Saudações, caro leitor (a). Conforme comentei no meu primeiro artigo, hoje quero compartilhar um aspecto muito importante que observei ao longo dos anos que venho trabalhando com preparação para concursos: a mentalidade – ou mindset – de aprovação. Inicialmente, destaco que – por tudo que observei – estar provido desta mentalidade, deste estado de espírito, não é garantia de que será aprovado. Já o contrário é verdade, ou seja, dificilmente alguém consegue atingir o objetivo se não estiver nessa “vibe”.
Inicialmente, vamos compreender o que é mentalidade ou mindset? Em linhas gerais, podemos entendê-la como sendo a maneira como você enxerga as coisas: a dura e extenuante rotina de estudos, a dificuldade com aquela disciplina específica, a falta de tempo, e mais uma série de desafios inerentes à nossa caminhada. Ora, duas pessoas podem entender de maneira totalmente diferente a mesmíssima situação, não é verdade? Vários aspectos influem na maneira como vemos o mundo: nossas opiniões, valores, crenças, etc.
Então o que é, finalmente, a mentalidade de aprovação? Poderia descrevê-la como o estado de espírito em que todos seus pensamentos, atitudes e esforços estão direcionados ao seu grande objetivo – a aprovação!
Se você já está permeado por esse pensamento, ótimo! Caso contrário, será que é possível trabalhar para adotá-lo para si? Claro que sim! Antes de tudo, você precisa fazer uma reflexão de modo a identificar quais os hábitos, costumes, pessoas (sim, pessoas!) que te puxam para trás. Uma vez apontados esses aspectos limitantes, é necessário estabelecer claramente qual seu objetivo (no nosso caso, mais uma vez, é a sonhada aprovação). Detectadas essas duas coisas (o que te limita e aonde você quer chegar), é preciso fazer ajustes de modo a configurar sua mente. Isso mesmo: configurar sua mente! Afinal, ela pode agir a seu favor ou contra você…simples assim. Em última análise, você deve descobrir as melhores maneiras de fazer essa configuração, esse ajuste. Alguns fatores certamente o ajudarão nessa busca, como por exemplo: procurar orientação de quem já passou pelo mesmo que você e cercar-se de pessoas com objetivos semelhantes.
Em termos mais práticos, concretos, quando adotamos a mentalidade de aprovação, entrarmos quase que em modo automático de estudos em alto rendimento, nosso foco é total no objetivo a ser atingido e, é claro, nos meios que nos farão chegar lá. O contexto que antes te atrapalhava pode continuar o mesmo, porém suas crenças estarão modificadas e agindo a seu favor. A título de exemplo, passamos a: acordar e dormir pensando nos estudos (planejar o dia seguinte antes ou ao se deitar é uma prática comum e desejável); dedicar quase a totalidade do tempo livre para os estudos (respeitando é claro o trabalho, prática de atividades físicas, e outros compromissos) – recordo que eu utilizava até o período de espera em um consultório ou fila qualquer para ler ou relembrar algum assunto; evitar reclamar de problemas (que já são tantos) para focar nas soluções – se eu não consigo me dar bem com determinada matéria eu foco em aumentar a carga horária, trocar a bibliografia, etc.
Enfim, meus amigos, procurem assumir a mentalidade de aprovação e seu sonho ficará mais próximo de ser realizado. O caminho é duro, mas vale a pena!
Bons estudos!
Quer saber quais concursos abertos estão esperando por você nos próximos meses? São diversas oportunidades…
Olá, bom te ver aqui!! Neste artigo iremos abordar um assunto importante e muito cobrado…
Olá, estudantes do Direito! Preparados para mais uma sessão de aprendizado? Neste artigo analisaremos os…
Opa, como você está?!! Hoje iremos abordar um assunto importante e muito cobrado em provas…
Atenção, coruja: o Estratégia Concursos terá o simulado especial DPE SP para o cargo de…
Quer ficar por dentro das notícias de concursos público da área da Saúde? Neste resumo,…
Ver comentários
Esse artigo me motivou!!!! Prático e direto!!! Parabéns!
Muito bom esse artigo. Motivou-me ainda mais.
Valei coach!
Abraços...
Muito bom artigo! Esses detalhes são de suma importância para se manter na caminhada.