A manhã desta quinta-feira, 23, iniciou agitada para os paulistanos! Os metroviários decidiram entrar em greve e paralisar as atividades da Companhia do Metropolitano do Estado de São Paulo.
Entre as diversas reivindicações, o grupo pede a realização de um novo concurso público (Metrô SP) para aumento de contratações de novos servidores e ampliação do quadro de funcionários.
Além disso, também exigem o pagamento do abono em troca da participação dos Resultados e Lucros (PRL) que, segundo o sindicato, não foi repassado aos trabalhadores entre os anos de 2020 e 2022.
“É uma dívida que o Metrô tem com a categoria, e estamos exigindo que a companhia pague essa dívida”, afirmou Alex Fernandes, presidente do Sindicato dos Metroviários e Metroviárias de São Paulo, ao jornal Estadão. “Estamos dando uma oportunidade ao Metrô para que se pague o mínimo necessário”, disse. “E pedimos em forma de abono algo que contemple essas PRLs que o metrô deixou de pagar”.
Ainda segundo o jornal, a possibilidade de paralisação já vinha sendo ventilada desde o começo do ano pela categoria, mas a atividade era barrada nas assembleias.
Os últimos editais de concurso do Metrô SP foram publicados em 2019, sob organização da Fundação Carlos Chagas (FCC).
No primeiro foram ofertadas apenas 04 vagas para o cargo de Agente de Segurança Metroviária, nível médio. Já o segundo edital ofertou 50 oportunidades para nível superior de formação.
Os salários iniciais para os cargos do último certame eram de R$ 5.377,59 a R$ 8.966,15, dependendo da função desejada.
Para mais detalhes do concurso Metrô SP, em que metroviários exigem concurso, acesse o link abaixo. Preparamos um artigo completo, separado por tópicos, para facilitar a sua compreensão:
Saiba mais: Metrô de São Paulo
O novo edital do concurso do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR) está autorizado!…
Atenção, Coruja! A Terceira Etapa do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) para o cargo de…
A realização do novo concurso do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) foi autorizada. De acordo…
O ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) definiu o Cebraspe como banca organizadora…
O concurso do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), que inicialmente previa 350 vagas, agora,…
Já estão disponíveis os resultados preliminares, bem como o prazo de recursos, da etapa de…