Concursos Públicos

Como iniciar os estudos para o TCE ES

Aprenda como iniciar sua preparação para o TCE ES

Com a recente definição da banca examinadora, a FGV, o concurso do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE ES) pode sair a qualquer momento e nada mais justo que você saiba de antemão como iniciar seus estudos para este certame. Espera-se inclusive que o edital de abertura deste certame possa ser publicado o mais breve possível, uma vez que todos os trâmites que antecedem a sua divulgação já foram cumpridos.

Assim, quem tem intenção de se preparar para a área de controle deve sem dúvidas começar pelo caminho certo. Isso porque são incontáveis os depoimentos de concurseiros relatando o quanto erraram durante sua trajetória até que finalmente passassem a estudar de forma correta. Mas adivinha só, você não precisa passar por isso, porque já vamos te ensinar como acertar desde o início em detalhes aqui neste artigo.

Portanto, contem conosco ao longo deste artigo em que apresentaremos o modo como você deve iniciar os estudos para os Tribunais de Contas, em especial o TCE ES, mas também quais estratégias e ferramentas serão fundamentais para sua trajetória. Também abordaremos as informações do último concurso e as etapas exigidas naquela ocasião. Vamos lá!

  • TCE ES – Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo
  • Status: banca definida
  • Banca: FGV
  • Vagas: 21 + CR
  • Salário inicial: R$ 13.700,86 e R$ 33.689,11
  • Edital: Edital TCE ES 2012
Fachada do edifício do TCE ES

Concurso TCE ES: Último concurso

O último concurso TCE ES foi realizado há dez anos, isto é, em 2012, com 32 vagas para o cargo de Auditor de Controle Externo. A organização ficou por conta do CESPE.

As especialidades ofertadas foram para Auditoria Governamental, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Civil e Informática.

Etapas do concurso

As etapas foram as seguintes: Provas Objetivas, Discursiva e Avaliação de Títulos.

As Provas Objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, valeram um total de 180,00 pontos.

Foi reprovado nesta etapa e eliminado do concurso público, o candidato que se enquadrou em pelo menos um dos itens a seguir:

a) obteve nota inferior a 18,00 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Básicos P1;

b) obteve nota inferior a 27,00 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Específicos P2;

c) obteve nota inferior a 55,00 pontos no conjunto das provas objetivas.

Ciclo Básico área de Controle

Quem tem pretensão de estudar para um certame da área de Controle deve começar seus estudos com o chamado núcleo básico desta área, isto é, as disciplinas que estão presentes na maioria dos concursos de Tribunais de Contas.

  A ideia aqui é se fortalecer nas disciplinas mais comuns, que servem muitas vezes de base para outras, como é o caso de Direito Constitucional e administrativo. E a melhor forma de fazer isso é criando um ciclo de estudos de modo a estudar este punhado de disciplinas em sequência. Há inúmeros artigos aqui no Estratégia explicando por que o ciclo de estudos é uma das abordagens mais eficazes, mas elencaremos os pontos principais abaixo:

  •       Método flexível
  •       Definição do que deve ser estudado
  •       Andamento conjunto de diversas disciplinas
  •       Método que favorece a memorização

Como iniciar os estudos para o TCE ES

Como no último concurso tivemos diversas áreas de especialidade, escolheremos uma delas para demonstrar como podemos iniciar nossos estudos para o TCE ES através de um ciclo de estudos. Iremos utilizar o cargo de Auditor de Controle Externo – Área: Auditoria Governamental, uma vez que ele possui matérias bem representativas dos concursos de Tribunais de Contas, especialmente aqueles com formação aberta. Inclusive, já que tocamos no assunto, vamos fazer algumas considerações sobre este ponto.

Se você tem pretensão de estudar não apenas para o TCE ES, mas para outras oportunidades da área de controle, é bom ficar atento a algumas particularidades dos concursos que exigem formação específica, como foi o caso do último concurso.

Se você conferiu o último edital que disponibilizamos acima, você deve ter percebido que Contabilidade Geral foi cobrada apenas na própria área de Ciências Contábeis e é isso mesmo que costuma acontecer em vários concursos que são divididos por área de especialidade, porém mantenha em mente que isso não ocorre em todos. No edital do TCM SP, por exemplo, apesar de ser dividido por área específica, Contabilidade Geral esteve presente para todos os cargos de nível superior.

Além de que em outros certames da área de Controle com cargos que não exigem formação específica, como foi o caso do TCE PE e TCE PB, também houve cobrança de Contabilidade Geral.

 Isso quer dizer o seguinte: se você tem intenção de fazer outros concursos da área de controle que não apenas o TCE ES, pode ser interessante estudar Contabilidade Geral já em seu ciclo básico, por ser uma disciplina muito comum e de alta complexidade, de modo que seria muito difícil dominá-la tão somente durante um pós-edital. Porém, como o edital está iminente, é mais seguro deixar a contabilidade de lado, ao menos por enquanto.

Dito tudo isso, vamos abordar por quais matérias você pode começar a estudar para Tribunais de Contas em sua preparação para o TCE ES, tendo em vista as disciplinas de Auditor de Controle Externo – Área: Auditoria Governamental do concurso do TCE ES:

  •       Português
  •       Direito Constitucional
  •       Direito Administrativo
  •       Administração Financeira e Orçamentária
  •       Raciocínio Lógico Matemático
  •       Matemática Financeira
  •       Auditoria Governamental

À medida que for avançando nesses conteúdos e estiver perto de finalizar alguma disciplina, pode ir inserindo outras matérias, como Administração Pública e Contabilidade Governamental.

