Concurso ICMS SP – Análise Completa do último edital
Olá Pessoal!
Vamos debulhar o último edital e verificar suas similaridades com os anteriores. Nada vai ficar de fora nessa análise. E já aviso que se quiser mais informações (ainda) basta se inscrever em meu canal no Youtube e aguardar as próximas informações que publicarei em vídeos regulares, detalhando tudo sobre a carreira e sobre as estratégias para sua preparação para o futuro ICMS SP, além de dicas válidas para qualquer concurso.
Foi publicado no DOESP de 30/04/16 a lista dos cargos vagos de Agente Fiscal de Rendas do Estado de São Paulo, mais conhecido como Fiscal do ICMS. O Blog do AFR atualizou as informações com as aposentadorias e chegamos a 1.344 cargos vagos. E esse número só sobe. Como estou lá no dia a dia, posso comprovar que o ritmo de aposentadorias está frenético. O concurso de 1986 convocou cerca de 4.000 AFRs, todos já tem plenas condições de se aposentar. E é o que muitos dos meus colegas e “professores” estão fazendo.
É muita vaga minha gente! Mas quem me conhece sabe que não gosto de criar ilusões. Creio que o concurso acontecerá, mas apenas em 2017. Portanto, qualquer um que deseje o ICMS SP está apto a brigar por uma vaguinha. Desde que se dedique fortemente desde já.
A remuneração do ICMS SP não é tão simples de se entender, mas o que você precisa saber está nessa tabela. O resto são detalhes que você pode descobrir depois que passar ou verificar nesse trabalho completo feito por um AFR e que o atualiza sempre que necessário. Precisando de mais dados, recomendo clicar nesse link que vai te levar ao Fórum. Essa planilha ajudou em minha motivação em alguns momentos :).
Para entender a tabela acima:
Mas Ronaldo, a PR acabou? O Governo parou de pagar? Não pessoal, ela não acabou e nem houve interrupção de pagamentos. Mas ela estava sendo paga com atraso. O úlltimo atraso foi o menor de todos, sendo paga um mês depois do prazo legal.
Eu já pude demonstrar a força que o concurso ICMS SP possui em um dos webinários do Estratégia Concursos. De 2005 a 2014, a RFB ofertou 2050 vagas de fiscal e o Estado de SP, apenas o estado de SP, teve 1485 oportunidades!
Eu sempre falo sobre as disciplinas TOP 5 da Área Fiscal (Contabilidade+ Tributário + Legislação + Português e Exatas). São aquelas que definem os aprovados e que, em regra, trazem mais de 55% em qualquer prova dessa área. Você já percebe que o concurso ICMS SP valoriza demais as TOP 5 !
Veja o que aconteceu no concurso de 2009! Uma concentração de pontos em 5 disciplinas que poucas vezes foi observada. Mesmo em 2013, esse percentual de 68% é bastante relevante.
Aqui já podemos analisar os percentuais por matéria. Note que no total das TOP 5, houve variações significativas, mas algumas permanecem sempre no mesmo patamar (Contabilidade entre 17 e 19%, Legislação entre 19 e 22% e Português sempre entre 8 e 9%). É uma tendência que não deve ser desconsiderada em sua preparação.
Agora vamos ao que interessa ao concurseiro! O que cai, como cai e o que priorizar
Nessa tabela você percebe que o somatório de Legislação, Contabilidade, Tributário, Português e Exatas, chega a 68% dos pontos da prova! Em APENAS 5 disciplinas. Ronaldo, mas por que destacar Exatas se também há outras com o mesmo peso? Explicarei em breve ;). E em apenas 3, isso mesmo, 3 disciplinas, estão 53% dos pontos (Contabilidade, Tributário e Legislação)
Não se engane com os 13 quadradinhos. Na verdade, eles escondem 20 disciplinas! Portanto, leia o edital com muita calma! Mas veja, com ‘apenas’ 25% das matérias você pode conseguir 68% dos pontos! Eis o TOP 5 da Área Fiscal em ação.
Agora você vê a tabela real com as 20 disciplinas e, em seguida, o peso de cada uma delas e o tempo de prova (que também será abordado nesse artigo). E contabilizei Macro e Micro como apenas uma matéria.
Na tabela abaixo você que a P3 possui peso 2 e que a P1 tem apenas 4 horas disponíveis para 100 questões e marcação do cartão de respostas. É bizarro!
Aqui o cuidado deve ser redobrado. Se você já fez concursos para a FCC antes, mas que não foram da área Fiscal, dobre o respeito pela banca. A FCC evoluiu demais nos últimos anos e julgo, que, para a área fiscal é a melhor banca dos últimos anos. E já vi muita gente boa dizer o mesmo. A prova não mede apenas o seu conhecimento, mas como você controla os seus nervos
Voltando ao estilo FCC, saiba que as provas para Tribunais podem servir como treino, mas um treino beeeem leve. O nível é muito mais profundo na maior parte das provas da FCC. A banca se transforma quando ouve “área fiscal”e vira um monstro irreconhecível…rs. Já ouvi de alguns professores que a prova de Português do ISS SP de 2012 foi a mais difícil que eles já viram. Por outro lado, a banca ainda é mansa em disciplinas tradicionais na área, como Direito Tributário.
Em Legislação Tributária sempre se ouviu a recomendação de que o estudo se resumia a leitura da lei seca e exercícios. Isso mudou com a FCC. Cada vez mais ela exige a aplicação prática das centenas de dispositivos do RICMS (Regulamento do ICMS) e também dos demais tributos estaduais. A banca realmente inovou e por isso tem sido cada vez mais respeitada. Fundação Copia e Cola é coisa do passado.
