PROF. ROBERTO WITTE!
Bom dia, boa tarde, boa noite, boa madrugada…não sei a hora que você está me “lendo”, mas o importante é que você está me “lendo”.
Uma das minhas características, de vida inclusive, é tentar simplificar a chegada a um resultado. E para isso, tenho estudado minuciosamente as provas aplicadas em concursos públicos. Sendo assim, a seguir, você terá duas questões para você responder sem conhecer teor do texto. O que vou mostrar aqui não é garantia de acertar em 100% dos casos, mas ajudará você a desenvolver destreza e raciocínio lógico para entender como funciona a mente “maquiavélica” dos elaboradores de questões de provas de inglês e, quando necessário, aumentar suas chances de acerto quando você precisar “chutar” na prova.
Vamos lá?
1. In paragraph 3, the author notes that the present tax-free personal allowance would …
a) remain unchanged.
b) be cut.
c) rise.
d) be abolished.
e) be phased out.
2. The expression “flat rate” (line 5) means a system that …
a) is differentiated according to income
b) is considerably lower than expected
c) does not include any steep slopes
d) is the same for all income taxpayers
e) includes several other payroll charges
Talvez você se sinta muito desconfortável em responder questões sem conhecer o conteúdo do texto, mas desenvolver essa capacidade pode salvar uma ou outra questão e colocar você dentro da lista de aprovados, né? Pois bem, preste muita atenção nos próximos comentários, tenho certeza que você vai aprender muitos macetes.
Vamos lá…
Gabarito e comentários
Question 1
Alternativa correta c)
Vamos traduzir a questão e as alternativas.
Questão:
“No parágrafo 3, o autor cita que a atual faixa de renda isenta de imposto iria…”.
E as alternativas são:
a) remain unchanged (permanecer inalterada)
b) be cut (ser cortada)
c) rise (elevar)
d) be abolished (ser abolida)
e) be phased out (ser retirada)
Tenho certeza que a esmagadora maioria das pessoas não sabia o que “tax–free personal allowance” significava e ficou desesperado na hora de responder a questão.
Não saber o que uma determinada palavra significa, não é sinônimo de questão perdida. Vou confessar uma coisa: quando eu li a questão, eu não tinha a menor ideia do que “tax–free personal allowance” significava. E mesmo assim, acertei a questão sem nem ler o texto. Vamos ver qual a tática para isso.
Vamos analisar as alternativas.
As alternativas “b”, “d” e “e” dizem a mesma coisa e, sendo assim, não podem ser as respostas corretas.
“Sobraram” as alternativas “a” e “c”.
Pois bem, minha recomendação é que você, na hora da prova, “dê um pulo” no parágrafo 3 e veja o que está escrito lá. Pense bem, você já descartou 60% das alternativas antes de ler o texto.
Mas, vamos supor que você não tem tempo para ler o trecho do texto e precisa escolher umas das 2 alternativas restantes. Qual você responderia?
Minha recomendação é que você escolha uma alternativa que traga uma informação oposta às alternativas “b”, “d” e “e”.
DICA DE CHUTE: nas questões de provas de concursos, existem muitas alternativas que trazem informações opostas. As alternativas “b”, “d” e “e” dizem que o “tax–free personal allowance” foi eliminado, ao passo que a alternativa “c” diz que ele se elevou. Ora, ser eliminado significa ser reduzido a zero, ou simplesmente reduzido. E reduzido é o oposto de elevado.
Você poderia me questionar: mas, Prof. Roberto, quem me garante que a alternativa “a” não é a correta?” Minha resposta: ninguém garante. Mas, desde 1994, quando comecei a dar aulas para concursos, esse comportamento tem se mostrado em 99,9999% dos casos. Existe uma ou outra exceção, lógico, mas em caso de emergência, você precisará de um critério para chutar e eu estou te dando uma dica que tem funcionado há muito tempo: caso você não tenha tempo de ler o texto e perceber que existe duas alternativas opostas, a probabilidade de a resposta correta ser uma delas, é de quase 100%. Isso para provas da ESAF, Cesgranrio, FGV entre outras. Nada impede que essas bancas mudem essa característica, mas eu “chuto” assim e tenho tido êxito em quase 100% dos casos. Em questões da FCC, essa regra dos opostos não funciona muito, pois já vi muitas questões da FCC, que possuíam alternativas antagônicas, e não era nenhuma delas.
Question 2
Alternativa correta d)
Esta questão exige do (a) candidato (a) o conhecimento de vocabulário específico tributário. Confesso que a expressão “flat rate” é uma expressão que pouquíssimas pessoas conhecem, inclusive professores (as) de inglês. Eu conhecia essa expressão por ter feito muitas traduções de artigos econômicos. A expressão “flat rate” é traduzida como “taxa de alíquota única” ou “taxa fixa”. Por exemplo, o contribuinte, independentemente de sua renda, paga uma alíquota fixa à Receita Federal. Explicar o porquê de “flat rate” significar “taxa de alíquota única” ou “taxa fixa” é difícil, então peço que você aceite e pronto rsss.
Vamos, então, traduzir a questão e as alternativas.
Questão:
“A expressão “flat rate” (linha 5) significa ‘um sistema que…’ “:
As traduções das alternativas são claras e não deixam dúvida de que a alternativa “d” é a correta .
a) is differentiated according to income (é diferenciada de acordo com a renda)
b) is considerably lower than expected (é consideravelmente mais baixo do que o esperado)
c) does not include any steep slopes (não inclui qualquer variações extremas)
d) is the same for all taxpayers income (é a mesma para todas as renda de contribuintes)
e) includes several other payroll charges (inclui vários outros encargos de folha de pagamento)
DICA DE CHUTE: Como eu já disse anteriormente, nas questões de provas da ESAF, Cesgranrio, FGV entre outras, observa-se que existem alternativas que trazem informações opostas. As alternativas “b”, “d” e “e” dizem que o “tax-free personal allowance” foi eliminado, ao passo que a alternativa “c” diz que ele se elevou. Ora, ser eliminado significa ser reduzido a zero, ou simplesmente reduzido. E reduzido é o oposto de elevado.
Você poderia me questionar: mas, Prof. Roberto, quem me garante que a alternativa “a” não é a correta?” minha resposta: ninguém. Mas, desde 1994, quando comecei a dar aulas para concursos, esse comportamento tem se mostrado em 99,9999% dos casos. Existe uma ou outra exceção, lógico, mas em caso de emergência você precisará de um critério para chutar e eu estou te dando uma dica que tem funcionado há muito tempo: caso você não tenha tempo de ler o texto e perceber que existe duas alternativas opostas, a probabilidade de a resposta correta ser uma delas, é de quase 100%. Isso para provas da ESAF e Cesgranrio. Nada impede que essas bancas mudem essa característica, mas eu “chuto” assim e tenho tido êxito em quase 100% dos casos. Em questões da FCC, essa regra dos opostos não funciona muito (quase nada, na verdade), pois já vi muitas questões da FCC, que possuíam alternativas antagônicas, e não era nenhuma delas.
Moral da história: conhecendo a “alma” da prova, você pode escolher uma estratégia melhor para chutar. Reitero que não estou fazendo apologia ao chute, mas você precisar de um critério para chutar, recomendo que você siga os palpites que apresento em meus comentários.
…conte conosco…
…sem nunca perder a noção da realidade.
Prof. Roberto Witte e Profa Ena Smith
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