PROF. ROBERTO WITTE!
Bom dia, boa tarde, boa noite, boa madrugada…não sei a hora que você está me “lendo”, mas o importante é que você está me “lendo”.
NÃO SE DEIXE ENGANAR PELAS APARÊNCIAS
Bom, em nosso curso e nas minhas videoaulas, eu deixo bem claro que existem alguns comportamentos que podem ser adotados pelos elaboradores das provas. A seguir, mostrarei alguns deles. Pois bem, existem algumas frases que parecem complicadas, entretanto se lembrarmos que em uma lista de verbos temos suas formas mais usuais, nós veremos que tais frases “complicadas” são muito mais simples do que imaginávamos. Em muitas questões, o examinador coloca alternativas que expressam a mesma idéia, porém, com palavras totalmente diferentes. Vejamos o exemplo a seguir, extraído de uma prova oficial.
Observe:
ACCORDING TO THE TEXT, THE MINISTRY OF EXTERNAL RELATIONS…
a) does not support the Pluriannual Plan.
b) should have supported the Pluriannual Plan.
c) plays a major role in the Pluriannual Plan.
d) devised the concept of the FTAA.
e) might not participate in the Pluriannual Plan.
As alternativas “a” e “b” são traduzidas, respectivamente como:
a. não apoia o Plano Plurianual
b. deveria ter apoiado o Plano Plurianual
Ora, se o (a) candidato (a) prestar atenção na hora de ler as alternativas, ele (a) perceberá que as duas respostas dizem a mesma coisa com palavras diferentes.
A alternativa a) é clara quando diz que “não apóia o Plano Plurianual” enquanto, na alternativa b), quando é dito que “deveria apoiar” (ou seja, deveria apoiar, mas …), fica implícito que não apoiou. Dada essa situação, você já pode excluir as 2 alternativas, pois ambas dizem a mesma coisa. Se ambas dizem a mesma coisa, elas não podem ser a resposta correta, pois não podemos ter 2 respostas certas.
Perceba que, mesmo sem ler o texto, já eliminamos 2 das 5 alternativas. Dessa forma, fechamos o cerco para “encurralar” a resposta certa e “matar” a questão.
ITENS QUE TÊM A MESMA IDEIA COM PALAVRAS DIFERENTES
Já ocorreu, em provas anteriores, de duas ou três alternativas apresentarem a mesma ideia. Veja o exemplo a seguir, extraído de uma prova anterior:
Pergunta:
“Concerning the present tax brackets for individuals, the text mentions the fact that…” (No que tange às atuais faixas de incidência tributária para pessoas físicas, o texto menciona o fato que… )
a) They would not be altered (Elas não seriam alteradas)
b) No change would be implemented (Nenhuma mudança seria implantada)
c) They would be decreased (Elas seriam reduzidas)
d) No modification would be required. (Nenhuma modificação seria exigida)
e) They would have to be increased. (Elas teriam de ser aumentadas)
Perceba que os itens a , b e d dizem a mesma coisa, porém com palavras diferentes. Isso é feito para testar se os (as) candidatos (as) possuem conhecimento, neste caso, de vocabulário básico. Pois bem, se esses 3 itens querem dizer a mesma coisa, então, nenhuma dessas alternativas está correta, já que não poderíamos ter 3 respostas corretas.
Por isso, ao ler as alternativas das questões, identifique se existem “fenômenos” estranhos nas alternativas. Perceba que as alternativas a) e d) dizem PRATICAMENTE a mesma coisa (mas ditas com palavras diferentes).
Em outras palavras: se uma delas estivesse certa, a outra não estaria errada e a questão seria anulada…simples assim.
…conte conosco……sem nunca perder a noção da realidade.
Prof. Roberto Witte e Profa Ena Smith
No estado de Minas Gerais, o concurso Santana de Pirapama oferta 118 vagas, além de formação…
Quem estuda para concursos públicos sabe que, com a correria do dia a dia, às…
Você que vai participar do concurso Polícia Penal RJ (Secretaria de Administração Penitenciária do Estado…
A Prefeitura de Carangola, em Minas Gerais, está com concurso público na praça, organizado pela…
Está oficialmente finalizado o concurso público da Secretaria Municipal de Fazenda de Belo Horizonte (ISS BH). Com a…
Atenção, corujas! Os candidatos com situação alterada no Concurso Nacional Unificado (CNU) poderão verificar atualizações…