A interrogação elaborativa é uma técnica de estudo conhecida de estudantes estrangeiros e cada vez mais se torna frequente no Brasil e em especial entre os concurseiros. Neste link, você consegue ler outra matéria que fiz sobre o tema com exemplos.
O fato é que a interrogação elaborativa ajuda o estudante a compreender diferentes nuances dos problemas apresentados pelos assuntos estudados e até a prever possíveis questões na prova do concurso público. Veja a seguir como aplicar a técnicas em sua rotina!
Como o nome já diz, é uma técnica pautada na capacidade de saber interrogar-se (fazer perguntas) que elaboram o conteúdo estudado (que desenvolvem-no na sua mente). O primeiro passo é estudar o conteúdo original sobre determinado assunto. O segundo passo é criar questionamentos para si próprio referente ao que aprendeu.
Em suma, o estudante utiliza certas perguntas para conseguir responder e levar a uma compreensão melhor do assunto estudado. Ajuda ainda na revisão, memorização, resolução de dúvidas, entre outras vantagens. Pode ser um instrumento de teste (exercício) ou de revisão.
Você pode criar os seus próprios questionamentos sobre a matéria estudada, mas em geral, é usada esta sequência de perguntas na interrogação elaborativa: O Quê (fato)? Quem (sujeito)? Quando (tempo)? Onde (local)? Como (modo)? Conclusão (final)? E outras questões mais específicas que deseja utilizar.
Vamos supor que você esteja estudando Direito Constitucional para um concurso público. E o assunto é “princípios fundamentais da Constituição Federal de 1988, para a construção de uma sociedade livre”.
O que são princípios fundamentais?
A quem eles se referem? A Constituição Federal de 1988 – considerada a Constituição cidadã
A quem a Constituição Federal de 1988 se refere? Objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil.
Quando? 1988
Conclusão? Os princípios fundamentais da Constituição Federal de 1988 referem-se aos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil.
Se na prova cair uma questão sobre isso, saberá que o seu objetivo é fundamentar a República Federativa do Brasil. Qualquer disciplina ou assunto pode passar por questões que ajudem a desenvolver a compreensão. Faça isso com os seus próximos assuntos a serem estudados e veja quais são os resultados.
Espero que tenha gostado. Por hoje era isso. Forte abraço e bons estudos!!!
Veja mais!
EMAIL: coach.thiagocabral@gmail.com
YOUTUBE: Coach Thiago Cabral
FACEBOOK: /coach.thiagocabral
INSTAGRAM: @coach.thiagocabral/
Quer ser meu coachee ou conhecer uma pouco mais a carreira de Auditor Fiscal? É só avisar a equipe do Estratégia quando fizer a matrícula! :)
Veja também: Quantas Horas Preciso Estudar Por Dia?
Veja também: Como Estudar Após a Públicação do Edital
Veja também: Quando e Como Estudar Por Resolução De Questões
Veja também: Ciclo de Estudos x Quadro de Horários: Qual A Melhor Forma De Estudar Para Concurso Público
Veja também: Técnicas De Memorização Poderosas No Estudo Para Concurso Público
Veja também: Os 9 Erros Mais Comuns De Quem Estuda Para Concursos Públicos
Gostou de saber mais sobre interrogação elaborativa para concursos públicos? Deixe um comentário a seguir e compartilhe esta matéria em suas redes sociais! Siga-me no Instagram e confira outras dicas!
Olá, tudo bem? Hoje responderemos ao questionamento sobre a constitucionalidade das emendas de redação e…
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Esquizotípica, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? As funções essenciais à justiça estarão em pauta hoje no nosso…
Confira quais são os hospitais de lotação! Iniciais de até R$ 17,9 mil! O edital…
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Evitativa, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? Hoje vamos falar sobre controle de constitucionalidade. Dada a proximidade da…