 Stakeholders são os públicos que mantêm poucas relações, influências ou interesses com uma organização.
COMENTÁRIOS: Podemos até dizer que há grupos de stakeholders que têm mais relações ou interesses do que outros… Mas dizer eles se resumem aos públicos que mantêm POUCAS relações ou interesses com uma organização está erradíssimo.
GABARITO: E

64 Os eventos permitem que as organizações cheguem a seus públicos de interesse a fim de mostrar produtos e serviços sem intermediários e, assim, sensibilizar públicos específicos.
COMENTÁRIOS: Os eventos são uma forma de atingir públicos específicos de uma forma diferenciada e sem intermediários.
GABARITO: C

65 A comunicação dirigida tem por finalidade transmitir informações a fim de estabelecer uma comunicação limitada, orientada e pouco frequente com determinados públicos.
COMENTÁRIOS: A comunicação dirigida é limitada, na medida em que não é amplamente divulgada, mas é especializada em um determinado segmento do público, e por isso também podemos dizer que é orientada. Mas a frequência não deve ser baixa (claro que quem define isso é o planejamento estratégico), mas, em regra, para gerar o vínculo “pessoal” desejado pela comunicação dirigida, a frequência não deve ser necessariamente baixa – mas adequada! (“Alta” ou “baixa” são conceitos relativos de cada situação).
GABARITO: E

Julgue os itens a seguir, a respeito das atividades de assessoria de imprensa.
66 As notas oficiais expressam o posicionamento oficial das organizações, são veiculadas mediante pagamento e devem ser redigidas em formato jornalístico.
COMENTÁRIOS: A nota oficial é, sim, o posicionamento oficial das organizações, mas não precisam ser redigidas em formato jornalístico, pois são declarações. A organização tem alto interesse na veiculação dessas informações (geralmente elas são fruto de um boato, por exemplo), e por isso não tem sentido elas serem veiculadas mediante pagamento.
GABARITO: E

67 A atividade de assessoria de imprensa pode ser conceituada como a gestão do relacionamento e dos fluxos de informação entre assessores e assessorados.
COMENTÁRIOS: É claro que assessores e assessorados precisam “conversar”, mas a assessoria de imprensa não é baseada nesse fluxo… Mas na manutenção de fluxos entre o assessorado/assessor e a imprensa.
GABARITO: E

68 Clipping e releases estão entre os produtos e serviços comumente utilizados no trabalho de assessoria de imprensa.
COMENTÁRIOS: Como vimos nas aulas, essas são ferramentas usadas pelas assessorias de imprensa para conseguirem seus objetivos. Por isso, podemos dizer que são produtos e serviços oferecidos por essa categoria.
GABARITO: C

69 O clipping pode ser utilizado para avaliação da imagem e na análise do posicionamento das organizações.
COMENTÁRIOS: Avaliar o posicionamento e avaliar a imagem das organizações (da própria e da concorrência) são as principais funções do clipping.
GABARITO: C

70 As entrevistas coletivas são indicadas para comunicar assuntos relevantes que mobilizem a atenção do público e tenham impacto na vida de pessoas ou organizações.
COMENTÁRIOS: Exatamente! A entrevista coletiva é indicada nesses casos de grande impacto e relevância social e que precisem mobilizar uma parcela grande da atenção do público de uma vez.
GABARITO: C

71 Cabe ao assessor orientar o assessorado acerca da validade de uma entrevista coletiva e avaliar os riscos de realizá-la.
COMENTÁRIOS: O assessor de imprensa deve estar atento para a pertinência de se fazer ou não uma entrevista coletiva (se o assunto é relevante o suficiente para mobilizar “tanta” gente) assim como calcular os riscos de sua realização (se a informação for negativa, de um erro cometido, falha da produção, por exemplo).
GABARITO: C

