MPOG/ENAP – Redação Oficial (questões comentadas)

Olá, pessoal!! Tudo bem?

Fiz o comentário das questões de Redação Oficial da prova de Conhecimentos Básicos para todos os cargos (exceto cargo 12). Atenção para a questão 15!

Confiram!!!

13. A concisão é um princípio da redação oficial que tem por finalidade dar objetividade ao trabalho da administração pública.

Comentário: a concisão é um dos princípios que regem a redação oficial. Um texto oficial deve dar o máximo de informações com o menor número de palavras.
GABARITO: CERTO

14. Na redação de um documento oficial subscrito por funcionário público de um ministério e endereçado ao ministro desse órgão, deve-se empregar o fecho “Cordialmente,”, por se tratar de destinatário detentor de cargo hierarquicamente superior ao do remetente.

Comentário: só existem duas formas de fazer o fecho dos textos oficiais:
– Atenciosamente: para destinatários de mesma hierarquia.
– Respeitosamente: para destinatários de hierarquia superior.
GABARITO: ERRADO.

15. O relatório é um documento que contém informações sobre tarefas executadas e(ou) sobre fatos ou ocorrências no serviço público.

Comentário: ATENÇÃO!! O que está sendo afirmado sobre o gênero “relatório” está correto, o problema é que, ao cobrar esse gênero, a banca extrapolou o exigido no edital. O item 7 do conteúdo programático do edital fala sobre Correspondência Oficial (conforme o Manual de Redação da Presidência da República), o problema é que no MRPR não consta o conceito de “relatório”! A questão deve ser anulada e os pontos dados para todos os alunos! RECURSO!!
GABARITO: CERTO.

16. Em uma correspondência oficial, dirigida ao presidente da Câmara dos Deputados, o vocativo a ser usado deve ser “Excelentíssimo Senhor Presidente”.

Comentário: o vocativo “Excelentíssimo Senhor” deve ser usado apenas em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder, seguido do respectivo cargo:
– Excelentíssimo Senhor Presidente da República,
– Excelentíssimo Senhor Presidente do Congresso Nacional,
– Excelentíssimo Senhor Presidente do Supremo Tribunal Federal.
As demais autoridades serão tratadas com o vocativo Senhor, seguido do cargo respectivo:
Senhor governador,
Senhor presidente da câmara.
GABARITO: ERRADO

17. Em correspondências encaminhadas pelo presidente da República, é facultativa a apresentação de identificação de cargo ou nome do emissor.

Comentário: sendo o presidente da República o emissor da comunicação, fica sim facultativa a identificação de cargo ou nome do emissor.
GABARITO: CERTO

Abraço!!!

Rafaela Freitas.

Rafaela Freitas

Ver comentários

  • Professora,

    eu discordo do gabarito na questão 17, pois no subitem 5.2 do manual diz " A mensagem, como os demais atos assinados pelo Presidente da República, não traz identificação de seu signatário.". Não vejo discricionariedade nessa afirmação. Tem como entrar com recurso?

  • Profª Rafaela,

    Boa tarde!

    Na questão 17 a palavra facultativa não deixa a questão errada? Visto que no manual não deixa essa discricionariedade ?

  • Fiquei com dúvida nesta questão 17. Pois em momento nenhum no Manual de Redação Oficial, traz o termo "facultativa" para identificação do signatário sendo o Presidente da República. Diz explicitamente que não há esta identificação.

    No item 5.2 Forma e Estrutura, o Manual traz o seguinte texto:
    A mensagem, como os demais atos assinados pelo Presidente da República, não traz identificação de seu signatário.

  • Professora, nenhum comentário sobre as demais questões de Português? Eu notei um erro na questão que diz que o texto reescrito "O conceito de cidade-jardim, por exemplo, proposto por Howard (1902), data dessa época." reflete o sentido original do texto. O gabarito deveria ser ERRADO. Veja minha argumentação:

    O texto "Data dessa época, por exemplo, o conceito de cidade-jardim (Howard, 1902)", ao ser reescrito como "O conceito de cidade-jardim, por exemplo, proposto por Howard (1902), data dessa época", não reflete o sentido original.

    O texto original diz que o conceito de cidade-jardim é uma criação de Howard, suscitando a interpretação de que o conceito é exclusivo, não sendo o mesmo dizer que o conceito de cidade-jardim é "por exemplo, proposto por Howard", como o faz o texto reescrito, dando margem ao entendimento de que há (ou havia) outros conceitos de cidade-jardim, mas apenas o de Howard foi escolhido a título de exemplo no texto. Tal interpretação é resultado da posição que "por exemplo" assume na oração reescrita. Se esse termo antecedesse "o conceito de cidade-jardim" - "Por exemplo, o conceito de cidade-jardim proposto por Howard (1902), segundo o qual (...), data dessa época.", o sentido dessa frase reescrita aí sim seria equivalente ao do texto original.

    O que acha?

  • A questão 17 concordo com o Erico e com o Rafael o manual não fala de discricionariedade para o Presidente da Republica. Olha o que diz o item 2.3 do Manual. Vamos entrar com recurso pessoal.

    2.3. Identificação do Signatário

    Excluídas as comunicações assinadas pelo Presidente da República, todas as demais comunicações oficiais devem trazer o nome e o cargo da autoridade que as expede, abaixo do local de sua assinatura. A forma da identificação deve ser a seguinte:

    (espaço para assinatura)
    Nome
    Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República

    (espaço para assinatura)
    Nome
    Ministro de Estado da Justiça

  • por favor se pronuncie a respeito disso, creio também que não há faculdade nisso. Por favor justifique pra nós aqui.

Posts recentes

O que são as Emendas de Redação? São constitucionais?

Olá, tudo bem? Hoje responderemos ao questionamento sobre a constitucionalidade das emendas de redação e…

5 horas atrás

Transtorno de Personalidade Esquizotípica para Psicólogo PC-DF

Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Esquizotípica, pertencente ao tópico de…

7 horas atrás

Funções Essenciais à Justiça para o STM

Olá, pessoal, tudo bem? As funções essenciais à justiça estarão em pauta hoje no nosso…

7 horas atrás

Concurso EBSERH: quais são os hospitais de lotação?

Confira quais são os hospitais de lotação! Iniciais de até R$ 17,9 mil! O edital…

9 horas atrás

Transtorno de Personalidade Evitativa para Psicólogo da PC-DF

Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Evitativa, pertencente ao tópico de…

10 horas atrás

Controle de Constitucionalidade para o MPU

Olá, pessoal, tudo bem? Hoje vamos falar sobre controle de constitucionalidade. Dada a proximidade da…

11 horas atrás