É de conhecimento público que o INSS tem enfrentando uma grave queda no número de pessoal em seu quadro nos últimos anos.
Os principais motivos são os servidores em condições de se aposentarem e, claro, a falta de concurso público para reposição de pessoal.
Há anos aguardando um novo certame, o INSS tem implementado medidas que visam amenizar a situação.
Conforme informações disponíveis no Ofício Nº 287/2022, você confere abaixo algumas das medidas adotadas pelo INSS.
Portal Meu INSS: é a base de um processo mais amplo cujo objetivo é facilitar a vida do cidadão de forma que tenha acesso aos benefícios e serviços do INSS sem precisar se deslocar e gastar com isso.
INSS Digital: consiste no programa de adoção e transformação dos processos em papel para o modo digital, tornando mais ágil a análise dos requerimentos com a distribuição dos processos de forma eletrônica de uma unidade para outra, promovendo melhor interação com os cidadãos.
Automatização de processos: a automatização da concessão e análise de benefícios visa a tomada de decisão célere baseada nas informações disponíveis nas bases de dados, bem como por meio dos dados informados pelo solicitante no ato do requerimento.
Canais alternativos de atendimento: para reforçar o atendimento à população, o INSS conta com 5 unidades móveis na Amazônia (PREVBARCO), 3 Centrais 135 de teleatendimento, além da assistente virtual do Meu INSS “Helô”.
Centrais de Análise: desde agosto de 2019, o INSS vem investindo na melhoria dos processos de trabalho das centrais de análise em busca de maior produtividade e maior volume de processos despachados mensalmente.
Teletrabalho: regulamentar no âmbito da Autarquia o regime de teletrabalho permitiu a realização do trabalho de modo estruturado e abrangente, tanto na forma de home-office como semipresencial.
Contratação de Temporários: Chamamento Público e Processo Seletivo Simplificado que autorizou, diante da necessidade temporária de excepcional interesse público, a contratação por tempo determinado.
Captação de pessoal de outros órgãos: outra medida tomada pela autarquia, buscando a maior efetividade nas entregas de serviços previdenciários, foi a captação de pessoal de outros órgãos, como da INFRAERO, DATAPREV e VALEC.
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