O marketing institucional volta-se para a imagem das organizações a fim de buscar reconhecimento público e tornar sólida sua reputação. Concernente a esse assunto, julgue os próximos itens.
72 O marketing institucional substitui o marketing empresarial das organizações.
COMENTÁRIOS: O marketing empresarial é a aplicação da lógica mercadológica à comunicação empresarial, o marketing institucional é uma das vertentes desse campo mais amplo. Ele não o substitui, mas o apoia em apenas um aspecto, o institucional, temos ainda o relacional, mercadológico…
GABARITO: E

73 O marketing institucional pode ser utilizado para melhorar a imagem de uma organização.
COMENTÁRIOS: Em termos bem básicos, é para isso que serve o marketing institucional!
GABARITO: C

74 O marketing institucional se aplica somente a organizações privadas.
COMENTÁRIOS: Durante todo o nossos estudos vimos que a comunicação organizacional engloba as organizações privadas e as públicas, ONGs etc. O marketing institucional, sendo uma das ferramentas para essa comunicação, também pode ser aplicado às instituições públicas.
GABARITO: E

Com relação às pesquisas de opinião e mercado, julgue os itens subsecutivos.
75 Nos grupos focais, o pesquisador pode observar as reações dos participantes por meio de uma entrevista realizada pelo moderador.
COMENTÁRIOS: Os grupos focais também são chamados de “entrevista em grupo”, mas não caracterizam, propriamente, uma entrevista feita pelo moderador. O papel dele está mais relacionado à observação dos aspectos relevantes de uma conversa espontânea. Ele direciona o assunto e auxilia a comunicação (para que não haja líderes e uma opinião seja dominada, por exemplo).
GABARITO: E

76 A padronização ou não das perguntas de um questionário pode impactar diretamente no resultado da pesquisa.
COMENTÁRIOS: Os questionários são instrumentos de pesquisa. Segundo Kotler, eles podem ser com perguntas abertas ou fechadas. Devem também ser planejada com cuidado a ordem das perguntas, pois sua formulação pode influenciar no resultado. E, logicamente, a padronização ou não também influencia. É natural que, em pesquisas diferentes, sejam obtidos resultados diferentes…
GABARITO: C

77 A opção dicotômica é a forma mais simples de formulação de perguntas fechadas em um questionário.
COMENTÁRIOS: A questão tentou complicar algo simples… “Opção dicotômica” significa dizer que só tem duas opções, que se anulam. Geralmente “sim ou não”, “este ou aquele” e essa é a forma mais simples de perguntas fechadas (ou seja, perguntas em que se apresentam opções padronizadas).
GABARITO: C

78 Amostras de julgamento, de agrupamento e bola de neve são consideradas técnicas de amostragem não probabilística.
COMENTÁRIOS: Amostragem Bola de Neve é aquela em que o pesquisador entra em contato com um grupo e o próprio grupo indica outros indivíduos para serem entrevistados. Essa e a amostragem por julgamento são opções não probabilísticas. No entanto, como vimos, a por grupos (agrupamento, por cluster) é uma opção probabilística.
GABARITO: E

79 Nos grupos focais, é possível utilizar um guia de discussão com uma lista de verificação de todos os tópicos que devem ser obrigatoriamente discutidos pelo moderador.
COMENTÁRIOS: Na minha opinião, essa questão foi mal escrita. Como sabemos, o moderador, nos grupos focais, direcionam a conversa, ou seja, ele deve ter um controle dos assuntos que devem estar na pauta de discussão. No entanto, ele também deve ter consciência que a indisposição para a discussão de determinado assunto é um dado relevante. Portanto, acredito estar aí o erro da questão: tópicos que DEVEM SER OBRIGATORIAMENTE DISCUTIDOS pelo moderador.
Sem contar também que o moderador não discute, mas, sim, os participantes.
GABARITO: E

