Em entrevista ao portal Folha de São Paulo, a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, mencionou a necessidade em se realizar um novo concurso IBGE.
Segundo Dweck, muitos servidores estão em abono de permanência, que é um benefício concedido ao funcionário que já completou os requisitos de aposentadoria, porém, opta por continuar em atividade.
“Desde que eu estava aqui, eu já acompanhava áreas que tinham muita gente em abono de permanência, com risco de aposentadoria, e a reforma da Previdência em 2019 acelerou. Áreas que já estavam com risco muito grande, com 30% da folha, podiam se aposentar. IBGE e Banco Central, mas tem outras também”, afirmou a ministra.
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) aguarda resposta do Ministério da Economia com relação ao pedido de 2.503 vagas. A expetativa é que a seleção ocorra em 2023.
O último concurso público IBGE para o quadro de efetivos ocorreu em 2015, sob organização da FGV. Na ocasião, foram publicados dois editais.
Nos últimos meses, o Instituto realizou diversos processos seletivos simplificados para contratação de pessoal que está atuando no Censo Demográfico, em sua maioria, Recenseadores.
E para mais informações sobre o concurso IBGE, cuja ministra destacou a necessidade de um novo edital, acesse o link abaixo. Preparamos um artigo completo para você:
Saiba mais: IBGE
O Estratégia realiza semanalmente aulas, eventos, entrevistas, simulados, revisões e maratonas dos principais concursos de…
O Tribunal de Justiça do Maranhão divulgou o resultado final dos provados de nível médio…
Foi divulgado nesta quinta-feira, 21 de novembro, o resultado final dos aprovados de nível médio…
O concurso do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), atrelado ao Concurso Nacional Unificado…
O concurso do Ministério da Cultura (MinC), que faz parte do edital unificado, habilitou novos…
O concurso do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), contemplado no edital unificado, habilitou…