Bom dia, boa tarde, boa noite, boa madrugada…não sei a hora que você está me “lendo”, mas o importante é que você está me “lendo”.
Nesse nosso “Bate-papo”, vamos falar sobre a prova de INGLÊS da EEAR 2018 que corrigimos aqui no Estratégia.
Pois bem, a prova aconteceu e a galera conseguiu perceber onde errou, onde acertou, quais os pontos fracos e fortes…enfim,…
Com relação à prova de inglês podemos dizer que a prova exigiu conhecimento do currículo do nível médio. Não houve nenhum questão polêmica (pelo menos, a profa Ena e eu não vimos nada que fosse passível de recurso).
Lembrando que Inglês faz parte do conceito de linguagem, é fundamental que o (a) candidato (a) tenha bom conhecimento, não somente para fazer a prova, mas também no desempenho de suas funções depois de passar pelo concurso. As Forças Armadas utilizam muitos equipamentos importados e seus manuais são TODOS EM inglês (eu mesmo preparei mecânicos de avião de empresas comerciais a se prepararem para o exame de certificação da FAA americana…e todo material que a gente utilizava era em inglês (e na EEAR não será diferente).
Na 6feira e sábados anteriores à prova, eu mencionei, 2 tópicos teriam grande chance de serem cobrados, a saber (namely):
a) Tempos Verbais
b) Marcadosres Discursivos (apesar de não ter usado esse termos, eu falei que palavras do tipo “however”, “althought”, etc estariam presentes e que era recomendável estudá-las. Aqui incluo advérbios, adjetivos e similares.).
Pois bem, com relação a Tempos Verbais foram 8 questões e de Marcadores Discursivos foram 5…ou seja, de 24 questões 13 estavam nessas categorias. Salvo engano, somente (only / just) 3 questões exigiam a leitura completa do texto.
A prova para EEAR é clara em mostrar que ela está avaliando a capacidade de o (a) candidato (a) saber ler e compreender textos básicos-intermediários e que mostrem o domínio das regras básicas apresentadas nos cursos de ensino médio. Foi exigido, também, o conhecimento de vocabulário e não tinha como ser diferente, Sendo assim, a recomendação é de que, se você não for aprovado nessa prova, já comece o mais breve possível (as soon as possible) a se preparar para a próxima prova. Não deixe inglês para o final porque você não terá tempo de memorizar muitas palavras e regras gramaticais em um curto espaço de tempo, o ideal é estudar pouco volume de matéria todos os dias e, assim, dar tempo para seu cérebro reter todo o conteúdo. Lembre-se: nosso cérebro não consegue transformar 2 horas de informação em 2h de conhecimento. É muito mais eficiente estudar essas 2h divididas em 4 períodos de 30 minutos a cada 2 dias, pois dessa forma seus cérebro se acostumará com o inglês e não ficará sobrecarregados (sem falar, que você poderá se dedicar às outras matérias…mas, é sempre muito mais eficiente estudar menos conteúdo por vez durante um espaço de tempo mais longo, ou seja, é melhor estudar 1h de cada matéria por dia durante 6-8 meses, do que estudar 3h por dia cada matéria em 2-3 meses, pois dificilmente seu cérebro vai reter tudo em espaço de tempo mais curto…isso já foi provado pela neurociência: estudar menos por mais tempo.
Minhas recomendações (recommendations) para quem vai se preparar para a próxima prova é:
1. Como eu disse no final do último comentário: estude menos por dia, mas por mais tempo…você vai aprender mais e não vai ficar sobrecarregado;
2. Pontos gramaticais mais cobrados são:
a) Tempos Verbais
b) Verbos Modais
c) Adjetivos (regras de comparativos de superioridade e inferioridade, bem como superlativos);
d) Marcadores Discursivos e similares > palavras do tipo “however” (entretanto, contudo, todavia), “although” (embora)…tais palavras podem não ser questionadas diretamente, mas estão sempre presentes nos textos e nas alternativas, ou seja, se você não souber o que elas significam, você não entende a ideia do texto.
e) Pronomes
f) Expressões do tipo “Despite/In spite of” (apesar de), “Instead of/ rather than” (em vez de; ao invés de”. (em inhas videoaulas eu enfatizo muito essas expressões);
g) Vocabulário em geral. Para isso, sugiro que você baixa as últimas 6-8 provas e faça um estudo completo do que já foi solicitado. Dessa forma, você já terá uma excelente noção de como a banca “pensa e age”.
3. Em suma: fazer uma preparação planejada, disciplinada e consciente. Não adianta sair estudando sem direcionamento. E garanto que o material e videoaulas que nós, professores do Estratégia Militar, desenvolvemos traz tudo que você precisa para sua aprovação.
Palavras finais: com relação a inglês, ou seja, uma língua estrangeira, reitero o que eu já disse anteriormente: comece a se preparar com muita antecedência para que seu cérebro chegue na prova acostumado ao idioma. Já vi muitos (as) candidatos (as) chegarem na hra da prova e lembrarem que viram as palavras da prova, mas não lembravam o que elas significavam, ou seja, não adiantou nada estudar muito em cima da hora, pois o cérebro lembrava que já tinha visto as palavras, mas não lembrava dos significados.
Acompanhem nossos pdf e as aulas, tenho certeza que na próxima prova você estará na lista de aprovados…e não esquece de chamar a gente para o churrasco de comemoração rssss
Conte conosco…
…sem nunca perder a noção da realidade.
Prof. Roberto Witte e Profa Ena Smith
Neste domingo, 24 de novembro, foram aplicadas as provas do Exame de Suficiência (CFC 2024.2).…
Aconteceram neste domingo, dia 24 de novembro, as provas do Exame de Suficiência 2024.2 (CFC).…
Olá, amigos. Neste artigo nós estudaremos tudo o que há de mais importante sobre o…
Neste artigo você encontrará um resumo da modalidade de documento Relatório Multiprofissional para o Concurso…
Atenção, corujas: o Estratégia Concursos terá o simulado final STJ para os cargos de analista…
Atenção, corujas: o Estratégia Concursos terá o simulado especial TRT PE para os cargos de…