80 Em comparação às pesquisas quantitativas, as pesquisas qualitativas utilizam amostras pequenas e possibilitam analisar motivações e sentimentos dos consumidores.
COMENTÁRIOS: Pequeno ou grande são conceitos relativos, no entanto, a questão estabelece um parâmetro: “em comparação às pesquisas quantitativas”. Portanto, podemos dizer que os métodos de abordagem para as pesquisas quantitativas permitem um número muito maior de entrevistados, sim.
Mesmo assim, me incomoda o uso do termo “amostra pequenas”, seria mais apropriado “amostras menores”. Se a amostra vai ser pequena ou grande, depende muito mais dos recursos despendidos do que o fato de que ser “quali” ou “quanti”. Acredito que caberia um recurso para anulação desta questão, que ficou dúbia.
GABARITO: C

No que diz respeito à responsabilidade social, consumo sustentável e relações com a comunidade, julgue os itens que se seguem.
81 Marketing de causas é considerado como iniciativa corporativa utilizada pelas organizações para equilibrar critérios conflitantes como lucro empresarial, satisfação do cliente e interesse público.
COMENTÁRIOS: O Marketing de causas é um assunto bem recente nas pautas da comunicação empresarial. Ele se baseia na premissa de que: “a filantropia não estimula a transformação social, mas a transformação social incentiva a filantropia; as atividades filantrópicas são capazes de gerar impacto imediato. (KOTLER)” Portanto, pretende equilibrar o interesse “lucrativo”, o interesse mercadológico (do cliente) e o interesse público (social).
GABARITO: C

82 A responsabilidade social das organizações não está restrita às ações sociais, pois implica, também, as práticas de diálogo e interação com os públicos da organização.
COMENTÁRIOS: Vimos que as práticas de responsabilidade social e sustentabilidade permeiam o âmago da gestão empresarial, repercutindo não só em ações sociais, mas também na comunicação com os públicos.
GABARITO: C

Considerando que o planejamento de comunicação organizacional pressupõe tanto uma visão estratégica da comunicação quanto uma vontade política, julgue os itens de 83 a 87.
83 O planejamento de comunicação organizacional prescinde da administração estratégica.
COMENTÁRIOS: O termo “prescinde” quer dizer “dispensa”, o que torna a questão errada. A administração estratégica é essencial para o planejamento de comunicação organizacional.
GABARITO: E

84 No âmbito do planejamento de comunicação organizacional, a comunicação deve ser compreendida a partir do modelo de “sistema geral de comunicação” proposto por Shannon, o qual considera as dimensões humana, instrumental e estratégica.
COMENTÁRIOS: A questão me parece bem formulada e simples. Você tem que lembrar da característica simplista e técnica que Shannon deu a seu modelo. Sendo assim, ele não considerava o conteúdo, nem mesmo as dimensões humanas e estratégicas (a instrumental talvez, em certo nível). Não encontro na literatura, também, nada que sustente essa denominação (“sistema geral de comunicação”) para o modelo proposto por Shannon.
GABARITO: E

85 O planejamento organizacional pode ser esquematizado em três níveis: estratégico, tático e operacional. O primeiro se refere a ações de longo prazo e se vincula a grandes decisões; o segundo faz menção a ações administrativas de curto prazo, com vistas a objetivos mais imediatos; o terceiro diz respeito ao detalhamento documental e à descrição de etapas e metodologias.
COMENTÁRIO: Essa é matéria mais da administração do que nossa, no entanto, apresenta intersecções em suas aplicações e está correta.
GABARITO: C

86 A matriz SWOT é cada vez mais utilizada no planejamento de comunicação organizacional, pois possibilita o mapeamento analítico de contextos nos quais são delineadas ameaças, demandas e oportunidades típicas do ambiente externo, ao mesmo tempo em que permite identificar a reação da organização quanto aos seus pontos fortes e fracos.
COMENTÁRIOS: Sabemos que a matriz SWOT parte dos pontos fortes e fracos do ambiente interno e das oportunidades e ameaças do ambiente externo. A questão pode confundir ao usar “ameaças, demandas e oportunidades” no ambiente externo. No entanto, não acredito que isso signifique erro. Demandas e oportunidades, nesse contexto, podem ser encarados como sinônimos.
GABARITO: C

