Olá, entusiastas da área fiscal! Em 31/01/2025 houve a publicação do tão aguardado concurso para Auditor Fiscal da Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro(SEFAZ-RJ). O certame será realizado pelo CEBRASPE e disporá de 45(quarenta e cinco) vagas imediatas + cadastro de reserva(CR). Dentre os assuntos cobrados, temos os conceitos fundamentais de Microeconomia, constantes na ementa de ECONOMIA E FINANÇAS PÚBLICAS. É sobre esse assunto que trataremos a seguir.
Primeiramente, pessoal, é bom estabelecermos uma distinção entre a Macroeconomia e a Microeconomia.
Segundo a obra de Luíza Sampaio – Macroeconomia esquematizada, p.26 – “A Macroeconomia se caracteriza como a teoria que estuda o nível do produto, o nível de renda, o nível de emprego, o nível geral dos preços, a taxa de salários, a taxa de juros, a taxa de câmbio, o balanço de pagamentos e o estoque de moeda, todos pela média global de forma agregada”.
Observamos, assim, que a Macroeconomia se debruça sobre os agregados da economia como um todo. Ou seja, não se preocupa, pelo menos primordialmente, com o funcionamento de mercados locais(a economia do bairro onde você mora, p.ex) ou os desejos dos consumidores/famílias em níveis individuais.
Por sua vez, a Microeconomia estuda individualmente ou em grupo os desejos das famílias e as interações dos indivíduos e como tomam suas decisões. A microeconomia verifica, por exemplo, preços e quantidades de produtos produzidos e consumidos, bem como os fatores de produção, tais como: Mão de obra, capital, terra e empreendimento.
Outro ponto fundamental para entendermos os conceitos em economia e saber os 10(dez) princípios básicos de acordo com N.Gregory Mankiw, em sua obra Princípios de microeconomia.
Vamos detalhar rapidamente para avançarmos no conteúdo.
Pessoal, um conceito introdutório muito importante na Microeconomia é do fluxo circular da renda.
O fluxo circular de renda mostra a relação entre as famílias que são as donas dos fatores de produção(mão de obra, matéria prima, empreendimentos) e as empresas que remuneram os fatores através de salários, aluguéis, juros e lucros respectivamente. Vejamos uma imagem para melhor ilustração:
Vejam que as famílias ofertam fatores de produção para as empresas que demandam esses fatores(fluxo rosa). A partir da produção, bens e serviços são oferecidos às famílias, que demandam por produtos. Temos aí o fluxo REAL ou FLUXO INTERNO.
Por sua vez, no fluxo azul, a aquisição de bens e serviços por parte das famílias é uma despesa para essas e receitas para as empresas. As empresas, então, usam essas receitas para pagamento dos fatores de produção(mão de obra, por exemplo) e esses pagamentos geram rendas para as famílias. Temos aí o FLUXO MONETÁRIO ou EXTERNO.
Para finalizar esse tópico, detalhemos os fatores de produção:
Atenção redobrada a este tópico, nobres! É muito cobrado nos aspectos introdutórios da Microeconomia.
A CPP se trata de um modelo que considera uma hipótese de uma economia produzir apenas 2(dois) bens(X,Y) e mediante a plena utilização dos fatores de produção e dada uma certa tecnologia, mostra-nos as possíveis combinações de produção desses dois bens.
Vamos usar um exemplo cobrado pela banca VUNESP na prova de Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Município de São Paulo(2023):
Aqui temos uma economia que produz apenas automóveis e bicicletas.
O Ponto D significa que a empresa/economia está com capacidade de produção OCIOSA. Ou seja, não está utilizando da melhor maneira todos os seus fatores de produção(mão de obra, equipamentos etc).
Os Pontos A e B representam a alocação mais eficiente/ótima dos fatores de produção. Ou seja, tanto A quanto B são eficientes.
Já o Ponto C apresenta uma produção que não é factível/possível dados os fatores de produção existentes.
Aproveitemos para abordar outros assuntos pertinentes a esse tema:
Vamos detalhar melhor esse item devido à importância para a Microeconomia.
Na CPP, o custo de oportunidade é medido pelo ângulo da tangente entre o ponto considerado e a reta das abcissas(reta horizontal das bicicletas). Percebam que na figura abaixo, o ângulo aumentou ao nos deslocar no ponto A para o ponto B
Por isso que diz-se que o custo de oportunidade na CPP é CRESCENTE. E, em virtude disso, temos uma CPP côncava. Não se esqueçam disso!
Voltemos à questão da VUNESP para observarmos se somente com o conteúdo exposto sobre Microeconomia podemos resolvê-la. Segue:
Questão: Com base na curva de possibilidade de produção representada na figura a seguir, é correto afirmar que
A) Aos dois bens, automóveis e bicicletas, só podem ser produzidos com eficiência no ponto C. R. O Ponto C é inatingível dados os fatores de produção existentes. ERRADA.
B) Bem decorrência do avanço tecnológico, haverá sempre um deslocamento do ponto A para o ponto B, e vice-versa. R. Havendo avanço tecnológico, a CPP irá se deslocar por inteiro para cima e para a direita. Os pontos A e B se referem ao mesmo nível tecnológico(fator de produção). ERRADA
C) Na curva de possibilidade de produção é convexa devido a escassez dos recursos disponíveis. R. A CPP é Côncava conforme expusemos. ERRADA.
D) Da curva que liga os pontos A e B representa a utilização ótima dos fatores produtivos existentes. R. Isso mesmo, tanto A quanto B estão sob a curva e portanto usando eficientemente os recursos. CORRETO.
E) O custo de oportunidade de produção no ponto D é igual a 1. R. Aqui o custo de oportunidade é ZERO. Pois não se exige sacrifício para produzir essa quantidade dos itens bicicletas e automóveis, basta usar com mais eficiência os fatores de produção.ERRADA
Finalizamos aqui mais um artigo, que tratou sobre Conceitos fundamentais de Microeconomia para a SEFAZ-RJ. Entender bem os assuntos expostos te darão uma boa “bagagem” para avançar no restante da matéria.
Bons Estudos!
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