Hoje o artigo é bastante pragmático, pessoal.
Preciso que aprendam 2 conceitos fundamentais para seus estudos:
INPUT consiste em colocar as informações dentro da cabeça. São exemplos de INPUT ler seu material em PDF/livro e assistir às videoaulas.
Quando resolvemos questões, fazemos OUTPUT de dados. O que aprendemos é colocado no papel. Agora vem o puxão de orelha: Você precisa aproveitar as questões para também fazer INPUT! Siiiim! Quando você faz questões e apenas as corrige (ou seja, não estuda os erros), foca apenas no OUTPUT. De forma bem direta, você não aprende nada novo. Apenas reforça e automatiza as informações que já tinha. Isso é muito legal, mas não é suficiente.
COMO ESTUDAR OS ERROS
Sempre peço para meus coachees fazerem o CADERNO DE ERROS. Atenção que agora eu estou passando o “bizu dos bizus”, hein!
Depois que resolver uma bateria de questões e corrigi-las, volte ao que errou (e também às questões que acertou parte pelo conhecimento e parte por um empurrãozinho da sorte). Estude-as. Leia os comentários dos professores. Em seguida, monte o caderno de erros.
OPÇÃO 1
OPÇÃO 2
Outra forma de montar o caderno de erros é marcando no PDF impresso todos as questões complexas e densas de informação e grifando os comentários como você grifa a teoria. Assim, poderá voltar nelas e revisar rapidamente perto da sua prova.
Eu gosto mais de primeira opção. O caderno de erros no word será, ao final do estudo de todo o curso em PDF, um verdadeiro mapa das suas deficiências naquela disciplina. Mais assertivo e pessoal não dá para ficar (já que o caderno de erros de um candidato nunca será idêntico ao do outro). Se você usar a opção 2, sua lista de deficiências estará pulverizada em muitas páginas, dificultando a memorização.
E o que fazer com o caderno depois de montado? 15 dias antes da sua prova reserve um tempinho diariamente para ler o caderno. Notará seu % de acerto subir velozmente, junto com sua confiança.
QUANTIDADE DE INPUT E OUTPUT: O EQUILÍBRIO NECESSÁRIO
Quando mais novato na disciplina, maior deve ser o INPUT. Afinal, como fará questões de temas que não conhece? Notará que gastará cerca de 80% do seu tempo com INPUT. O desafio aqui é reter.
Já para quem está na fase de manutenção em uma matéria (em outras palavras, está só revisando), o % se inverte: 80% de OUTPUT e 20% de INPUT. Isso ocorre porque nessa fase o desafio não é reter. Isso você já fez. O grande fator complicador é manter tudo aceso na mente. O OUTPUT resolve esse problema.
Obs: Os valores apresentados são uma média, ok?
“Então porque não só fazer OUTPUT na reta final”?
No artigo de terça que vem continuaremos esse papo abordando estudo ativo e passivo, ok?
Abs
Gabi
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AVISOS:
1 – Toda TERÇA e QUINTA posto artigos sobre Coaching (inteligência emocional para concursos e/ou técnicas de estudo).
2 – Quem já me segue há bastante tempo: Meus artigos antigos serão colocados no site semanalmente. Alternarei artigos novos e antigos.
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Ver comentários
Como sempre, excelente artigo! Obrigada por compartilhar!
Eu é que agradeço, Tamyres. Fico feliz em ajudar!
Bons estudos
Gabi
Muito bom!! Sao tecnicas assim na pratica que precisamos nos artigos dos coachs.
To aguardando também a parte 2 do ensino de ingles que vc postou em um de seus artigos aqui.
Obrigado mais uma vez, Gabriela!
Que bom que gostou, Ivor. Gosto de mesclar artigos sobre inteligência emocional com artigos mais diretos, como o de hoje.
Sobre o artigo de Inglês, como não estou no PDF, eles ficaram a cargo das professoras de Inglês do site. Por isso não pude dar continuidade.
Abs
Gabi
Partiu Word! Ótima dica.
