Nesta sexta-feira (10), foi publicada a dispensa de licitação que revelou a escolha da empresa IDCAP (Instituto de Desenvolvimento e Capacitação) como banca organizadora do concurso MCTI.
O concurso público ofertará 98 vagas de nível superior para os cargos de Pesquisador e Tecnologista. Os salários iniciais são de R$ 7.025,48 a R$ 14.274,53.
Os aprovados serão lotados nas seguintes Unidades de Pesquisa do MCTI:
Fundado em 1949, no Rio de Janeiro (RJ), como resultado de um momento histórico em que ciência era parte de um projeto de nação, o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) – hoje, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) – é um instituto de excelência internacional na área de pesquisa e pós-graduação em física.
Com seus laboratórios multiusuários, serve de infraestrutura para grupos de pesquisa no Brasil e no exterior, bem como para a indústria nacional.
Um de seus fundadores é um dos mitos da ciência brasileira, o físico César Lattes (1924-2005), que em 1947 teve participação decisiva em uma das descobertas científicas mais importantes do século passado: a detecção do méson pi (ou píon), partícula que mantém prótons e nêutrons unidos no núcleo dos átomos. Por esse feito, Lattes foi indicado sete vezes ao prêmio Nobel de Física.
Mais informações sobre o concurso CBPF
O Observatório Nacional – ON, instituto de pesquisa vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI, atua em três grandes áreas de conhecimento: Astronomia, Geofísica e Metrologia em Tempo e Frequência, nas quais realiza pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, com reconhecimento nacional e projeção internacional.
Suas atividades incluem a formação de pesquisadores em seus cursos de pós-graduação, a capacitação de profissionais, a coordenação de projetos e de atividades nacionais nas suas áreas de atuação e a geração, a manutenção e a disseminação da Hora Legal Brasileira.
Mais informações sobre o concurso ON
O Laboratório Nacional de Computação Científica pesquisa, forma Mestres e Doutores e oferece plataforma de computação de alto desempenho à comunidade científica.
O LNCC pesquisa, desenvolve e inova em várias áreas do conhecimento, usando da modelagem computacional para processamento de alto desempenho dos fenômenos estudados.
A computação científica é o instrumento de otimização das pesquisas, pois diminui o tempo de análise e aumenta a precisão dos resultados.
Alcança, além disso, fenômenos complexos que não poderiam ser estudados com a mesma velocidade e qualidade em computadores convencionais.
Mais informações sobre o concurso LNCC
Ficou interessado? O Estratégia Concursos elaborou um super artigo para você:
Mais informações sobre o concurso MCTI
Quer saber quais concursos abertos estão esperando por você nos próximos meses? São diversas oportunidades…
O concurso público EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) está com seus novos editais na…
A Justiça de Mato Grosso surpreendeu ao autorizar, no último dia 17 de dezembro, o…
Um novo concurso para a Secretaria de Fazenda do Rio Grande do Norte (SEFAZ RN)…
Quais são os benefícios que os candidatos aprovados no novo concurso SUSEP (Superintendência de Seguros…
Vamos iniciar mais um estudo para deixar você ainda mais perto da nomeação no concurso…