Para esclarecimento, essas disciplinas entram no ciclo básico justamente por serem matérias comuns de serem encontradas nos conhecimentos gerais de provas de Tribunais de Contas. Uma coisa que você pode estar se perguntando é por que então não inserimos Controle Externo, que está presente na maioria dos concursos de Tribunais de Contas.

 A razão disso é que Controle Externo é uma disciplina muito tranquila de ser estudada, tanto em termos de conteúdo quanto volume de aulas. Além de que você se beneficiará primeiro de um contato anterior com Direito Constitucional antes de entrar nos conhecimentos dessa disciplina.

Dito isso, essas matérias devem ser estudadas em alternância, por cerca de 1:30 em média, até chegar próximo de completar seu conteúdo, momento em que você poderá adicionar outras disciplinas, como Auditoria e Contabilidade Pública. Contudo, é sempre importante assegurar que você está construindo uma base sólida, por isso fique muito atento ao seu desempenho.

Note que a vantagem de estudar Contabilidade Pública em um segundo momento reside no fato de que você terá oportunidade de revisar alguns assuntos em comum presentes também na disciplina de Administração Financeira e Orçamentária.

Pilares da preparação – Teoria, revisão e questões

O estudo para concursos é feito de forma gradual, passando pelo estudo da teoria, revisão e realização de questões. Nesta linha, quando se é um aluno iniciante, a maior parte de nossa preparação será focada em teoria, afinal, não há como revisar o que ainda não se estudou e também nem é recomendado, na maioria dos casos, fazer questões sobre um assunto que você desconhece. Tente sempre fazer algumas questões logo após uma sessão de estudos, além de reservar alguns turnos de seu ciclo para fazer baterias de questões.

Revisão

Não queira ser mais um concurseiro que espera seis meses até fazer a primeira revisão, mantenha em mente que ela deve ser feita desde o começo de seus estudos. Como há sempre muitas dúvidas envolvidas neste tema, trazemos duas sugestões de revisões eficazes para usar em sua preparação.

Revisão de 24/7/30 – Essa revisão é a clássica revisão de 24 horas, 7 dias e 30 dias. Basicamente ela consiste em definir três momentos de revisão: uma revisão que acontece 24 horas após o estudo de uma determinada aula, uma segunda 7 dias depois e, finalmente, uma terceira após 30 dias. Lembre-se de que revisar não significa estudar novamente, por isso separe algo em torno de 10 a 15 minutos para rememorar os principais pontos.

Revisão guiada pelo ciclo – A revisão guiada pelo ciclo consiste em revisar as duas aulas imediatamente anteriores antes de partir para a próxima aula. Então basicamente você estudará, por exemplo, a aula 00, em seguida a aula 01 e antes de estudar a aula 02 irá revisitar as aulas 00 e 01 para fazer uma revisão e assim por diante. Lembrando que não se trata de uma revisão acumulada de tudo estudado anteriormente, mas apenas das últimas duas aulas, o que proporciona um senso de gradualidade à sua revisão.

Banca examinadora

Como a banca examinadora já foi definida, é interessante já iniciar seus estudos para o TCE ES fazendo questões predominantemente da banca FGV. Caso em um determinado assunto não haja tantas questões desta banca, vale inserir questões da FCC, Cebraspe e Vunesp.

Trilha Estratégica

Se você não quer se preocupar em fazer você mesmo seu planejamento, a opção mais fácil e segura é seguir a Trilha Estratégica, um guia em PDF montado por um Coach especializado em sua área que irá orientá-lo sobre quais matérias estudar, quais adicionar em seguida, quanto tempo dedicar a cada uma e etc. Assim, o aluno consegue focar eminentemente no estudo propriamente dito enquanto seu planejamento e organização de estudos são montados por especialistas com experiência de sobra em concursos.

Finalizando – como iniciar os estudos para Tribunais de Contas

Então é isso, pessoal.

Comecem de vez sua preparação para o TCE ES e fiquem atentos a outras oportunidades da área de controle. Toda jornada tem um começo e todos aqueles hoje nomeados também tiveram que dar o primeiro passo. Por isso, comprometa-se a sua meta e tente vencer um dia de cada vez. Respeite as etapas do processo e tenha paciência que, mais cedo ou mais tarde, seus resultados vão começar a aparecer.

Professor: Diogo Matias

Instagram: @oprimoconcursado

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos abertos

Concursos 2023

Diogo Matias das Neves

Posts recentes

Seja aprovado no Exame CFC 2024.2! Revisão de Véspera!

A edição 2024.2 do Exame CFC está chegando e muitos bacharéis ou estudantes do último…

7 horas atrás

Resumo da semana: concursos abertos e previstos de 2024!

No Resumo da Semana você encontra diversas informações sobre concursos públicos previstos e editais publicados!…

11 horas atrás

Concurso INSA: são 19 vagas + CR; até R$ 14,2 mil!

O edital do concurso do Instituto Nacional do Semiárido (INSA) foi publicado com oferta de 19…

12 horas atrás

Concurso PC AL: novo edital em pauta! Confira!

Está em pauta a realização de um novo concurso PC AL (Polícia Civil de Alagoas)…

12 horas atrás

Concurso PC ES: 1.000 vagas para Oficial Investigador!

Autorização de novo edital iminente! O próximo concurso PC ES (Polícia Civil do Espírito Santo)…

13 horas atrás

PC ES: autorização para Oficial Investigador iminente!

Salário inicial de R$ 7,8 mil! Atenção, corujas: a autorização para realização de um novo…

13 horas atrás