Carmary, coloque a dica em prática e depois passe para me dizer como funcionou para você, ok?
Abs
Gabi
Adorei, Gabi!!
Como sempre muito prestativa em nos ajudar.
Que bom que gostou, Mônica! Tenho certeza que as dicas de hoje vão ajudar muito nos seus estudos!
Abs
Gabi
Obrigada! já pratico a opção 2, mas vejo que a 1 é mais interessante!
Pois é, Evelyn! A opção 1 torna a retenção melhor por representar uma quantidade menor de páginas, com a informação concentrada em vez de pulverizada.
Depois me conta se gostou mais da opção 1 na prática, ok?
Bons estudos
Gabi
Gabriela, é possível dar um pequeno exemplo de como fazer na prática?
Oi, Fellipe. Beleza? Você quer um exemplo do caderno de erros ou do equilíbrio input/output?
Abs
Gabi
Acho que respondi sua dúvida na pergunta da Joyce, Fellipe.
Gabriela, você poderia dar um exemplo de como fazer o equilíbrio input/output na prática?
Muito obrigada pela atenção.
Oi, Joyce, Beleza? Vamos ao exemplo pedido:
ALUNO INICIANTE EM DIREITO ADMINISTRATIVO
- Crie um ciclo de estudos e veja a disciplina algumas vezes na semana.
- Comece seu estudo com a leitura do PDF (input) da aula zero do curso. Em regra, você usará vários horários de estudo de D. Adm no seu cronograma para matar 1 PDF.
- Quando terminar de ler e grifar toda a aula, faça várias questões sobre a aula estudada (output).
- Estude todas as questões que errar lendo os comentários do professor (input) e criando seu caderno de erros (output).
--> Notará que o tempo gasto com input será maior do que o gasto com output.
ALUNO AVANÇADO EM DIREITO ADMINISTRATIVO (fase de manutenção):
- Revise com frequência lendo os grifos, a lei seca e o caderno de erros (input). As revisões são rápidas, pois não haverá novidade.
- Faça muuuuitas questões (output) e estude o que errar (input). Notará que errará menos do que antes (o que diminui a quantidade de input).
--> O tempo de leitura necessário tende a ser menor do que o dedicado à resolução de questões. Os momentos de input serão mais para lembrar do que você já aprendeu e não tanto mais para colocar dados novos na mente.
Clareou, Joyce?
Abs
Gabi
Parabéns pela matéria professora.
Sempre fiz input e output, mas a idéia do caderno é brilhante.
Muito obrigado.
Oi, Rodrigo. Que bom que gostou da ideia do caderno. Ele fez a maior diferença do mundo para mim nos tempos árduos de concurseira. Depois passe para me contar da evolução após implantação dessa técnica.
Abs e bons estudos
Gabi
Oi Gabriela, desculpe, não especifiquei exatamente a dúvida. Na verdade, não entendi bem a parte em que é dito para não colocar a questão inteira. É possível um exemplo? Muito obrigado pela atenção! =D
Oi, Fellipe. Siga as regras abaixo:
1 - Não coloque no caderno de erros o comando da questão. Coloque apenas a assertiva.
2 - Se for V ou F (estilo Cespe), cole a assertiva (se ela for falsa, transforme-a em verdadeira ao colocar no caderno. Ali não deve constar assertiva errada para que você não corra o risco de memorizar algo falso achando que é certo).
3 - Se for questão de múltipla escolha, coloque apenas as assertivas complexas (não as 5 alternativas).
Ajudou assim? Se restou dúvida, poste novamente, ok?
Abs
Gabi
No caso de quem nunca estudou matérias de direito e especificamente sobre a leitura da Lei Seca, devo fazê-la desde o início do estudo ou é melhor primeiro ver todo o conteúdo teórico para aí sim iniciá-la?
Oi, Murilo! Sou partidária de estudar lei seca desde o princípio. Siga o PDF e reserve os 15 min de estudo finais de sua disciplina para fazer essa leitura da letra da lei correspondente ao que viu no PDF.
Abs
Gabi