GABARITO EXTRAOFICIAL TRE-RJ – PENAL E PROCESSO PENAL (AJAJ e AJAA)
Olá, pessoal
Para quem não me conhece ainda, meu nome é Renan Araujo e sou professor aqui no Estratégia Concursos, lecionando as matérias de Direito Penal e Processual Penal.
Neste artigo vamos comentar as questões de Direito Penal e Direito Processual Penal que foram cobradas hoje pela CONSULPLAN, na prova para os cargos de Analista Judiciário – Área Judiciária e Analista Judiciário – Área Administrativa do TRE-RJ.
A prova teve um bom nível, e quem estudou pelo nosso curso com certeza se saiu bem. A Banca cobrou doutrina leve, alguma jurisprudência e, primordialmente, “lei seca”.
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: As questões de AJAJ e AJAA foram idênticas, variando apenas a numeração de prova para prova. A numeração indicada se refere à numeração estabelecida na prova utilizada para elaborar os comentários. Verifique qual foi a numeração na sua prova.
Vamos aos comentários:
__________________
PENAL
COMENTÁRIOS: Neste caso, temos a adoção, pelo CP, do sistema vicariante, segundo o qual o Juiz, no caso de semi-imputabilidade, aplica a pena privativa de liberdade e pode, a depender das circunstâncias, substituí-la pela medida de segurança, daí o nome “sistema vicariante”. Não há mais possibilidade de cumprimento de pena privativa de liberdade e, em sequência, de medida de segurança (antigo sistema do duplo binário).
Portanto, a ALTERNATIVA CORRETA É A LETRA A.
COMENTÁRIOS: Neste caso teremos a teoria da acessoriedade limitada, adotada pelo nosso CP, de acordo com a Doutrina majoritária. Tal teoria estabelece que, no concurso de agentes, para que o partícipe seja punido a conduta do autor deve ser, pelo menos, um fato típico e ilícito.
Portanto, a ALTERNATIVA CORRETA É A LETRA D.
COMENTÁRIOS:
I – CORRETA: Item correto, pois tal previsão está contida no art. 33, §único, I, da Lei 9.605/98.
II – CORRETA: Item correto, pois tal previsão está contida no art. 33, §único, II, da Lei 9.605/98.
I – CORRETA: Item correto, pois tal previsão está contida no art. 33, §único, III, da Lei 9.605/98.
Vemos, assim, que todas as afirmativas estão corretas.
Portanto, a ALTERNATIVA CORRETA É A LETRA A.
COMENTÁRIOS: Neste caso teremos autoria colateral, e não coautoria, pois os agentes não se encontram unidos por um vínculo subjetivo, agindo cada um de forma isolada, embora com a mesma intenção em relação ao resultado.
Portanto, a ALTERNATIVA CORRETA É A LETRA B.
COMENTÁRIOS: O CP adota, em relação ao tempo do crime, a teoria da atividade, prevista no art. 4º do CP, segundo a qual considera-se praticado o crime no momento da conduta (ação ou omissão), ainda que outro seja o momento do resultado.
Portanto, a ALTERNATIVA CORRETA É A LETRA B.
PROCESSO PENAL
COMENTÁRIOS: No processo penal, diferentemente do que ocorre no processo civil, os prazos processuais são contados a partir da ciência pela parte, ou seja, têm como termo inicial a data da intimação, e não a data da juntada aos autos do mandado ou da carta precatória ou de ordem.
Este entendimento, inclusive, está sumulado pelo STF (súmula 710).
Portanto, a ALTERNATIVA CORRETA É A LETRA D.
COMENTÁRIOS:
I – ERRADA: Item errado, pois o IP é um procedimento DISPENSÁVEL ao oferecimento da denúncia.
II – ERRADA: Item errado, pois a autoridade policial NÃO pode mandar arquivar os autos do IP, na forma do art. 17 do CPP.
III – CORRETA: Item correto, pois o arquivamento do IP por falta de base para a denúncia não faz coisa julgada material, podendo a autoridade policial proceder a novas diligências, se tiver notícia de prova nova, na forma do art. 18 do CPP.
IV – CORRETA: Item correto, pois este é o exato procedimento estabelecido pelo art. 28 do CPP.
Portanto, a ALTERNATIVA CORRETA É A LETRA D.
COMENTÁRIOS:
I – ERRADA: Não há qualquer impossibilidade de manejo de ação penal privada subsidiária da pública apenas pelo fato de se tratar de crime cometido com violência ou grave ameaça à pessoa.
II – ERRADA: Item errado, pois a representação é exigida nos crimes de ação penal PÚBLICA CONDICIONADA. Na ação penal privada cabe à própria vítima ajuizar a ação penal.
III – CORRETA: Item correto, pois neste caso não haverá inércia por parte do MP, na forma do art. 29 do CPP.
IV – CORRETA: Item correto, pois na ação penal privada subsidiária da pública a negligência do querelante não gera a extinção da punibilidade, mas o MP, neste caso, retoma a ação como parte principal, na forma do art. 29 do CPP.
Portanto, a ALTERNATIVA CORRETA É A LETRA D.
COMENTÁRIOS:
a) CORRETA: Item correto, nos termos do art. 358 do CPP.
b) CORRETA: Item correto, pois a citação do acusado faz completar-se a relação jurídico-processual, de forma que neste momento o processo se encontra devidamente formado.
c) CORRETA: Item correto, pois esta é a exata previsão contida no art. 362 do CPP.
d) ERRADA: Item errado, pois, no caso de réu revel citado por edital, ficarão suspensos o processo e o CURSO DO PRAZO PRESCRICIONAL, na forma do art. 366 do CPP.
Portanto, a ALTERNATIVA INCORRETA É A LETRA D.
__________________
Se você quer conhecer mais do meu trabalho aqui no Estratégia Concursos, clique aqui e baixe, gratuitamente, as aulas demonstrativas dos meus cursos.
Bons estudos!
Prof. Renan Araujo
E-mail: profrenanaraujo@gmail.com
Periscope: @profrenanaraujo
Facebook: www.facebook.com/profrenanaraujoestrategia
Instagram: www.instagram.com/profrenanaraujo/?hl=pt-br
Olá, tudo bem? Hoje falaremos um pouco sobre o Recurso de Apelação para o concurso…
Estão disponíveis os resultados finais das provas objetiva e discursiva do concurso Câmara de Ilhéus,…
O concurso público da Prefeitura de Conceição do Jacuípe, município do estado da Bahia, foi…
O concurso público da Prefeitura de Conceição do Jacuípe, município do estado da Bahia, foi…
Quer ficar por dentro das notícias de concursos público da área da Saúde? Neste resumo,…
Olá, pessoal. Tudo certo? No artigo de hoje veremos o resumo sobre a Apuração do…