A gestão por competências não é apenas uma ferramenta de gestão de pessoas, mas uma excelente forma de gerenciar a organização com base nas competências necessárias para o sucesso estratégico.
É com base no planejamento estratégico que se verificam as competências a serem geridas: o planejamento aponta a visão de futuro, missão e valores e a gestão por competências identifica quais as competências necessárias para que esse futuro possa ser atingido.
Sabendo das competências necessárias para o sucesso, a organização faz o levantamento daquelas já existentes para que a lacuna de competências possa ser claramente identificada e desenvolvida por meio de ferramentas de gestão.
Ao contrário do que muitos imaginam, as competências não são apenas dos indivíduos, mas também da própria organização. É com base nessa ideia que a gestão por competências propõe a existência de uma verdadeira cascata de competências:
As competências essenciais são aquelas que são diretamente percebidas pelos clientes externos, sendo a fonte de vantagem competitiva no mercado e a base para a diferenciação da organização no mercado. As competências funcionais, por sua vez, são as específicas de cada área ou departamento da organização. As competências gerenciais são aquelas relativas à função de gerenciamento das organizações, sendo relacionadas com as pessoas ou com o trabalho. Por fim, as competências individuais são a base disso tudo, constituindo nas competências que cada indivíduo deve ter para que a gestão por competências entregue o resultado estratégico pretendido.
Na gestão por competências as competências individuais são especialmente importantes, já que são a base para o desenvolvimento das demais. Elas são constituídas por Conhecimentos, Habilidades e Atitudes (CHA). Além disso é importante destacar que muitos autores vêm considerando a capacidade de mobilizar recursos e a entrega de resultados como importantes competências individuais.
Isso tudo é útil para quem vai fazer provas de concurso público na área administrativa, mas também para quem trabalha em organizações privadas!!!
Quer saber mais sobre gestão por competências e outros assuntos relacionados com a gestão de pessoas nas organizações? Confira o meu curso completo de gestão de pessoas para concursos em:
Ah… o curso é voltado para quem está estudando para concursos, mas também pode te ajudar muito se você está estudando gestão de pessoas (ou gestão por competências) para outros propósitos, já que é mais completo e atualizado do que os livros disponíveis no mercado!
Um forte abraço e sucesso!
Prof. Carlos Xavier
www.facebook.com/professorcarlosxavier
periscope: @ProfCarlosXavier
Estamos em ano de eleições municipais, o que contribui ainda mais para a publicação de…
A Prefeitura de Crateús, no Ceará, teve divulgado um novo cronograma para o seu concurso…
A Prefeitura Municipal de Careaçu (MG) publicou o novo edital de concurso público com vagas professor…
Foi publicado o edital de concurso público da Prefeitura de Careaçu, em Minas Gerais. O…
Vem aí concurso TRT RJ (Tribunal Regional do Trabalho da 1ª região) com edital divulgado ainda…
Agora está oficialmente assinado o contrato com a Fundação Carlos Chagas (FCC) para realização do…
Ver comentários
Esse foi um dos temas da questão discursiva do TRF 3 (domingo - 19/06) para o cargo de AjAA
Não vi a discursiva ainda, mas é um tema bem interessante e que cai muito em discursivas mesmo!
Oi professor,
Estou gostando muito do seu material, porém sugiro a criação de um curso só de discursivas em teoria das organizações, isso facilitará a vida, de quem já adquiriu o seu curso de teorias e questões, e precisa se preparar para as discursivas.
Oi Adriana!
Vamos avaliar a viabilidade de um curso assim, mas por enquanto está difícil por conta do corre-corre. Os cursos de discursivas só lançamos para concursos muito específicos, pois o nível de trabalho para produzir um curso desses costuma ser absurdo e o preço, consequentemente, mais caro que o normal.
Abraço!
Prof. Carlos Xavier