Confira neste artigo um resumo sobre Licenças Ambientais, com foco no CNU.
Olá, amigos.
Tudo bom? Espero que sim.
O Concurso Público Nacional Unificado – CNU está se aproximando. A banca escolhida foi a Fundação Cesgranrio. No total, há 6.640 vagas imediatas disponíveis, distribuídas entre oito blocos temáticos. Com a única exceção do bloco 8, todas as oportunidades requerem qualificação de nível superior. Serão milhares de vagas, em diversos órgãos federais, com salário inicial variando de R$ 4.008,24 a R$ 22.921,71. As provas objetivas e discursivas, para todos os cargos e blocos, serão realizadas no dia 05 de maio (domingo).
No artigo de hoje, abordaremos uma visão geral sobre Licenças Ambientais, tema que possivelmente será cobrado no Bloco 3, Práticas de Produção Agropecuária no Meio Rural.
Tendo em vista a relevância e abrangência do tema, é fundamental entender seus principais pontos para uma melhor organização dos estudos e compreensão completa da matéria.
Primeiramente, vejamos os tópicos que serão abordados:
Animados?
Vamos lá.
A Licença Ambiental, em sua essência, é um instrumento legal que formaliza a autorização para a realização de uma atividade que utiliza recursos naturais, ou que pode gerar algum tipo de impacto ambiental. Ela funciona como um contrato entre o empreendedor e o Estado, estabelecendo as condições, restrições e medidas de controle ambiental que devem ser rigorosamente seguidas durante a execução da atividade.
A Licença Ambiental não é apenas um documento, mas sim um ato administrativo, ou seja, uma decisão oficial do poder público. Essa decisão é tomada com base em análises criteriosas de estudos e relatórios técnicos, buscando garantir a proteção do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.
O processo é dividido em três fases: Licença Prévia (LP), Licença de Instalação (LI) e Licença de Operação (LO).
Se liga!!! O Licenciamento Ambiental é um procedimento administrativo que leva à emissão da Licença Ambiental.
A Licença Prévia (LP) é a primeira etapa do processo de Licenciamento Ambiental. Ela é concedida na fase preliminar do planejamento de um empreendimento ou atividade, antes mesmo do início da instalação ou operação.
A LP visa avaliar a viabilidade ambiental do empreendimento ou atividade e sua compatibilidade com os planos de uso do solo. Ela também define os requisitos básicos e as condicionantes que devem ser atendidos nas próximas fases do projeto.
A Licença Prévia (LP) possui validade mínima equivalente ao tempo necessário para a criação dos planos, programas e projetos do empreendimento ou atividade, com limite máximo de 5 anos.
A Licença de Instalação (LI) é a autorização oficial para iniciar a instalação de um empreendimento ou atividade. Ela garante que a instalação seja realizada de acordo com os planos, programas e projetos aprovados, incluindo as medidas de controle ambiental e outras condições estabelecidas.
A LI garante que os impactos ao meio ambiente sejam minimizados e que os padrões de qualidade ambiental sejam preservados.
A LI tem validade mínima equivalente ao tempo necessário para a instalação do empreendimento ou atividade, com limite máximo de 6 anos.
A Licença de Operação (LO) é a etapa que garante que um empreendimento ou atividade inicie suas operações. Ela funciona como uma autorização oficial, concedida após a rigorosa verificação do cumprimento de todas as etapas anteriores do licenciamento ambiental.
A LO pode ter validade mínima de 4 anos e máxima de 10 anos.
Se Liga!!! A renovação da LO deve ser requerida com antecedência mínima de 120 dias da expiração do seu prazo de validade. Caso o órgão ambiental não se manifeste até a data de expiração, o prazo de validade fica automaticamente prorrogado até a sua decisão.
A licença ambiental pode ser suspensa ou cancelada pelo órgão ambiental em caso de violação de suas condicionantes, omissão ou falsa informação na solicitação da licença, ou superveniência de graves riscos ambientais e de saúde.
Parte superior do formulário
Chegamos ao final do nosso artigo com um resumo sobre o tema Licenças Ambientais. Esperamos que as informações aqui sejam úteis para sua preparação.
Para uma preparação completa, focada no edital do CNU, invista nos cursos do Estratégia Concursos. Lá você encontrará aulas completas e detalhadas, com os melhores professores do mercado, de todos os tópicos exigidos no edital deste concurso.
Conheça também o Sistema de Questões do Estratégia. Afinal, a única maneira de consolidar o conteúdo de maneira satisfatória é através da resolução de questões.
Bons estudos a todos e até a próxima!
CNU – Concurso Nacional Unificado (Bloco 3 – Ambiental, Agrário e Biológicas) Conhecimentos Específicos – Eixo Temático 5 – Desenvolvimento Sustentável no Meio Rural – 2024 (Pós-Edital).
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!
Quer saber quais concursos abertos estão esperando por você nos próximos meses? São diversas oportunidades…
2025 já está quase aí! Já fez seus planos para o próximo ano? No mundo…
Foi divulgado o resultado preliminar da prova discursiva do concurso TRF 1 (Tribunal Regional Federal…
Foi publicado nesta terça-feira, 17 de dezembro, o resultado preliminar da prova discursiva do concurso…
Se você esperava, há anos, prestar concurso em algum órgão ou ministério federal, sua hora…
Conforme adiantamos exclusivamente, foi publicado o edital do concurso INSS para o cargo de Perito…