Note que ao longo do tempo a SEFAZ SP continuou mostrando sua predileção por essas 5 disciplinas e que a maioria delas permanece com seu percentual bem estável mesmo depois de 3 concursos.
Não é nada fácil saber que você está em uma prova eliminatória em que há questões grandes e que o tempo dificilmente será o necessário. E se pensar que 60% dos pontos estão em Português, Economia e Exatas, o clima fica ainda mais tenso ;). É, junto com a P3, a prova que define os aprovados. Você deve saber disso desde o primeiro dia de estudos e nunca se esquecer de que a banca vai colocar várias armadilhas ao longo da prova. São questões longas e que, provavelmente saberá resolver, mas se ficar preso nela, deixará de fazer outras cinco mais fáceis. Essa técnica é batida, mas ainda há muitos que caem nesse buraco. No caso de 2013, muitos pularam a prova de Raciocínio Crítico porque faltaria tempo de fazer a matéria, com muitos textos. E como era uma disciplina nova no edital, gerou muito temor. Porém, foi a prova mais fácil de todas. Eu que não sou um primor em Exatas, gabaritei. E não falo isso para me gabar, mas para mostrar como por um descuido ou falta de planejamento para a execução da prova pode tirar sua vaga.
Você precisa fazer 50% em cada grupo de provas e 60% na média das 3. É diferente da Receita que exige mínimo por matéria. Isso permite para aqueles que não conseguiram ver tudo, o descarte de algumas matérias. Direito Civil, por exemplo, vale menos de 2% do total de pontos e tem um conteúdo enorme. E não é nada incomum que eu identifique esse tipo de erro já na primeira sessão de coaching.
Como já disse, em 3 matérias você disputa 53% dos pontos de todas as provas (Contabilidade + Tributário + Legislação). Estando bem nas 3 (o que é obrigatório para passar) você garante os mínimos na P2 e P3. O problema dos 50% está na P1. São muitas disciplinas, muitas questões e pouquíssimo tempo.
Em função das 743 vagas para Gestão Tributária em 2013 (ampla concorrência), a nota de corte ficou abaixo de 70%, o que fugiu a regra. Normalmente o corte é um pouco acima dos 70%. Em 2013, com pouco mais de 67% foi possível a aprovação. Há que se observar a entrada de matérias novas depois do edital, como Economia, Tecnologia da Informação e Raciocínio Crítico, o que faz com que haja redistribuição do tempo de estudo pós edital, tomando tempo das TOP 5.
Em função da grande quantidade de vagas, o concurso atraiu muitos concorrência qualificada e além dos classificados dentro das vagas, mais de 900 candidatos ficaram fora, apesar de terem feito a pontuação mínima requerida.
Quem estuda para concursos públicos sabe que, com a correria do dia a dia, às…
Você que vai participar do concurso Polícia Penal RJ (Secretaria de Administração Penitenciária do Estado…
A Prefeitura de Carangola, em Minas Gerais, está com concurso público na praça, organizado pela…
Está oficialmente finalizado o concurso público da Secretaria Municipal de Fazenda de Belo Horizonte (ISS BH). Com a…
Atenção, corujas! Os candidatos com situação alterada no Concurso Nacional Unificado (CNU) poderão verificar atualizações…
Inscrições em breve e provas em fevereiro de 2025. Confira neste artigo as principais datas…
Ver comentários
Professor Ronaldo!!!!
Obrigada pela maestria e generosidade com que montou essa análise.
Trilhar esse arduo caminho com um mapa desses dá uma força extra à nossa preparação!!!!
Muito obrigada!!!!!
Obrigado e bons estudos Tatiana!
Muito bom! Excelente artigo. Devia ter a semana dos fiscos estaduais e municipais.
Obrigado professor.
Excelente artigo, professor! Só não partilho a mesma opinião quanto à simplicidade das questões de direito tributário da referida banca. Ultimamente a banca aumentou consideravelmente o nível de dificuldade desta matéria, vide provas recentes como ICMS-RJ, ICMS-PE e outras. É possível perceber que não há mais aquele predomínio pelas questões literais, em detrimento das questões com casos particulares, que são naturalmente mais difíceis.
Olá Ronaldo,
Muito boa análise, parabéns.
Eu tenho uma dúvida, será que vai ter vaga para área de tecnologia da informação? Se sim, qual a expectativa?
Agradeço desde já,
Felipe Machado
Professor, você saberia dizer se foi feito o pedido para realização de concurso em 2017? A informação que circula por aí é que seria necessário esse pedido até 30/04/2016 para viabilizá-lo para 2017. Neste caso, não havendo esse pedido daria para dizer, com certeza, que não há possibilidade de acontecer em 2017?
Muito bom!! Ótima análise do último edital!! Espero o próximo artigo!! Valeu mestre!!
Realmente um excelente artigo,completo ! Muito obrigado ! Aproveito também para tirar uma dúvida,aliás a mesma do colega Vinícius (comentário de 01/05/2016) quanto à necessidade do pedido de concurso até 30/04/2016 para viabilizá-lo para 2017? Como sabemos, não foi feito esse pedido, então o que isso significaria para 2017, mera formalidade, sendo que o Governo determina quando considerar oportuno ou se trata de uma etapa indispensável e concurso só em 2018 ???
Interessante esse tipo de análise.
Ronaldo, fiz uma pergunta sobre o material em PDF nesse seu e-mail. Ele está correto?
Oi Ana, tudo bom? Está correto sim. Eu já havia lhe respondido, mas encaminhei novamente a resposta para seu e-mail.
Abraços
Ronaldo
as imagens incluídas no artigo não estão aparecendo
Tomando como minhas as palavras do colega acima:
As imagens incluídas no artigo não estão aparecendo...