No dia 25/7, foi publicada a Portaria ME n. 371, de 23 de julho de 2019, que regulamenta o ponto eletrônico no âmbito do Ministério da Economia, o que inclui a Receita Federal.
Entretanto, ainda há uma discussão interna no órgão acerca da forma como isso vai se efetivar. Sabe-se que o ME é composto por diversos órgão que exercem atividade completamente diversas. Algumas, inclusive, são exercidas fora da repartição física, o que dificultaria, em princípio, o controle eletrônico da frequência. Como ficariam, por exemplo, os servidores da Receita Federal que trabalham na Vigilância e Repressão Aduaneira?
Com efeito, nos termos do art. 6º dessa Portaria, o controle de frequência é o procedimento obrigatório que permite a aferição do cumprimento de jornada de trabalho dos servidores em exercício no Ministério da Economia e será realizado por meio do sistema de controle eletrônico diário de frequência – SISREF, disponibilizado pelo órgão central do SIPEC.
Nos casos de ausência do registro de frequência por esquecimento, problemas técnicos no equipamento ou prestação de serviços externos, o servidor público deverá solicitar, após apresentada a devida justificativa, que sua chefia imediata registre o horário não lançado.
Será admitida tolerância de até 15 (quinze) minutos para o início da jornada de trabalho no controle eletrônico de frequência.
São dispensados do controle eletrônico de frequência, em razão da natureza de suas atribuições, os ocupantes de cargos de:
I – Natureza Especial; e
II- Grupo-Direção e Assessoramento Superiores – DAS, iguais ou superiores ao nível 4, ou equivalentes.
O controle de frequência do servidor estudante beneficiado pelo horário especial será realizado por meio de folha de ponto.
Esperemos, contudo, as cenas do próximo capítulo.
Leia na íntegra o documento no seguinte link: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-371-de-23-de-julho-de-2019-205251745
As provas objetivas do concurso do Ministério Público do Ceará (MP CE) foram aplicadas neste domingo…
Olá Concurseiro! Tudo bem? A Reforma tributária (Emenda Constitucional nº 132 de 2023) promoveu alterações no Sistema…
As provas objetivas do concurso do Ministério Público do Ceará (MP CE) foram aplicadas neste domingo…
As provas objetivas do concurso do Ministério Público do Ceará (MP CE) foram aplicadas neste domingo…
Olá, você está bem?!! Neste material iremos analisar um assunto muito importante para a prova…
Olá, estudantes do Direito! Preparados para mais uma sessão de aprendizado? Neste artigo estudaremos a…