87 O envolvimento de todos os setores da organização na elaboração do planejamento estratégico é fundamental para a busca de soluções inovadoras, uma vez que o comprometimento comum na tomada de decisões fortalece o ambiente interno diante das ameaças externas.
COMENTÁRIOS: Essa questão foi “bem” mal escrita! Ela misturou alguns assuntos e comprometeu o entendimento do que o examinador realmente queria dizer. Vamos separá-la em duas partes:
1) “O envolvimento de todos os setores da organização na elaboração do planejamento estratégico é fundamental para a busca de soluções inovadoras,”  Essa primeira parte está correta. Quanto mais os setores estiverem trabalhando de forma conjunta para a promoção de uma comunicação integrada, mais viáveis e eficientes serão as soluções apresentadas.
2) “uma vez que o comprometimento comum na tomada de decisões fortalece o ambiente interno diante das ameaças externas.”  Essa parte procura justificar a primeira (observe a utilização da expressão “uma vez que”), nesse sentido ela está incorreta, pois não justifica a primeira parte. No entanto, se estivesse desvinculada daquela, poderia estar correta, pois o comprometimento em conjunto na tomada de decisões fortalece o ambiente interno, sim, e isso é positivo para o posicionamento diante de ameaças da concorrência.

Na minha opinião, essa questão foi mal formulada e isso comprometeu o seu entendimento. Acredito que podemos recorrer para que seja anulada.
GABARITO: E

O contexto atual exige que as organizações desenvolvam metodologias de trabalho que considerem o equilíbrio entre seu interesse interno e os interesses do público externo. Considerando o caráter estratégico dos processos de comunicação no ambiente organizacional, julgue os itens subsequentes.
88 Para ajustar os processos de gestão interna às transformações culturais, políticas e sociais do nosso tempo, as organizações devem ser sensíveis às demandas dos funcionários, implementando modelos de comunicação interna mais dialógicos.
COMENTÁRIOS: Esse modelo dialógico retoma o modelo simétrico de duas mãos, pois deve promover o diálogo e pretende sanar demandas dos funcionários, assim como da chefia.
GABARITO: C

89 O profissional de relações públicas tem sua atuação centrada no diálogo da organização com a sociedade, portanto, não interfere nos processos internos de gestão.
COMENTÁRIOS: A questão contraria a si mesma. É justamente por ter sua atuação centrada no diálogo que o profissional de RP interfere nos processos internos de gestão.
GABARITO: E

90 A área de relações públicas e a área de recursos humanos ou de gestão de pessoas devem trabalhar de forma integrada, de modo que cada uma tenha liberdade para interferir em todos os campos de atuação da outra.
COMENTÁRIOS: Se isso fosse possível (uma interferir em TODOS os campos de atuação da outra), seria preferível que elas se fundissem, formando apenas um departamento. No entanto, isso não é apropriado, pois não dizem respeito exatamente às mesmas coisas.
As relações públicas trabalham o relacionamento com os públicos internos e externos. Os recursos humanos/gestão de pessoas, também tratam dos públicos internos, mas não apenas de seu relacionamento (existem questões financeiras, funcionais e operacionais envolvidas, por exemplo). Elas se interseccionam apenas na questão do relacionamento entre os públicos internos e nesse aspecto devem ter liberdade para opinarem e interferirem uma na outra, mas não em todos os aspectos.
GABARITO: E

Julgue os próximos itens, relativos à comunicação interna.
91 A abertura política e democrática no Brasil configura um novo cenário para as relações de trabalho e influencia o redesenho de modelos de comunicação interna das empresas a partir do protagonismo dos sindicatos.
COMENTÁRIOS: Principalmente nas situações de crise no relacionamento interno, os sindicatos assumem um papel de destaque. No entanto, não acredito ser possível generalizar esse aspecto para todos os momentos da gestão da comunicação interna. Dizer que o redesenho partiu do protagonismo dos sindicatos me parece uma generalização equivocada.
GABARITO: C

