Olá, pessoal, tudo bem com vocês? Hoje iremos falar um pouco sobre uma parte da disciplina de Administração chamada Gestão de Qualidade para o concurso do SEFAZ-PE.
O último concurso da Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco (SEFAZ-PE) englobou em seu conteúdo programático a parte de gestão de qualidade, dentro da disciplina de Administração Geral e Pública. Portanto, vamos entender esse tipo de gestão, a sua importância, a sua abordagem e as suas principais ferramentas.
A Gestão da qualidade é a soma de processos, técnicas e estratégias com o objetivo de assegurar que produtos e serviços sejam entregues conforme as expectativas. Ela consiste em uma aplicação sistemática de métodos e ferramentas, cujos principais objetivos são:
-Identificar as necessidades dos clientes;
-Projetar e elaborar produtos, serviços e processos que atendam a essas necessidades;
-Produzir fielmente produtos e serviços com as características determinadas no projeto;
-Entregar o produto ou serviço em condições satisfatórias (garantir a integridade física, o escopo previsto, o prazo e as quantidades acordadas);
-Avaliar a satisfação do consumidor com o produto/serviço adquirido e com o pacote de suporte que o envolve.
A qualidade pode ser definida levando em consideração aspectos diferentes, sendo assim, de acordo com Garvin, 5 abordagens diferentes podem ser consideradas para esta definição, são elas:
– Abordagem Transcendental: para esta abordagem, a qualidade é sinônimo de excelência absoluta e universalmente reconhecível.
– Abordagem Baseada no Produto: neste caso, a qualidade é uma variável que depende das especificações do produto.
– Abordagem Baseada na Produção: esta abordagem está relacionada a uma qualidade variável de acordo com o grau de conformidade do produto quanto às suas especificações.
– Abordagem Baseada no Usuário: para essa abordagem, a qualidade está relacionada ao grau em que as características do produto atendem às necessidades dos usuários.
– Abordagem Baseada no Valor: neste caso, a qualidade leva em consideração a relação de “custo x benefício” do produto.
Existem diversas ferramentas ligadas à gestão da qualidade. Elas são utilizadas para mensurar, aplicar e demonstrar os gargalos detectados nos processos produtivos ou de serviços, e aumentar o foco na qualidade.
Tais ferramentas utilizam medidas e figuras estatísticas que demonstram os níveis da qualidade, são de fácil identificação e contribuem para o envolvimento de todos os colaboradores. Cada uma conta com diferentes modelos de identificação de problemas, sendo capazes de definir os caminhos para se alcançar a qualidade.
Conhecer essas ferramentas da gestão de qualidade é essencial para o concurso do SEFAZ-PE, são elas:
A Folha de Verificação, também chamada de checklist, é uma ferramenta simples, que tem por objetivo coletar informações sobre a quantidade de vezes que determinado problema/defeito ocorreu em determinado processo em um período de tempo definido.
Ou seja, ela pretende identificar a frequência com que cada defeito ocorre no processo, com o objetivo de melhorar a qualidade do processo.
O histograma é um gráfico de barras, que tem por objetivo auxiliar o gestor a identificar e visualizar a frequência de determinado evento (defeito/problema). Ele permite verificar quantas vezes algo ocorreu ao longo de um processo, ou seja, identifica uma evolução histórica de um determinado processo, facilitando a solução dos problemas.
O Diagrama de Pareto é uma ferramenta em forma de gráfico utilizada para definir a principal causa dos problemas, determinando a sua frequência no processo e possibilitando a sua contenção de forma rápida e eficaz, para garantir um resultado mais consistente.
A ideia do Diagrama de Pareto é de que “poucas” causas significativas (20%) geram a maior parte dos problemas (80%); enquanto “muitas” causas insignificantes (80%) geram a menor parte dos problemas (20%).
Com isso, ele facilita a visualização e comparação de uma série de dados, ordenando os problemas dos maiores para os menores. Além disso, mensura o impacto das mudanças no processo, distinguindo as causas genéricas das causas específicas.
O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama de Causa-Efeito, “Gráfico Espinha de Peixe” ou Método 6M, é uma ferramenta que auxilia o gestor a identificar as causas de determinado problema.
Para que o levantamento seja feito de forma segmentada, é utilizada a técnica dos 6Ms (método, matéria-prima, máquina, mão de obra, medida e meio ambiente), facilitando a identificação das causas.
Ele é uma ferramenta de gestão de qualidade muito eficiente, pois permite um ponto de vista simples e objetivo de um determinado problema, o que torna mais fácil encontrar a solução.
O Diagrama de Dispersão, ou Diagrama de Correlação, é uma ferramenta que possibilita ao gestor identificar se há ou não relação entre duas variáveis. Ou seja, ele permite visualizar o que acontece com uma das variáveis quando a outra variável é alterada.
Essa ferramenta é utilizada com o objetivo de “separar” dados e informações, de acordo com suas particularidades, para que sejam geradas informações mais precisas.
Ou seja, consiste em estratificar dados que vieram de diferentes fontes e estão todos agrupados da mesma forma, com o objetivo de analisar melhor os dados e planejar soluções de melhoria.
O Gráfico de Controle é uma ferramenta de Controle Estatístico do Processo (CEP) utilizada para que o gestor consiga visualizar e analisar a variabilidade de um processo.
