Neste artigo você terá um resumo das indicações e contraindicações da Terapia Cognitivo-Comportamental, o qual auxiliará você na preparação para o concurso do TRT da 24ª Região e em outros certames que cobrem esse tema.
Olá, concurseiro! Tudo bem com você? Estudando muito para o concurso do TRT-24? Certamente sim! Afinal, o dia da prova está chegando e, para auxiliar você nessa preparação, elaboramos um resumo bastante didático acerca do tema Indicações e contraindicações da Terapia Cognitivo-Comportamental pertencente ao tópico Teorias e Técnicas Psicoterápicas.
Veja o edital do TRT-24 aqui
Primeiramente, antes de adentrarmos ao assunto indicações e contraindicações propriamente dito, convém falarmos um pouco acerca do conceito de Terapia Cognitivo-Comportamental.
Em primeiro lugar, é importante destacar que a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), conforme Cordioli, é um método psicoterapêutico, fundamentado no método cognitivo, que postula que a emoção e o comportamento são influenciados pela forma como o indivíduo interpreta os acontecimentos.
Além disso, a Terapia Cognitivo-Comportamental mantém o foco de intervenção sobre os problemas apresentados pelo cliente no momento atual e que o levaram a buscar tratamento.
O objetivo da TCC é possibilitar ao cliente a aprendizagem de novas estratégias mais funcionais, para que possa atuar no ambiente de forma a promover as mudanças necessárias.
Outrossim, é necessário ressaltar que a cognição é o elemento central para a compreensão dos problemas do indivíduo. Além disso, a TCC busca reconhecer a interação recíproca entre os pensamentos, as emoções os comportamentos, as reações físicas e o ambiente.
Ademais, a TCC tem como precursores Aaron Beck e Judith Beck. Essa abordagem desenvolvida por eles utiliza técnicas do modelo comportamental e do modelo cognitivista.
São princípios da Terapia Cognitivo Comportamental, de acordo com Judith Beck:
Agora traremos alguns dos conceitos da TCC que mais caem em provas de concurso.
Em primeiro lugar, vale enfatizar que que esquemas são estruturas cognitivas que permitem a formação de significado.
Outrossim, esses esquemas permitem ao ser humano selecionar, filtrar, codificar e atribuir significado às informações vindas do meio ambiente.
As estruturas cognitivas são formadas a partir das primeiras relações com o ambiente e as figuras cuidadoras. Desde então a criança vai formando um sentido de si e do mundo que a cerca.
Em segundo lugar, falaremos acerca das crenças que nucleares, que descrevem as ideias mais enraizadas sobre si, sobre os outros e sobre o mundo (tríade cognitiva)– o é entendimento de como as coisas são.
Outrossim, as crenças nucleares desenvolvem-se desde a primeira infância e são as grandes responsáveis por moldar o modo de perceber e interpretar as coisas.
As crenças subjacentes são o nível existente entre as crenças centrais e os pensamentos automáticos. São expressas em regras, normas e premissas que governam a forma de relação com o indivíduo com o mundo e constituem estratégias desenvolvidas para lidar com as crenças nucleares.
Desse modo, esse tipo de crença constitui uma forma de reduzir o sofrimento provocado pelas crenças centrais.
Os pensamentos automáticos são formas de pensamento que ocorrem em conjunto com o nível de pensar consciente e prolongado. São, portanto, cognições que passam rapidamente pela mente do indivíduo quando em determinadas situações ou relembrando acontecimentos.
Ademais, são rápidos, avaliativos e não são resultantes de deliberação ou raciocínio. Por serem rápidos e automáticos, o indivíduo sequer se dá conta de sua ocorrência, apenas dos resultados que se seguem.
As distorções cognitivas são pensamentos que não correspondem à realidade objetiva, pois estão distorcidos. Além disso, tais distorções derivam de esquemas disfuncionais que alteram a percepção da realidade.
São exemplos de distorções cognitivas:
De acordo com os conceitos da Terapia Cognitivo-Comportamental, a Tríade Cognitiva diz respeito à forma como o indivíduo vê a si mesmo, o mundo e o seu futuro. A tríade cognitiva surge a partir de esquemas e crenças inflexíveis (um conjunto de elementos cognitivos disfuncionais), modelados em experiências pregressas. Tais padrões geram pensamentos, pressupostos e premissas desadaptativos.
Desse modo, essas crenças desempenham um papel significativo na formação de emoções e comportamentos.
Vejamos agora as indicações da Terapia Cognitivo-Comportamental, conforme os ensinamentos de Cordioli.
A TCC é indicada nos casos de:
Vejamos agora quais são as contraindicações da Terapia Cognitivo-Comportamental, conforme o que preceitua Cordioli:
Por fim, saiba que o objetivo deste artigo foi trazer para você, psicólogo concurseiro, pontos importantes acerca do tema indicações e contraindicações da Terapia Cognitivo-Comportamental para o concurso do TRT 24. No entanto, para além desse certame, esse tema é extremamente relevante para provas de concurso na área de psicologia em geral.
Outrossim, este resumo não abrange toda a complexidade do tema Terapia Cognitivo-Comportamental e suas indicações e contraindicações, mas, certamente, nele você encontrará aspectos importantes que ajudarão você a gabaritar questões sobre esse assunto.
Além disso, para a sua preparação, não deixe de responder muitas questões. Para auxiliar você nessa missão, o Estratégia Concursos oferece um sistema de questões bastante completo que certamente ajudará você na conquista da tão sonhada vaga no serviço público.
Finalmente, não deixe de acompanhar e ficar por dentro do que acontece no mundo dos concursos.
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