92 A comunicação interna diz respeito àqueles processos comunicacionais restritos ao universo institucional.
COMENTÁRIOS: O universo institucional também abrange a percepção do público externo.
GABARITO: E

93 A comunicação interna é definida como um conjunto de recomendações didáticas para os funcionários.
COMENTÁRIOS: Caso a questão tratasse de comunicação administrativa, poderíamos começar a conversa… Mas, como vimos em nossas aulas, a comunicação interna é muito mais do que isso, é todo fluxo de comunicação entre os públicos internos e não se constitui apenas de recomendações didáticas para os funcionários.
GABARITO: E

O aprimoramento das tecnologias de comunicação e de informação tem transformado processos decisórios e comunicacionais nas mais diferentes instituições e formas organizativas. São exemplos disso as consultas públicas realizadas pelo governo federal, a atuação de movimentos sociais com base no “hackeativismo” e na luta pela transparência e os modelos de produção colaborativa implementados pelas empresas.
A respeito da comunicação digital e sua relação com a atuação desses agentes sociais governamentais e não governamentais, julgue os itens subsecutivos.
94 Hackeamento é uma prática que tem origem no mundo digital, mas não se restringe a ele.
COMENTÁRIOS: Não encontrei na literatura algo que corroborasse com esse conceito. Encontrei alguns estudos aplicando o hackeamento às artes virtuais, mas não consegui retirar essa prática do mundo digital. Acredito (e quero acreditar) que o Cespe esteja se baseando em algum material pouco conhecido, mas certamente vale a pena impetrar um recurso.
GABARITO: C

95 Wikis são padrões de comunicação digital empresarial verticalizadas e hierarquizadas, em que apenas a comunicação nas bases da organização são horizontais e fluidas.
COMENTÁRIOS: Os sites ou softwares do tipo wiki são os que permitem a colaboração e não necessitam que seu conteúdo seja revisto antes de sua publicação. Nada tem a ver com a comunicação descrita na questão.
GABARITO: E

96 A adoção de plataformas de comunicação colaborativas adotadas pelo Estado brasileiro em todos os níveis federativos — tais como os canais de escuta, de opiniões e de manifestação de interesses — é um exemplo de comunicação digital 3.0.
COMENTÁRIOS: A comunicação 3.0 é um conceito idealizado por Kotler para denominar a comunicação baseada no relacionamento (marketing 1.0 é no produto, o 2.0 é no consumidor). O consumidor e a organização acumulam experiências entre si. As ferramentas apresentadas na questão são mais adequadas à comunicação 2.0 pois, apesar de considerarem o cidadão como fonte de informações importantes para o bom funcionamento dos serviços, não geram, necessariamente, um relacionamento entre a administração pública e a sociedade.
GABARITO: E

Em meados do ano de 2013 diversas manifestações populares aconteceram em um grande número de cidades do país e foram objeto de atenção midiática, política e social. Além da variedade de pautas e estratégias de expressão da opinião, esses eventos colocaram em evidência a relevância das novas tecnologias e formas de mediação em rede.
Considerando a centralidade da comunicação digital nesses processos, julgue os itens de 97 a 99.
97 O coletivo Mídia NINJA (Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação), que cobriu as manifestações por todo o país de forma colaborativa, transmitindo em tempo real via streaming, é um exemplo de “pós-TV”, pois se baseia em uma ambiência digital que subverte o modelo de produção televisiva tradicional e o papel da audiência.
COMENTÁRIOS: Como falamos em nossas aulas, comunicação digital é a que mais têm se modificado, a cada nova ferramenta, surge um novo jeito de se comunicar.
A questão descreve corretamente a atuação desse canal que ganhou destaque nas manifestações de junho.
GABARITO: C