O objetivo desse método é evidenciar alterações no processo normal de produção, identificando falhas e variáveis que necessitam de atenção gerencial, ou seja, verificando se o processo está sob controle.
O Benchmarking é um processo de análise das práticas adotadas por empresas concorrentes, consideradas fortes e, na maioria das vezes, líderes de mercado.
É um processo contínuo e sistemático de pesquisa para avaliar produtos, serviços, processos de trabalho de empresas ou organizações que são reconhecidas como representantes das melhores práticas, com o propósito de aprimoramento organizacional.
O Programa 5s (ou Housekeeping) é um conceito que surgiu no Japão, com uma filosofia que tem por objetivo mobilizar e conscientizar os funcionários para que eles estejam motivados a mudarem e buscarem a organização e a disciplina no ambiente de trabalho.
As 5 técnicas que compõe os 5s são as seguintes:
O Ciclo PDCA é uma ferramenta bastante utilizada na gestão de processos, o seu foco está na melhoria contínua dos processos. O Ciclo PDCA é composto por 4 etapas:
Ele ajuda na elaboração, execução, monitoramento e aprimoramento contínuo de um processo.
O Seis Sigma (Six Sigma) é uma técnica que, através da coleta e análise dados, busca eliminar os defeitos, com o objetivo de aproximar os processos da perfeição. Ele tem por objetivo reduzir as variabilidades e o seu foco principal é a satisfação dos clientes.
O fluxograma permite uma visão global do processo por onde passa o produto. Ele é uma ilustração do passo a passo de todas as etapas pertinentes ao processo, demonstrando como deve ser a execução.
O fluxograma consiste, portanto, em um gráfico que, através da utilização de diferentes símbolos, demonstra o fluxo do trabalho e das atividades de um processo. Representam um importante instrumento para a compreensão e a análise do funcionamento dos processos.
A ferramenta 5W2H tem por objetivo facilitar o planejamento das atividades. O termo é uma abreviação dos seguintes termos, em inglês:
Essa ferramenta é muito utilizada para organizar as ideias e criar estratégias para resolver problemas, promovendo o ganho de eficiência no desenvolvimento das atividades, reduzindo o retrabalho e conferindo mais competitividade no mercado.
A Matriz GUT é uma ferramenta utilizada para priorizar os problemas. Ela auxilia os gestores a avaliarem os diversos problemas e priorizar aqueles mais importantes, de acordo com a gravidade, urgência e tendência.
O Brainstorming, também chamado de “Tempestade de Ideias”, é uma ferramenta utilizada com o objetivo de criar alternativas criativas para solução de problemas ou para o aproveitamento de oportunidades.
Essa técnica consiste em reunir um grupo de pessoas para que elas exponham suas opiniões, ideias ou sugestões. Os participantes são estimulados e incentivados a produzir, sem qualquer crítica ou censura, o maior número de ideias e sugestões sobre determinado assunto ou problema.
Quando devidamente aplicadas, todas essas ferramentas elevam os níveis de qualidade dos produtos, bens e serviços.
O conteúdo de gestão de qualidade para o SEFAZ-PE também abrange os princípios desta gestão, afinal, ela suporta todo o processo de melhoria contínua de produtos, bens e serviços, assim como o processo decisório de uma organização.
A International Organizacional for Standardization – ISO é uma importante organização internacional que trata de padrões de normatização de procedimentos.
De acordo com a ISO 9000, a gestão da qualidade é um conjunto de atividades coordenadas para dirigir e controlar uma organização, no que diz respeito à qualidade.
Nesse sentido, ISO 9000 é um conjunto de normas técnicas internacionais, que definem modelo de gestão da qualidade para as organizações.
Os princípios da gestão da qualidade da ISO 9000 são os seguintes:
– Foco no Cliente;
– Liderança;
– Engajamento das pessoas;
– Abordagem de Processo;
– Melhoria Contínua;
– Tomada de decisão com base em evidências;
– Gestão de relacionamento.
Portanto, pudemos observar que a gestão de qualidade para este concurso do SEFAZ-PE é um conteúdo que merece destaque. Pois, a gestão da qualidade é essencial no suporte de todo o processo de melhoria contínua de produtos, bens e serviços, assim como no processo decisório de uma organização.
Os benefícios da gestão de qualidade nas empresas são inúmeros, como: a padronização e a melhoria de processos; a redução de custos e do retrabalho; a redução de desperdícios; a melhoria da imagem da empresa; o aumento da lucratividade e da satisfação dos clientes e a sobrevivência no mercado.
Sendo assim, concluímos que a sobrevivência das organizações depende da gestão da qualidade, pois ela auxilia o seu desenvolvimento e crescimento eficiente e eficaz, além de alcançar a satisfação e a melhoria da qualidade de vida dos clientes internos e externos.
Um grande abraço e bons estudos!
Débora Vaz Ferreira
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!
Panorama completo dos Concursos na área de Tecnologia da Informação A Tecnologia da Informação tem…
Quer ficar por dentro de todos os concursos fiscais de âmbito municipal (ISS) previstos para…
Quer ficar por dentro de todos os concursos fiscais previstos para 2025? Então chegou ao…
Os concursos da região Sul do país oferecem diversas oportunidades para os concurseiros. A região…
Se você reside ou pensa em morar na região sul do país, o estado de…
Foi divulgada a demanda de candidatos e mais de 59 mil inscritos no concurso MP…