Você sabe o que é Governança de TI e para que ela serve? Neste artigo, vamos responder essas perguntas e ensinar sobre seus objetivos e pilares.
Olá, estrategistas! Como vão os estudos?
Com o intuito de atualizar os temas e afunilar a concorrência, cada vez mais as bancas examinadoras aumentam a lista de disciplinas e tópicos a serem cobrados dos candidatos.
E, como era de se esperar, diante da constante atualização e da importância da tecnologia em um mundo cada vez mais conectado, tópicos que abarcam a Tecnologia da Informação têm ganhado muita força em concursos públicos de todas as áreas (e não mais apenas na área de TI).
Por isso, hoje vamos estudar um dos pontos essenciais sobre este tema: Governança de TI.
Para saber o que é Governança de TI, precisamos relembrar o que é Governança, certo?
O termo Governança, embora seja explicado de maneiras diversas, pode ser entendido como um sistema pelo qual as organizações são dirigidas e monitoradas, abrangendo os relacionamentos entre todas as partes interessadas. Ou seja, está atrelada à capacidade gerencial, financeira e técnica da organização de identificar metas e os respectivos meios para alcançá-las.
Assim, diante da democratização da tecnologia da informação, muitos processos de negócios foram injetados com ferramentas de tecnologia de TI para operar e medir resultados, fazendo com que os órgãos públicos e empresas privadas precisem, cada vez mais, alinhar seu planejamento estratégico à estrutura de TI vigente em seu organograma.
A Governança de TI surge, então, como uma quebra da Governança Corporativa e abrange um conjunto de normas, práticas, ações, competências e responsabilidades necessárias para alinhar os recursos de TI à estratégia organizacional.
Ou seja, a Governança de TI é um conjunto de estratégias relacionadas às políticas de governança corporativa (baseando-se na missão, visão e valores da organização), mas com ênfase nos processos de gestão dos recursos tecnológicos, responsável por alinhar as políticas e estratégias da área de TI com as necessidades das demais áreas.
Antes de passarmos para o próximo assunto, é de suma importância ressaltar que Governança de TI não se confunde com Gestão de TI, ok?
A Governança de TI é responsável pela parte estratégica de desenvolvimento de objetivos para a área de tecnologia, avaliando e definindo objetivos alinhados aos valores da organização, direcionando a tomada de decisão e monitorando os índices de desempenho em conformidade com os normativos e processos internos.
Por sua vez, a Gestão de TI é encarregada por planejar, executar e monitorar atividades e ações para atingir os objetivos definidos. Ou seja, a gestão tem o papel de executar as ações necessárias para atingir tais objetivos.
DICA ESTRATÉGICA: A Governança de TI tem uma visão macro do negócio e a Gestão de TI tem uma visão menor, que se concentra nas atividades diárias.
Como vimos acima, a Governança de TI, por se alinhar ao planejamento estratégico do negócio, opera diretamente em pontos nevrálgicos da organização, abarcando inúmeros objetivos e benefícios.
Desta forma, dentre os principais objetivos da Governança de TI estão:
De acordo com o Tribunal de Contas da União (TCU), a Governança de TI deve estimular alguns comportamentos esperados, utilizando diversos mecanismos relacionados à estrutura de tomada de decisões, processo de alinhamento e abordagens de comunicação.
Desta forma, os mecanismos comuns de Governança de TI abarcam os seguintes eixos:
Estruturas de tomadas de decisões:
Processos de alinhamento:
Abordagens de comunicação:
Conforme normas e referências externas acerca do assunto, existem cinco tipos de decisões pertinentes em relação à Governança de TI que as organizações precisam tomar. Vamos ver quais são elas:
Decisões sobre os princípios de TI
Diz respeito às políticas e diretrizes de alto nível sobre a utilização da tecnologia da informação para apoiar o negócio.
Decisões sobre a arquitetura de TI
Relacionam-se com as escolhas das opções disponíveis de padrões tecnológicos, visando a obtenção da integração de dados que melhor atenda à organização.
Decisões sobre a infraestrutura de TI
Estão ligadas à seleção e priorização de produtos, serviços e outros recursos que suportam a capacidade programada da TI.
Decisões sobre necessidades de aplicações de negócio
Diz respeito à especificação das necessidades e exigências de negócio para soluções de TI (desenvolvidas internamente ou adquiridas no mercado)
Decisões sobre os investimentos e a priorização da TI
Fazem menção à seleção e priorização de projetos de TI, decisões orçamentárias e referidas justificativas.
Como já explicado, a TI é um dos setores na administração que integram a governança corporativa, possuindo, assim, sua própria governança.
E, como tal, faz-se necessária a definição de pilares, cujo propósito é agregar valor nas entregas através de estratégias que possam ser medidas, contribuindo com o resultado.
Desta forma, de acordo com alguns modelos internacionais conhecidos, a governança de TI possui alguns pilares fundamentais, dentre os quais discorreremos sobre os cinco principais:
1) Gestão de Serviços
Com o intuito de gerenciar os serviços de tecnologia, pode-se adotar um conjunto de boas práticas aderente ao COBIT, tendo como principais objetivos a satisfação do usuário, eficiência operacional, contenção de custos, dentre outros.
2) Gestão de Projetos
A aplicação de técnicas, conhecimentos e recursos para a concretização efetiva de um projeto. Utiliza o PMBOK (Project Management Base of Knowledgement), que é um guia com as melhores práticas a serem adotadas para o gerenciamento.
3) Maturidade em desenvolvimento
Como o próprio nome diz, busca aumentar o nível de maturidade no desenvolvimento, ou seja, restringir imprecisões, reduzir riscos gerais, aumentar a produtividade e cumprir condições legais.
4) Gestão de Processos
Pode ser entendida como um conjunto de práticas que busca aperfeiçoamento contínuo dos processos organizacionais de uma empresa através da identificação, desenho, monitoramento e melhoria dos processos, buscando resultados alinhados com os objetivos estratégicos.
5) Gestão da Segurança da Informação
Este é um dos principais pilares da Governança de TI e um dos que tem ganhado mais força no cenário atual em virtude das incontáveis tentativas de fraudes, golpes e invasões digitais que ocorrem nas organizações.
Sabemos que a disciplina de tecnologia da informação não é tão simples de se entender num primeiro momento para quem não é da área e, se essa for a sua situação, não se desespere. Qualquer matéria pode ser aprendida através da dedicação, entendimento e repetição.
Esse pequeno resumo sobre Governança de TI não consegue abarcar todo o tema e serve como um pontapé inicial para os estudos. Desta forma, lembrem-se que para que vocês consigam dominar a banca é de grande importância que estudem pelas aulas em PDF dos Cursos do Estratégia, pois o material constante nas aulas é completo e formulado por professores plenamente gabaritados.
Conheçam também o Sistema de Questões do Estratégia para consolidar o conteúdo.
Um excelente estudo a todos e até a próxima!
Renata Sodré – Professora do Estratégia Concursos
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