O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) voltou a falar sobre o Censo Demográfico de 2022 e, consequentemente, sobre o concurso com mais de 204 mil vagas temporárias.
Após votação do Supremo Tribunal Federal (STF), que ocorreu na sexta-feira, 14 de maio, a Direção do IBGE prepara um plano para cumprimento da decisão judicial que estabeleceu a realização do Censo Demográfico em 2022.
O projeto descreverá as demandas de recursos a serem repassados ao Instituto ainda em 2021, para que o Censo ocorra no ano que vem. Agora, a prioridade é fechar a proposta, já que há necessidade urgente de recomposição do orçamento para conclusão de etapas preparatórias essenciais ao longo deste ano.
Ainda segundo o Instituto, após a elaboração do plano de trabalho, serão retomadas reuniões com as áreas técnica, consultiva e operacional, que vão definir as melhores condições e o período adequado para realização do Censo em 2022.
Em manifestação ao Supremo Tribunal Federal (STF), o IBGE informou que a realização do Censo em 2021 depende do avanço da vacinação contra a Covid-19. Além disso, solicitou à Corte o adiamento da pesquisa populacional para 2022.
No pedido, o órgão destacou os aspectos negativos apontados para realizar a pesquisa neste ano e frisou que eles devem ser levados em consideração para a realização do Censo Demográfico em 2022.
“A mais plausível é a realização nos mesmos períodos do plano original – com a coleta de dados nos meses de agosto a outubro, mantendo-se, assim, os mesmos prazos planejados para a operação de 2020, com ajustes na cadeia de treinamento”, diz documento, assinado por Maria Vilma Salles Garcia, coordenadora dos Censos.
O IBGE também defende que a realização do Censo Demográfico em 2022 ocorra no primeiro semestre do ano, justamente por ser necessário contratar e treinar o pessoal no mês de dezembro e no primeiro trimestre do próximo ano, “quando o período de viagens e as questões orçamentárias são prejudiciais à execução dessas atividades“.
Os Censos Demográficos do IBGE são a única forma de informação sobre a situação de vida da população em cada um dos municípios e localidades do país.
Não só o governo federal e a sociedade civil se beneficiam de informações do censo. A sociedade, como um todo, também pode fazer uso de seus resultados, como, por exemplo, na avaliação de locais para a instalação de fábricas, supermercados, shopping centers, escolas, creches, cinemas, restaurantes, lojas, entre outros campos comerciais.
A primeira contagem da população brasileira foi realizada em 1872, ainda durante o Império, mas foi a partir de 1890, já sob a República, que os censos se tornaram decenais. O Brasil mantém um excelente retrospecto dos censos regulares e inovadores; foi, por exemplo, o primeiro país a incluir o tema fecundidade e o único da América Latina a colher informações sobre renda.
Para mais detalhes sobre os processos seletivos do IBGE, cujo Censo segue em planejamento para 2022, acesse o link abaixo:
Mais informações: Concurso IBGE
Estamos em ano de eleições municipais, o que contribui ainda mais para a publicação de…
Está na praça o mais novo edital de concurso público da Prefeitura de Itaguaru, município…
A área de controle e gestão é bem abrangente no mundo dos concursos públicos e…
Foi publicado edital de concurso público da Prefeitura de Ibertioga, cidade de Minas Gerais. O…
Quem estuda para concursos públicos sabe que, com a correria do dia a dia, às…
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Tocantins já está com a página…