O objetivo desse artigo é contar, em poucas linhas, a história de mais um brasileiro vencedor, que serviu de exemplo e estímulo para mim e poderá, de algum modo, fazê-los refletir e acreditar mais em suas capacidades.
O que posso te dizer inicialmente é que, até ontem, achava-me um vencedor, pois, na minha míope visão, imaginava que eu, diante das poucas oportunidades que tive, teria vencido. Sou um vencedor? Certamente!!!
Mas a história de um conhecido Delegado Federal, daqueles de ponta, daqueles de elite, daqueles cuja competência se reconhece no momento em que se olha para ele e pela sua forma de agir…mostrou-me o quanto fui agraciado na vida…
Eu o via e imaginava que ele tivera todas as chances na vida e soubera aproveitá-las muito bem como todos os que são mais perspicazes fazem…descobri que, na verdade, a única oportunidade que a vida lhe deu foi o direito de viver...as demais oportunidades foi ele mesmo quem criou…foi ele que, com esforço próprio e arrancando todos os espinhos e obstáculos da vida venceu…
A história dele é a seguinte: de uma pobre cidade do interior do Estado da Bahia….segundo o relato que ele me fez ontem, viu televisão pela primeira vez aos 21 anos de idade…aos 30 anos de idade tinha apenas o ensino fundamental (8ª série para os mais antigos)….aos 32 anos, juntando metade de um supletivo com metade do outro conseguiu um diploma de ensino médio e ingressou da faculdade de Direito….perceberam o crescimento meteórico em dois anos? Concluída a faculdade, fez concurso para Delegado de Polícia Civil em SP, MG e foi reprovado. Um colega dele passou para delegado de MG e, nesse momento, percebeu que precisava estudar, pois não sabia nada… Sempre acreditando no estudo, sempre estudando muito, evoluiu e foi até a prova oral do segundo concurso para Delegado Civil de MG, sendo reprovado nessa fase…mas, dessa vez, estava aprovado no concurso de Delegado Federal e para ele pouca diferença fazia todas as reprovações anteriores, pois acabara de vencer todas as intempéries que a vida lhe impôs e conquistar um sonho.
Quantas vezes duvidamos de nós, não é? Quantas vezes achamos que as pessoas que estão nesses cargos por aí tiveram tudo e nós nada? É… as aparências enganam mesmo.
Ele, o delegado federal, encerrou o assunto ontem dizendo: “Querer é poder! Se você puser na cabeça que será juiz ou qualquer outra coisa, você será!”
Recordo-me dos gestos que ele fazia com as mãos indicando o folhear dos livros…estudar..estudar…estudar…essa palavra ecoa em minha mente.
Vocês que são meus alunos, devem ter percebido o quanto procuro ser detalhista nas aulas indo, inclusive, além do que a disciplina exige. Nas aulas de Regimento Interno do TRE/SP vocês devem ter percebido a minha preocupação em fazer sempre um estudo sistemático da disciplina com o processo civil, constitucional, administrativo, eleitoral, pois imagino que, independente do cargo ao qual você concorre, precisa ter uma visão sistemática das disciplinas.
Então, a mensagem que passo a vocês é essa: defina um objetivo. Responda a essas perguntas: o que desejo ser? Depois, o que preciso fazer para conseguir o que desejo? Respondidas essas duas perguntas, passe à fase de execução. Estudar… Estudar… Estudar (de modo correto).
Persevere… Cada dia será um tijolo que você colocará no seu palácio… Não se estresse. Paciência, vença o cansaço, o desânimo e foque os seus esforços no que precisa fazer (segunda pergunta que você respondeu)…o resto, será conseqüência. E, um belo dia, o seu palácio estará pronto!
Um forte abraço a todos! Contem comigo na sua empreitada!!!
O próximo concurso público da Secretaria de Educação de Mato Grosso (SEDUC MT) será organizado…
O edital do próximo concurso Polícia Penal ES (Secretaria de Justiça do Espírito Santo -…
Edital previsto até março de 2025; serão 600 vagas + CR! Foi alterada a comissão…
Avaliações foram aplicadas somente para a Comarca da Capital! Foram divulgados os gabaritos preliminares das…
Foram divulgados nesta terça-feira, 26, os gabaritos preliminares das provas do concurso TJ SP (Tribunal…
Avançamos em nossa caminhada jurisprudencial. Chegou a hora do Informativo nº 831 do STJ COMENTADO. Pra…