98 Por meio de uma rede de comunicação digital social, solidária e colaborativa, a atuação do coletivo Mídia NINJA pautou a mídia corporativa e os telejornais durante a transmissão das manifestações.
COMENTÁRIOS: Sim, a mídia corporativa e “oficial” acabou tendo que se “curvar” à pauta do coletivo Mídia NINJA. Claro que não foi em todos os aspectos, mas vimos que muita coisa precisou ser veiculada por esses meios para que não ficassem em total falta de sintonia com as redes sociais.
GABARITO: C

99 É característico das mobilizações em rede que elas amplifiquem bandeiras e interesses já consolidados por grupos, organizações e instituições políticas e comerciais estabelecidos, revelando-se como corrente de transmissão de padrões de decisão de elites corporativas, políticas e econômicas.
COMENTÁRIOS: É justamente a padronização das elites corporativas que as mobilizações em rede vêm quebrar. Elas trazem, em cada novo canal, a possibilidade de uma nova visão.
GABARITO: E

Acerca das estratégias de relacionamento com o consumidor, julgue os itens que se seguem.
100 A partir do reconhecimento de que o consumo se dá no âmbito de um sistema sociocultural, algumas instituições vêm incorporando a etnografia às suas metodologias com o intuito de conhecer mais profundamente o seu público e aprimorar os processos de relacionamento com o consumidor.
COMENTÁRIOS: A etnografia é um método, bastante usado na antropologia, que busca o contato direto entre o pesquisador e o seu objeto (no caso, os grupos sociais) para que seja analisado. Esse método contribui para os processos de relacionamento com o consumidor.
GABARITO: C

101 Em termos de comunicação organizacional, a observância dos aspectos legais presentes no código do consumidor se sobrepõe às perspectivas focadas no relacionamento com o consumidor.
COMENTÁRIOS: As instituições obviamente precisam observar os aspectos legais, mas isso não significa que suas perspectivas de relacionamento com o consumidor sejam sobrepostas. Muito pelo contrário, uma empresa que respeita os direitos do consumidor fortalece seu relacionamento com seus clientes.
GABARITO: E

102 O telemarketing ativo é uma forma de marketing direto de grande eficiência em que o consumidor estabelece pedidos diretamente ao utilizar os serviços de centrais 0800.
COMENTÁRIOS: No telemarketing ativo, o operador de telemarketing entra em contato com o consumidor. Nesse caso, não existe a possibilidade de o próprio consumidor estabelecer a comunicação.
GABARITO: E

103 Cada vez mais as empresas usam sites corporativos para oferecer suporte pós-venda e ter um feedback dos clientes.
COMENTÁRIOS: As empresas têm estabelecido um elo maior com os consumidores no pós-venda, através de seus sites, oferecendo suporte e obtendo feedback.
GABARITO: C

Com relação à comunicação pública, julgue os itens a seguir.
104 A comunicação pública está estreitamente vinculada ao exercício da cidadania, e ambas se realizam na esfera pública, de acordo com a perspectiva de Habermas.
COMENTÁRIOS: A esfera pública é um conceito complexo, mas de grande importância para a funcionalização da comunicação pública.
GABARITO: C

105 A ouvidoria de comunicação pública é serviço essencial em um Estado democrático de direito, uma vez que, ao ouvir as demandas dos cidadãos, a ouvidoria tem autonomia para elaborar análises estratégicas e sugerir mudanças com a finalidade de prevenir irregularidades no serviço público.
COMENTÁRIOS: Podemos dizer que a ouvidoria pública tem duas grandes finalidades: possibilitar o atendimento da demanda do cidadão que procura o órgão ou entidade pública, e servidor como instrumento de gestão, de forma a identificar fragilidades e pontos que precisam ser melhorados na atuação do órgão ou entidade.
GABARITO: C

