Em entrevista ao portal Folha de São Paulo, a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, mencionou a necessidade em se realizar um novo concurso IBGE.
Segundo Dweck, muitos servidores estão em abono de permanência, que é um benefício concedido ao funcionário que já completou os requisitos de aposentadoria, porém, opta por continuar em atividade.
“Desde que eu estava aqui, eu já acompanhava áreas que tinham muita gente em abono de permanência, com risco de aposentadoria, e a reforma da Previdência em 2019 acelerou. Áreas que já estavam com risco muito grande, com 30% da folha, podiam se aposentar. IBGE e Banco Central, mas tem outras também”, afirmou a ministra.
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) aguarda resposta do Ministério da Economia com relação ao pedido de 2.503 vagas. A expetativa é que a seleção ocorra em 2023.
O último concurso público IBGE para o quadro de efetivos ocorreu em 2015, sob organização da FGV. Na ocasião, foram publicados dois editais.
Nos últimos meses, o Instituto realizou diversos processos seletivos simplificados para contratação de pessoal que está atuando no Censo Demográfico, em sua maioria, Recenseadores.
E para mais informações sobre o concurso IBGE, cuja ministra destacou a necessidade de um novo edital, acesse o link abaixo. Preparamos um artigo completo para você:
Saiba mais: IBGE
As provas do concurso da Prefeitura de Rio Paranaíba, estado de Minas Gerais, foram aplicadas…
Cadernos de Questões para o concurso CAGE RS: resolva questões sobre as disciplinas previstas no edital…
Foram publicados dois editais de concurso público para a Prefeitura de Itabaianinha, município de Sergipe.…
O Instituto AOCP é a banca organizadora do próximo concurso do Tribunal Regional Eleitoral do…
Foram iniciadas as inscrições para concurso público do INSS para área de Perícia Médica. O período…
Inscrições abertas O edital do concurso público INSS foi publicado para provimento de 500 vagas…