Neste artigo você encontrará um resumo do assunto “Gerenciamento de Conflitos”, que está no edital do concurso do TSE Unificado para diversos cargos.
Veja aqui o edital do TSE Unificado
Olá, concurseiro! Tudo bem com você? Como andam os estudos para o TSE Unificado? Imagino que você esteja dando tudo de si nessa reta final, pois faltam menos de dois meses para a prova. Em função disso, elaboramos um resumo de Gerenciamento de Conflitos para que você otimize a sua revisão.
Primeiramente, para falar de Gestão de Conflitos, é necessário trazermos a definição e conceito de Conflito.
De acordo com Chiavenato, o conflito é inerente à vida de cada indivíduo e é uma parte inevitável da natureza humana e da vida em sociedade. Trata-se do lado oposto da cooperação. Está ligado à discórdia, divergência, dissonância, controvérsia ou antagonismo. Conforme esse autor, o conflito existe quando uma das partes – indivíduo ou grupo – tenta alcançar seus próprios objetivos interligados com alguma outra parte e esta interfere negativamente na outra que procura atingir seus objetivos.
Conforme Robbins, outro autor muito conceituado na área de Gestão de Pessoas e Administração Geral, o conflito é um processo que se inicia quando alguém percebe que outra parte afeta (ou pode afetar) negativamente alguma coisa que considera importante.
De acordo com Zanelli, o conflito é um fenômeno inevitável na vida organizacional. Ele emerge nas relações entre indivíduos de um mesmo grupo, entre grupos, entre diferentes níveis organizacionais e entre organizações.
A saber, nas organizações, os conflitos podem emergir das mais diversas fontes. Para fins de concurso é importante que você memorize algumas:
De acordo com Ribas e Salim, existem 4 condições antecedentes dos conflitos, são elas:
Outrossim, é importante destacar que, se não forem adaquadamente gerenciados, os conflitos podem acarretar consequências negativas para organização, tais como:
Ademais, é necessário destacar que há 3 abordagens que descrevem diferentes percepções sobre os conflitos. Ou seja, temos 3 visões distintas sobre conflitos: 1) visão tradicional; 2) visão interacionista; 3) visão de resolução de conflitos.
Primeiramente, vamos falar sobre a visão tradicional, que é a abordagem mais antiga e que foi a prevalecente nas décadas de 1930 e 1940.
De acordo com essa visão, todo conflito é negativo, ruim e deve ser evitado.
Conforme preceitua Robbins, o conflito seria uma disfunção que é resultante de falhas de comunicação, falta de abertura e de desconfiança entre as pessoas. Além disso, diz respeito também ao fracasso dos gestores em atender às necessidades e aspirações de seus funcionários.
Atualmente, a visão tradicional já não é mais preponderante, pois estudos chegaram à conclusão de que a existência de certo grau de conflito era inevitável.
Em segundo lugar, convém ressaltar que a visão interacionista parte do princípio que um grupo sem conflitos corre um sério risco de tornar-se apático e estável.
Logo, conforme essa visão, o conflito deve ser encorajado, uma vez que ele é necessário à mudança, à inovação e ao desempenho eficaz do grupo.
Então, para a visão interacionista, os gestores devem bucar manter um nível mínimo de conflito, o suficiente para que o grupo continue viável, criativo e autocrítico.
De acordo com essa visão, mesmo os defensores da visão interacionista começaram a perceber que encorajar conflitos, muitas vezes, não é benéfico para as relações dentro da organização.
Dessa forma, a visão de Resolução de Conflitos entende que os conflitos são consequência natural das relações humanas e é difícil eliminá-los. Portanto, essa visão preceitua que os conflitos devem ser administrados, com o objetivo de minimizar os seus resultados negativos. Ainda conforme essa visão, os conflitos podem, ocasionalmente, ter efeitos positivos sobre os grupos. Sendo assim, o foco está na resolução produtiva de conflitos.
O autor Chiavenato relata 5 estilos utilizados para o enfrentamento de seus conflitos, tais estilos variam conforme o grau de cooperação e assertividade. Vejamos:
Veja abaixo a imagem retirada do PDF do Estratégia Concursos:
Por fim, vamos finalizar o nosso resumo sobre Gerenciamento de Conflitos. Não esqueça de rever este artigo na semana da sua prova. Certamente ele auxiliará você a refrescar a memória e a relembrar alguns conceitos muito importantes e que sempre caem em prova.
Também lembre-se de resolver muitas questões da banca Cebraspe, pois será a partir delas que você conseguirá entender o modo como a banca aborda o assunto. Para ajudar você, o Estratégia conta com um sistema de questões bastante abastecido com assertivas no estilo certo e errado, que será adotado no seu certame.
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