A respeito da imagem institucional das organizações, julgue os itens subsecutivos.
106 O papel do gestor de imagem é construir estratégias de divulgação e preservação da identidade da instituição, uma vez que a identidade, representada pela marca, se constitui como o ativo mais importante de uma organização.
COMENTÁRIOS: A identidade institucional é uma expressão que abrange a própria personalidade da organização, incluindo as definições de missão, visão e valores… A marca é apenas um dos aspectos que constroem essa identidade. Não podemos dizer tampouco que a marca é necessariamente o ativo mais importante de uma organização.
GABARITO: E

107 Em um ambiente empresarial, a construção de uma imagem institucional coerente e consistente requer a compreensão das descontinuidades entre o que os membros dessa empresa consideram fundamental, o que a empresa comunica por meio de sua marca e como o público externo percebe esses atributos.
COMENTÁRIOS: Exatamente. Todas essas questões (no ambiente interno e externo) devem ser consideradas para a construção de uma imagem sólida e coerente no mercado.
GABARITO: C

108 Os processos que definem a construção de imagem institucional têm uma dimensão histórica, uma vez que a imagem é uma elaboração de longo prazo, sendo construída no decorrer do tempo.
COMENTÁRIOS: O que aprendemos é que a imagem institucional tem uma dimensão estratégica, de longo prazo. Essa, todavia, não retira a dimensão histórica de que trata a questão. Não encontrei na literatura nada que confirme textualmente essa ideia, mas acredito que o bom senso possa nos levar a crer que a questão não está errada, uma vez que as ações e decisões feitas na “história” da empresa contribuem para a construção da imagem institucional.
GABARITO: E

Considerando os procedimentos de organização de eventos, bem como as dimensões de cerimonial e protocolo, julgue os próximos itens.
109 O Decreto Presidencial n.° 70.274/1972 — o qual define a ordem de precedência entre as autoridades nacionais — é um exemplo de protocolo utilizado em todos os eventos oficiais no Brasil.
COMENTÁRIOS: Acredito que seja cabível um recurso aqui, primeiramente porque trata-se de um Decreto, e não de uma lei, e, portanto, essa norma não poderia vincular os outros poderes além do Executivo. Depois, no próprio art. 5º do Decreto é mencionada uma outra norma de Cerimonial Militar.
GABARITO: C

110 Cerimônias são manifestações de natureza marcadamente simbólica que envolvem gestos, falas, posturas, além de uma série de objetos com valor simbólico que se articulam para reorganizar hierarquias, condutas e lugares de fala.
COMENTÁRIOS: Estou pesquisando para descobrir porque esta questão está errada… Na minha opinião e no material e manuais que tenho, não encontrei erro.
GABARITO: E

111 Os principais interesses que mobilizam as organizações para a realização de eventos são de natureza institucional e promocional.
COMENTÁRIOS: a promoção da própria imagem e de seus produtos (lançamento, reformulação visual) são as principais motivações para a formulação de um evento.
GABARITO: C

112 O evento, devido a sua intangibilidade, é um produto que não pode ser testado antes que aconteça, de modo que a ação geralmente adotada para minimizar possíveis riscos é a avaliação das possibilidades de sucesso a partir de comparações com eventos realizados anteriormente.
COMENTÁRIOS: não é difícil chegar à conclusão de que o profissional encarregado do planejamento de eventos de ter em mente o histórico de problemas que tenham ocorrido no passado e como eles foram solucionados.
GABARITO: C

Acerca da ética no serviço público e do comportamento profissional, julgue os itens subsequentes.
113 O fato de o servidor público ligar seu nome a um empreendimento de cunho duvidoso pode interferir em sua vida profissional, ainda que se trate de atuação típica de sua vida privada. COMENTÁRIOS: O Decreto nº 1.171/1994 deixa mais do que claro que os atos da vida privada do servidor PODEM interferir no seu bom conceito na vida funcional (inciso VI).
GABARITO: C

114 O êxito do trabalho desenvolvido por servidor público perante a comunidade é considerado acréscimo à administração pública, e não ao seu próprio bem-estar.
COMENTÁRIOS: Mais uma vez é cobrado o texto do Decreto nº 1.171/1994. O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo a seu próprio bem-estar (inciso V).
GABARITO: E

