Orçamento de 2020 não prevê novos concursos e reajustes para o funcionalismo
Em entrevista coletiva realizada nesta segunda-feira, 15 de abril, o Ministério da Economia apresentou o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2020 a ser enviado ao Congresso Nacional. O texto não prevê realização de novos concursos públicos e concessão de reajustes ao funcionalismo federal.
Segundo o secretário-adjunto de Fazenda, Esteves Colnago, não há, a princípio, previsão de novos concursos na esfera federal em 2020. Vale lembrar que o texto ainda deve tramitar nas duas casas do Congresso Nacional e sofrer modificações até sua aprovação.
Para Colnago, ” A premissa neste momento é a não realização de concurso público“. Novos reajustes também não estão planejados, à exceção das carreiras militares, que passarão por ampla reestruturação. De acordo com Waldery Rodrigues, secretário especial de Fazenda, “Não temos ajuste de carreiras. O que está contemplado é a reestruturação da carreira dos militares “.
A medida se compatibiliza com declarações já antecipadas pelo Ministro da Economia, Paulo Guedes, no início de março. Segundo Guedes, o governo deve investir primeiro em informatização de serviços e na otimização dos processos.
Com a edição do decreto 9.739/2019, o processo de autorização de concursos públicos ganhou um novo marco normativo, com o estabelecimento de critérios técnicos para a aferição da necessidade de pessoal de cada órgão. O Governo Federal também diminuiu o número de cargos comissionados: mais de 21 mil foram extintos antes dos 100 dias do Governo Bolsonaro.
Os Poderes Legislativo e Judiciário ainda não finalizaram sua proposta orçamentária para 2020. Em virtude da autonomia entre os poderes da República, garantida constitucionalmente, Legislativo e Judiciário tem autonomia administrativa para definir sua política de reposição de pessoal.
Quem acompanha o noticiário político sabe que o discurso de que não haverá mais concursos vem sendo difundido há alguns anos. Entre 2015 e 2016, em virtude do agravamento da crise econômica, o Executivo Federal também havia anunciado a suspensão de concursos públicos. Não foi o que ocorreu.
A título de exemplo, em 2017 foram mais de 35 mil vagas e 176 editais publicados. Para o ano de 2018, foram previstas mais de 50 mil vagas, autorizadas e solicitadas, em concursos distribuídos entre órgãos do executivo federal, estadual, municipal e o judiciário. Além, é claro, das autorizações que previram vagas para a AGU, PF, PRF e Iphan, que tiveram editais publicados naquele ano.
Como já afirmou o Ministro da Economia, Paulo Guedes, a recuperação econômica do país depende da aprovação de um pacote de medidas efetivas, como a reforma da Previdência, e a revisão do pacto federativo com estados e municípios. Sobre a dificuldade financeira enfrentada por governadores e prefeitos, o ministro afirmou que, sem aprovação da reforma, não haverá possibilidade de ajuda da União.
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos de todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado a todos os nossos cursos.
Divulgado resultado preliminar da etapa de autodeclaração (negros, PcD e indígenas) do CNU O Concurso…
Concurso Correios oferece vagas de nível médio e superior Estão oficialmente encerradas as inscrições do…
Olá, tudo bem? Hoje falaremos um pouco sobre a Assistência Social para o concurso dos…
Oferta de 100% de desconto por tempo limitado O concurso dos Correios era um dos…
O Estratégia realiza semanalmente aulas, eventos, entrevistas, simulados, revisões e maratonas dos principais concursos de…
Justiça mantém aplicação das provas! Atenção, corujas: estão mantidas para o próximo domingo, 17 de…
Ver comentários
Boa noite,
PF e PRF correm esse risco? De nao ter concurso para 2019 e 2020?
E quanto ao BACEN? EU ia me preparar para o Banco Central através do Estratégia Concursos.
Fudeu, to desistindo do concurso para AGU
O fim dos concursos não é, nem nunca será, no entanto é inegável a perspectiva de poucos concursos, principalmente no executivo federal. Logo, concursos como Receita Federal, PF e PRF, no curto prazo, são bem improváveis de acontecer. No entanto, não esmoreçamos... Continuem estudando, aprendendo e crescendo que a hora vai chegar. Além do mais, enquanto isso, há outros concursos nos demais entes federativos e nos outros poderes que podemos fazer! Continuem firme!
Poisé, vocês apoiaram esse governo e agora tem que aguentar 4 anos com uma privação enorme de concursos, se não mais...
Parabéns aos envolvidos!
Essa LDO para 2020 serve para concursos municipais?
Os concursos estaduais na área de segurança pública, como PC-RJ e PC-DF estão mantidos?
Acabou a mamata!
Parabéns aos apoiadores do Bolsonaro. Clap clap clap.
O concurso do INSS é da esfera federal?