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ISS/SP – Matem./Estat./Rac. Lógico – 10 RECURSOS!

Caros alunos,

Ontem eu já havia levantado 7 possibilidades de recursos nesta prova. Revisitando as questões de Matemática/Estatística/Raciocínio Lógico, entendo que cabe recurso ainda nas seguintes questões, elevando o total para DEZ QUESTÕES:

Questão 36) Aqui há um erro de grafia na alternativa E, que é o gabarito (uso de vírgula no lugar de ponto). Acredito que um recurso nesta questão teria baixíssima chance de sucesso, mas fica a observação. Entendo que seja relevante apontar todas as falhas da banca, inclusive para passar a mensagem de que um concurso com a importância do ISS/SP precisa ser elaborado/conduzido com mais cuidado e rigor.

Questão 40) Aplicando a fórmula da regressão, obtemos Y = -0,3. Ocorre que Y foi definido pelo enunciado como sendo “despesa”. Não existe despesa negativa (na verdade, seria uma receita).

Questão 48) Para chegar no gabarito (e especialmente para preencher a terceira lacuna) é preciso assumir que quem vai investir no projeto é a Câmara de Vereadores. Neste caso, diante de mais de um projeto ela deve buscar o de maior TIR. Por outro lado, se a Câmara não for a investidora, faz sentido que ela busque a menor TIR. Exemplificando: imagine que a Câmara pretenda licitar a administração de um restaurante que funciona dentro do seu prédio. O vencedor da licitação deverá arcar com os custos da reforma do restaurante (reforma já orçada em 50 mil reais) e em seguida terá o direito de explorá-lo por 10 anos. Provavelmente a Câmara vai escolher o investidor que fixar o menor preço por quilograma na refeição (que provavelmente será o projeto com uma TIR baixa). Não me parece correto assumir que a Câmara é necessariamente a investidora, motivo pelo qual entendo que a questão deva ser anulada.

Seguem abaixo os demais recursos que eu já havia levantado:

Questão 34) O examinador queria a porcentagem de agentes cujo atendimento é “maior ou igual a 53 casas E menor OU igual a 62 casas”. Neste caso chegaríamos facilmente ao gabarito, que é 15/30 = 50%. Ocorre que estava escrito “maior ou igual a 53 casas OU menor E igual a 62 casas”. O que seria “menor E igual”? ANULAÇÃO!

Questão 41) Nessa questão o examinador exigiu conhecimentos sobre “teste de correlação cruzada”. Na minha visão trata-se de uma extrapolação do conteúdo do edital.

Questão 42) A fórmula mais conhecida para a amplitude semi-interquartílica é a metade da amplitude interquartílica, isto é, (Q3 – Q1) / 2. Esta fórmula utiliza o primeiro e o terceiro quartis, mas não usa a mediana.

Questão 44) Definindo os conjuntos “casa própria”, “curso superior” e “plano de saúde”, observamos um total de 150 pais usando os dados da tabela. Este número é maior do que os 120 presentes no início do enunciado, o que deixa a questão sem resposta.

Questão 46) O histograma nos dá um total de 3 + 2 + 2 + 2 + 1 = 10 frequências. Não vislumbro como obter 6,7% para a frequência relativa da altura 1,80m.

Questão 47) Trata-se de uma questão sobre divisão proporcional (grandezas inversamente proporcionais). No meu entendimento trata-se de uma evidente fuga do edital, que não cobrou razões e proporções. Seria um exagero dizer que isto está implícito no tema “Raciocínio Lógico”, ou na expressão “raciocínio matemático”. Como disse anteriormente, a redação do seu edital de Rac. Lógico é idêntica aquela observada em diversos concursos da FCC. Quando a FCC pretende cobrar proporções, ela menciona isso explicitamente. Veja um recente edital da FCC (Polícia Civil/BA/2014):

MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO: 1 Números inteiros e racionais: operações (adição, subtração,multiplicação, divisão, potenciação); expressões numéricas; múltiplos e divisores de números naturais; problemas. Frações e operações com frações. 2 Números e grandezas proporcionais: razões e proporções; divisão em partes proporcionais; regra de três; porcentagem e problemas. 3 Raciocínio lógico-matemático: Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas.

Questão 49) Para chegar no gabarito fornecido (240) é preciso assumir que temos APENAS 6 cores disponíveis (dentre elas o branco e o amarelo, obviamente), e que devem ser usadas cores DISTINTAS em cada secretaria. Nada disso foi afirmado.

É isso. Espero que a banca reconsidere essas questões. De qualquer forma, é um número muito grande de questões problemáticas, algo inadmissível para um concurso do porte do ISS/SP!

Saudações,

Prof. Arthur Lima

 

Coordenação

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