115 O servidor público que, por descuido, deteriorou bem pertencente ao patrimônio público incorreu em ofensa ao Estado e a todos os homens de boa vontade que dedicaram seu tempo para construí-lo.
COMENTÁRIOS: Essa questão ficou bem poética, não é? Pois bem, mais uma vez está sendo cobrado o texto do Decreto, que diz que deteriorar o patrimônio público por descuido ou má vontade não constitui apenas uma ofensa ao equipamento e às instalações ou ao Estado, mas a todos os homens de boa vontade que dedicaram sua inteligência, seu tempo, suas esperanças e seus esforços para construí-lo (inciso IX).
GABARITO: C

No que se refere aos principais deveres do servidor, julgue os itens que se seguem.
116 O servidor público que indefira o requerimento apresentado por um cidadão, com base em norma interna do órgão já revogada, afronta o seu dever de manter-se atualizado com as normas de serviço e a legislação pertinente ao órgão no qual exerce suas funções.
COMENTÁRIOS: O dever de manter-se atualizado está expresso no inciso XIV, alínea “q” do Decreto nº 1.171/1994.
GABARITO: C

117 O tratamento cortês e urbano, embora relevante, não consta do rol dos deveres do servidor público, já que se trata de valor inerente à própria formação humana.
COMENTÁRIOS: O dever de cortesia e urbanidade consta expressamente no inciso XIV, “g” do Decreto.
GABARITO: E

Julgue os seguintes itens, acerca das comissões de ética tratadas no Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.
118 Suponha que determinado particular, sem ligação direta ou indireta com qualquer órgão estatal, tenha feito uso de informações privilegiadas obtidas por intermédio de seu amigo servidor público no âmbito interno do serviço público. Nessa situação, para fins de apuração do comprometimento ético, o particular não se enquadrará no conceito de servidor público previsto na lei.
COMENTÁRIOS: Essa questão ficou fácil, não é? Se o cidadão não tem qualquer ligação com a Administração Pública, não será considerado servidor público. Este é, nos termos do Decreto nº 1.171/1994, todo aquele que, por força de lei, contrato ou de qualquer ato jurídico, preste serviços de natureza permanente, temporária ou excepcional, ainda que sem retribuição financeira, desde que ligado direta ou indiretamente a qualquer órgão do poder estatal, como as autarquias, as fundações públicas, as entidades paraestatais, as empresas públicas e as sociedades de economia mista, ou em qualquer setor onde prevaleça o interesse do Estado (inciso XXIV).
GABARITO: C

119 Considere-se que determinado servidor público, diante da dúvida a respeito da ética no exercício de sua profissão, tenha procurado orientação junto aos membros integrantes da comissão de ética do órgão a que se encontrava vinculado. Nessa situação, a comissão não poderá auxiliá-lo, pois não dispõe de competência para orientar ou aconselhar o servidor, uma vez que é órgão destinado à apuração de infrações éticas e à aplicação de penalidades.
COMENTÁRIOS: O Decreto nº 1.171/1994 confere competência às comissões de ética não só para apurar o comprometimento ético dos servidores, mas também para responder a consultas quando houver dúvida.
GABARITO: E

120 Considere que a diretoria de determinado órgão, antes de nomear um servidor público para ocupar função de confiança, tenha requerido à comissão de ética do órgão registros sobre a conduta ética desse servidor. Nessa situação, é vedado à comissão de ética fornecer as informações solicitadas, que devem ficar restritas ao âmbito de atuação da própria comissão.
COMENTÁRIOS: As comissões de ética têm a obrigação de fornecer registros sobre a conduta ética do servidor aos organismos encarregados da execução do quadro de carreira dos servidores, para o efeito de instituir e fundamentar promoções e para todos os demais procedimentos próprios da carreira do servidor público.
GABARITO: E

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Paolla Marletti

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