Como anda a sua motivação e entusiasmo diante da maratona para passar no concurso público? Motivação é essencial para chegar até a aprovação, mas para muitos é um verdadeiro a todo momento encontrar “motivos” para continuar.
E é justamente isso o que define a motivação: motivos (motivos em ação) e significados pessoais que fazem tudo valer a pena. Diante da quantidade de conteúdo que os editais exigem em concursos públicos e do tempo limitado, encontrar inspiração e insights positivos é mais uma tarefa fundamental. Veja a seguir 10 maneiras de se manter motivado e ter sucesso nos concursos públicos.
Você sabe o que é motivação? Todo ser humano precisa essencialmente de motivação: um impulso positivo que o faz transformar a sua própria realidade para melhor. E em se tratando de concursos públicos, motivar-se é mais uma tarefa que deve ser integrada à sua rotina. Todos os concurseiros que passaram nas provas e tiveram bons resultados mantiveram-se motivados ao longo do percurso; do contrário, não alcançariam a aprovação.
Cada pessoa é um indivíduo único que se motiva de forma exclusiva. Nem sempre aquelas frases feitas do Facebook ou outros insights que os concurseiros seguem são motivadores para você – e nem precisam ser. E a motivação é uma
Busque todos os dias aquilo que tenha significado para você e que impacte positivamente a sua vida – podem ser músicas que gosta, leituras edificantes, conversas com pessoas que admira, podcasts motivacionais, programas e roteiros de estudo funcionais e divertidos, pessoas que tenham sido aprovadas em concursos públicos com ótimas práticas de estudo e que superaram as intempéries, etc.
Por mais que a motivação seja uma necessidade humana, não faça dela uma obrigação mecânica e metódica. Aquilo que o motiva precisa fazer sentido para que seja efetivo. Busque novas formas de se motivar e de fazer as coisas, instigando-se e permitindo se inspirar. Proporcione a si mesmo motivação todos os dias.
Muitas vezes para encontrar a motivação, é preciso mudar seus hábitos de vida – ainda mais quando há tempos você não se sente motivado. Reveja o contexto em que está inserido e analise possíveis problemas e impedimentos que tenham a ver com se manter motivado – desde a alimentação desregrada às horas de sono negligenciadas até ao que as pessoas ao seu redor falam sobre a sua escolha pelo concurso público e que você dá ouvidos. Os hábitos de têm tudo a ver com o sentimento de dever cumprido e com a possibilidade de aprovação – os seus resultados muitas vezes estão relacionados aos hábitos que cultiva. Além disso, rever seus hábitos também pode ser um processo motivador.
Ao invés de colocar a sua atenção sempre nos problemas e desafios, experimente buscar confiança em suas fortalezas. Todos nós temos fraquezas (aspectos a desenvolver), fortalezas (aspectos em que somos bons e com os quais podemos contar), oportunidades (vantagens que surgem pelo caminho) e desafios. Tudo é uma questão de perspectiva, de como lida com cada uma destas instâncias. E há momentos em que deve exaltar as fortalezas, pois elas dão segurança e motivação para enfrentar as dificuldades.
Os momentos de lazer jamais devem ser negligenciados em qualquer fase da vida – até mesmo quando você estiver se preparando para um concurso público. Reserve em sua rotina momentos para fazer o que você gosta externamente (fora do ambiente de estudo) e estar com pessoas que sejam importantes para você.
Quando você escolhe bons materiais e métodos de ensino (como o Coaching para Concursos Públicos, por exemplo) que privilegiem não apenas as suas necessidades educacionais, mas também que sejam construídos através de abordagens criativas e motivacionais, você terá mais condições de ser aprovado.
Não há nada mais motivador do que seus próprios resultados positivos! Inspire-se nas pequenas vitórias e superações que tem todas as semanas em sua preparação para o concurso público. Para isso, organize os seus estudos em uma rotina assertiva e baseada em suas necessidades – é mais fácil estudar por rotina, inclusive a capacidade do cérebro de memorizar é otimizada quando seus horários e atividades são claros.
Independentemente do tipo de estudo que escolher – ciclo de estudos, quadros de horários fixos, entre outros que já tratamos aqui no blog – se dividir o seu conteúdo semanalmente, além de ter mais controle e isso lhe deixar seguro (o que contribui para o seu bem-estar e motivação), poderá contabilizar resultados parciais – todas as semanas terão resultados novos.
Veja também: Como montar Ciclo de Estudos para Concurso Público
Gostou da matéria? Quais outras técnicas de motivação você conhece e já testou? Deixe um comentário!
Olá, tudo bem? Hoje responderemos ao questionamento “O que é uma reclamação trabalhista?”, destacando a…
O concurso público da Prefeitura de Anitápolis, cidade de Santa Catarina, está com as inscrições…
Olá! O presente material traz um assunto importante e muito cobrado em provas de concurso…
Estão encerradas as inscrições do concurso TSE Unificado (Tribunal Superior Eleitoral)! As provas objetivas e…
Com inscrições encerradas, foi divulgada a demanda de candidatos ao concurso público da Empresa de…
Estão na praça os novos editais do concurso público PM SE (Polícia Militar do Estado de…