Veja aqui um resumo da Lei Orgânica da Assistência Social, na Lei 8.742/1993, para o concurso Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC).
Olá, pessoal! Tudo joia?
O edital do concurso do Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) foi publicado. São 50 vagas de Auxiliar e Analista, mais cadastro de reserva, com remuneração inicial de R$ 6.233,73 e R$ 8.040,06, respectivamente.
Dessa maneira, no artigo de hoje, iremos realizar um resumo da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), na Lei 8.742/1993, para o certame do MP-SC.
Vamos lá?
A assistência social é um direito do cidadão e um dever do Estado, sendo uma Política de Seguridade Social não contributiva, que provê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas.
Em outras palavras, a assistência social visa oferecer à população mais vulnerável o mínimo existencial, de modo a assegurar as necessidades básicas do indivíduo.
A assistência social foi regulamentada no Brasil apenas em 1993, pela Lei 8.742, a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), a qual será o nosso objeto de estudo neste artigo.
Segundo esta lei, a assistência social tem por objetivos:
Em relação ao enfrentamento da pobreza, a assistência social é realizada de forma integrada às políticas setoriais, garantindo mínimos sociais e provimento de condições para atender contingências sociais e promovendo a universalização dos direitos sociais.
As entidades e organizações de assistência social são aquelas sem fins lucrativos que, isolada ou cumulativamente, prestam atendimento e assessoramento aos beneficiários, bem como as que atuam na defesa e garantia de direitos.
Entidades de atendimento -> aquelas que concedem benefícios de prestação social básica ou especial, dirigidos às famílias e indivíduos em situações de vulnerabilidade ou risco social e pessoal.
Entidades de assessoramento -> voltados para o fortalecimento dos movimentos sociais e das organizações de usuários, formação e capacitação de lideranças.
Entidades de defesa e garantia de direitos -> defesa e efetivação dos direitos socioassistenciais, construção de novos direitos, promoção da cidadania, enfrentamento das desigualdades sociais.
A organização da assistência social é pautada basicamente em três diretrizes, sendo elas a descentralização político-administrativa para os Estados, o Distrito Federal e os Municípios; a participação da população na formulação das políticas; e a responsabilidade do Estado na condução da política de assistência social em cada esfera de governo.
Além disso, a assistência social é também regida por cinco princípios:
A gestão das ações na área de assistência social é organizada sob a forma de sistema descentralizado e participativo, como bem dispõe as suas diretrizes vistas acima.
Esse sistema é denominado de Sistema Único de Assistência Social (Suas), possuindo os objetivos de consolidar a gestão compartilhada; integrar a rede pública e privada de serviços de assistência social; definir os níveis de gestão; entre outros.
As ações ofertadas no âmbito do Suas têm por objetivo a proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice e, como base de organização, o território.
A SABER: A instância coordenadora da Política Nacional de Assistência Social é o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
A assistência social é organizada de acordo com dois tipos de proteção social, sendo elas a:
Além disso,o instrumento das proteções da assistência social que identifica e previne as situações de risco e vulnerabilidade social é avigilância socioassistencial.
IMPORTANTE:Vale ressaltar que o Crasé unidade pública municipal, de base territorial, enquanto que o Creas é unidade pública de abrangência e gestão municipal, estadual ou regional.
A Lei Orgânica da Assistência Social também trouxe a instituição do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), sendo ele um registro público eletrônico com a finalidade de coletar, processar, sistematizar e disseminar informações georreferenciadas para a identificação e a caracterização socioeconômica das famílias de baixa renda.
FIQUE ATENTO: Atualmente, a inscrição no CadÚnico é obrigatória para acesso a programas sociais do Governo Federal.
As ações das três esferas de governo na área de assistência social realizam-se de forma articulada.
As instâncias deliberativas do Suas, que são de caráter permanente e possuem composição paritária entre governo e sociedade civil, são
Os Conselhos de Assistência Social estão vinculados ao órgão gestor de assistência social, e são responsáveis por prover a infraestrutura necessária ao seu funcionamento, garantindo recursos materiais, humanos e financeiros, inclusive com despesas referentes a passagens e diárias de conselheiros representantes do governo ou da sociedade civil, quando estiverem no exercício de suas atribuições.
Em relação ao Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), ele é o órgão responsável pela coordenação da Política Nacional de Assistência Social.
Trata-se de um órgão superior de deliberação colegiada, vinculado à estrutura do órgão da Administração Pública Federal, cujos 18 membros, nomeados pelo Presidente da República, têm mandato de 2 anos, permitida uma única recondução por igual período.
Já os demais Conselhos serão instituídos, respectivamente, pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos Municípios, mediante lei específica.
Eles possuem competência para acompanhar a execução da política de assistência social, bem como para apreciar e aprovar a proposta orçamentária, em consonância com as diretrizes das conferências nacionais, estaduais, distrital e municipais, de acordo com seu âmbito de atuação.
Um dos mais importantes benefícios de Assistência Social é o Benefício de Prestação Continuada (BPC), o qual garante um salário-mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso com 65 anos ou mais, que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção nem de tê-la provida por sua família.
Os elegíveis para receber o BPC devem ter renda familiar mensal per capita igual ou inferior a 1/4 do salário-mínimo. Além disso, o BPC não pode ser acumulado pelo beneficiário com qualquer outro no âmbito da seguridade social ou de outro regime, salvo os da assistência médica e da pensão especial de natureza indenizatória.
PRAZO: O benefício de prestação continuada deve ser revisto a cada 2 anos,para avaliação da continuidade das condições que lhe deram origem.
Importante salientar ainda que a cessação do BPC concedido à pessoa com deficiência não impede nova concessão do benefício, desde que atendidos os requisitos definidos em regulamento.
Por fim, o benefício de prestação continuada será suspenso pelo órgão concedente quando a pessoa com deficiência exercer atividade remunerada, inclusive na condição de microempreendedor individual (MEI).
Contudo, vale ressaltar que a contratação de pessoa com deficiência como aprendiz não acarreta a suspensão do benefício de prestação continuada, limitado a 2 anos o recebimento concomitante da remuneração e do benefício.
Bom, Pessoal! Chegamos ao final do resumo da Lei Orgânica da Assistência Social, na Lei 8.742/1993, para o MP-SC.
Contudo, ressaltamos a importância da leitura da lei citada aqui, para a sua aprovação. Esse artigo é apenas uma análise mais simplificada dessa norma.
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Bons estudos a todos e até a próxima!
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