Confira neste artigo um resumo sobre o IPVA, disposto na Lei 6.348/91, para o concurso de Agente de Tributos Estaduais da SEFAZ BA.
Olá, pessoal! Como vocês estão?
O concurso da SEFAZ BA (Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia) está cada dia mais perto.
Estão sendo ofertadas 49 vagas, para três cargos de Agente de Tributos Estaduais, com remuneração inicial de até R$ 13.111,66.
Dessa maneira, estamos preparando diversos resumos sobre a Legislação Tributária Específica para este concurso, sendo que o artigo de hoje é sobre o IPVA, disposto na Lei 6.348/91, para a SEFAZ BA.
Você pode conferir no nosso blog o artigo sobre o ITCMD para a SEFAZ BA.
O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), devido anualmente, tem como fato gerador a propriedade de veículo automotor, de qualquer espécie.
Em regra, o fato gerador do imposto será considerado ocorrido em 1º de janeiro de cada exercício. Porém, há algumas exceções, uma vez que se considera ocorrido o fato gerador do IPVA:
Além disso, de acordo com a lei do IPVA, o imposto será devido quando o veículo for registrado no órgão competente com jurisdição neste Estado; ou quando for utilizado ou locado de forma não eventual no território deste Estado, quando registrado em órgão competente de outra unidade da Federação.
FIQUE ATENTO: Pode haver situações em que o veículo não estará sujeito a registro em órgão competente. Entretanto, o IPVA, ainda assim, será devido, no caso de o veículo ser utilizado de forma não eventual neste Estado.
A imunidade tributária diz respeito à limitação ao poder de tributar dos entes federativos. A Constituição Federal trouxe algumas situações em que não poderá haver a incidência de impostos. Algumas dessas situações foram replicadas na lei do IPVA, para a SEFAZ BA.
Desse modo, são imunes ao IPVA os veículos de propriedade:
FIQUE ATENTO: A imunidade prevista nas situações acima se restringe aos veículos relacionados com as finalidades da instituição ou delas decorrentes.
Importante salientar que as imunidades citadas terão eficácia imediata, ou seja, não é necessário regulamentação por atos normativos, diferentemente das isenções, como veremos adiante, que apenas serão reconhecidas conforme dispuser o regulamento específico.
Por sua vez, diferentemente das situações de imunidade analisadas acima, quando há isenção, é porque há o fato gerador do imposto e, consequentemente, a obrigação tributária. Porém, a administração pública, por meio de lei, decide por não cobrar o imposto do sujeito passivo, dispensando-o do pagamento.
Desse modo, são isentos do pagamento do IPVA na Bahia:
Vamos a um ponto importante agora. Caso alguém possua isenção ou imunidade, na hipótese de perda da condição que fundamentava o seu benefício tributário, o imposto será devido por duodécimo ou fração que falte para o término do exercício.
Supondo-se que haja a perda da isenção no mês de abril. Nesse caso, o imposto não será devido em relação aos meses de fruição da isenção, mas apenas em relação aos meses posteriores do exercício, tendo o interessado que recolhê-lo no prazo de 30 dias, a contar do recebimento da intimação, salvo nos casos de dolo, fraude ou simulação.
Assim, caso haja a constatação de que o requerente não preenchia, ou deixou de preencher, as condições exigidas para o gozo da imunidade ou isenção e
A base de cálculo de um imposto é o valor em que incidirá a alíquota do tributo, de modo a calcular a quantia a ser paga pelo contribuinte.
Em relação ao IPVA no estado da Bahia, ela dependerá do tipo e da condição do veículo.
Desse modo, a base de cálculo do IPVA será:
Alguns adendos são importantes, em relação à base de cálculo.
Caso o veículo seja novo, o IPVA será devido proporcionalmente ao número de meses restantes do exercício fiscal, calculado a partir do mês de sua aquisição.
Além disso, caso ocorra perda total do veículo, por sinistro, roubo, furto ou outro motivo que descaracterize sua propriedade, seu domínio ou sua posse, a base de cálculo corresponderá ao valor proporcional ao número de meses do ano em que o veículo permaneceu na sua propriedade, domínio ou posse.
As alíquotas do IPVA serão aplicadas sobre a base de cálculo do imposto, de modo a encontrar o valor a ser pago.
Desse modo, o IPVA no estado da Bahia terá as seguintes alíquotas:
FIQUE ATENTO: As alíquotas previstas para automóveis e utilitários serão aplicadas na hipótese de caminhão com capacidade de carga inferior a 2.000 kg, de acordo com o tipo de combustível utilizado.
Encerrando o nosso resumo sobre IPVA para a SEFAZ BA, vamos falar sobre os contribuintes e responsáveis.
O contribuinte do imposto é o proprietário do veículo, e somente ele.
Além disso, serão solidariamente responsáveis pelo pagamento do IPVA:
ADENDOS:
Na hipótese de o Poder Executivo estabelecer o pagamento parcelado do imposto, poderá ser concedido desconto, ao contribuinte, de até 20%, para recolhimento em cota única.
Além disso, não se exigirá o pagamento do imposto relativo a veículos usados, quando o total devido de cada exercício for inferior a R$ 50,00.
Pessoal! Chegamos ao final do nosso resumo sobre o IPVA, para a SEFAZ BA. Esperamos que tenham gostado.
Para a sua aprovação, é extremamente importante a leitura da lei citada aqui. Esse artigo é apenas uma análise mais simplificada dessa norma.
Caso queira se preparar para chegar competitivo nesta prova, invista nos cursos para a SEFAZ BA do Estratégia Concursos.
Lá você encontrará aulas completas e detalhadas, com os melhores professores do mercado, de todos os tópicos exigidos no edital deste concurso.
Conheça também o Sistema de Questões do Estratégia. Afinal, a única maneira de consolidar o conteúdo de maneira satisfatória é através da resolução de questões.
Bons estudos a todos!
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Borderline, pertencente ao tópico de…
Olá, tudo bem? Hoje falaremos um pouco sobre o Recurso de Apelação para o concurso…
Estão disponíveis os resultados finais das provas objetiva e discursiva do concurso Câmara de Ilhéus,…
O concurso público da Prefeitura de Conceição do Jacuípe, município do estado da Bahia, foi…
O concurso público da Prefeitura de Conceição do Jacuípe, município do estado da Bahia, foi…
Quer ficar por dentro das notícias de concursos público da área da Saúde? Neste resumo,…