GABARITO MPU – Extraoficial
Olá, pessoal
Para quem não me conhece ainda, meu nome é Renan Araujo e sou professor aqui no Estratégia Concursos, lecionando as matérias de Direito Penal e Processual Penal.
Antes de prosseguir, convido você a me seguir no INSTAGRAM: Instagram do Prof. Renan Araujo
Neste artigo vamos comentar as questões de Direito Penal e Processual Penal que foram cobradas pelo CESPE, no concurso do MPU 2018 neste domingo, 21.10.2018.
Todas as questões foram exaustivamente abordadas em nosso curso, e tenho certeza de que nossos alunos se saíram bem. Inclusive, várias questões foram abordadas em nossa revisão de véspera, sábado!
Acompanhe também a correção em vídeo:
Vamos aos comentários:
COMENTÁRIOS
Item errado, pois se houve coação FÍSICA irresistível, afasta-se o fato típico, por ausência de conduta penalmente relevante. A coação MORAL irresistível afasta a culpabilidade.
GABARITO: Errada
COMENTÁRIOS
Item correto, pois neste caso não havia concurso de agentes, dada a ausência de vínculo subjetivo entre os agentes, motivo pelo qual cada um deve responder apenas pelos seus atos. Como não é possível precisar de qual arma partiu o tiro fatal, ambos devem responder por tentativa de homicídio.
GABARITO: Correta
COMENTÁRIOS
Item errado, o STF tem entendimento no sentido de que, neste caso, o fato é atípico, pois o sinal de TV a cabo não pode ser equiparado a energia elétrica (ou qualquer outra energia) para fins penais. Embora haja decisões do STJ em sentido contrário, esta é a posição que prevalece no STF.
GABARITO: Errada
COMENTÁRIOS
Item correto, pois é pacificamente aceita a figura do homicídio qualificado-privilegiado, quando a qualificadora é de ordem objetiva, ou seja, relacionada aos meios e modos de execução do delito, como é o caso da qualificadora do emprego de fogo (art. 121, §2º, III do CP).
GABARITO: Correta
COMENTÁRIOS
Item errado, pois o STJ tem entendimento pacífico no sentido de que é desnecessária a apreensão e perícia da arma, se for possível comprovar o efetivo emprego por outros meios (ver, por todos: (AgRg no HC 454.283/RJ, Rel. Ministro FELIX FISCHER, QUINTA TURMA, julgado em 09/10/2018, DJe 15/10/2018).
GABARITO: Errada
COMENTÁRIOS
Item correto, pois o proveito auferido pelo agente no crime de peculato (art. 312 do CP) pode ter valor patrimonial ou moral, de acordo com a Doutrina predominante.
GABARITO: Correta
COMENTÁRIOS
Item correto, pois documento particular é aquele que não se enquadra como documento público ou equiparado a documento público, a exemplo do cartão de crédito ou débito, na forma do art. 298, § único do CP.
GABARITO: Correta
COMENTÁRIOS
Item errado, pois não há prazo decadencial para oferecimento de requisição pelo Ministro da Justiça, diferentemente do que ocorre com a representação do ofendido. O MJ pode ofertar a requisição enquanto não houver a extinção da punibilidade.
GABARITO: Errada
COMENTÁRIOS
Item correto, pois apesar de uma inicial discussão doutrinária e jurisprudencial, prevalece o entendimento de que, em havendo conexão entre contravenção penal e crime federal, deverá haver a separação dos processos, cabendo à Justiça estadual julgar a contravenção penal e à Justiça federal julgar o crime federal, de forma a preservar ambas as competências constitucionais, na forma do art. 109, IV da CF/88.
GABARITO: Correta
COMENTÁRIOS
Item errado, pois a “denúncia anônima” (delatio criminis inqualificada) não pode servir, por si só, para justificar a instauração de IP, devendo a autoridade policial proceder a uma apuração preliminar da veracidade das informações.
GABARITO: Errada
COMENTÁRIOS
Item correto, pois para a decretação da extinção da punibilidade pela morte do agente, é necessário que haja certidão de óbito, na forma do art. 62 do CPP.
GABARITO: Correta
COMENTÁRIOS
Item errado, pois o crime de ameaça é punido apenas com DETENÇÃO, motivo pelo qual não é admitida a decretação de interceptação telefônica para investigação de tal delito, na forma do art. 2º, III da Lei 9.296/96.
GABARITO: Errada
COMENTÁRIOS
Item correto, pois o STF tem entendimento pacífico no sentido de que fiança e liberdade provisória são institutos distintos, motivo pelo qual é cabível a concessão de liberdade provisória no caso de crimes inafiançáveis (como são os crimes hediondos e equiparados).
GABARITO: Correta
COMENTÁRIOS
Item correto, pois a apresentação espontânea não impede a decretação da prisão preventiva, caso presentes as hipóteses legais.
GABARITO: Correta
COMENTÁRIOS
Item errado, pois a capacidade postulatória para impetração de HC é universal, podendo o HC ser impetrado por qualquer pessoa, seja advogado ou não, esteja patrocinado por advogado ou não, conforme art. 654 do CPP.
GABARITO: Errada
__________________
Se você quer conhecer mais do meu trabalho aqui no Estratégia Concursos, clique aqui e baixe, gratuitamente, as aulas demonstrativas dos meus cursos.
Bons estudos!
Prof. Renan Araujo
E-mail: profrenanaraujo@gmail.com
Facebook: www.facebook.com/profrenanaraujoestrategia
Instagram: www.instagram.com/profrenanaraujo/?hl=pt-br
Olá, estudantes do Direito! Preparados para mais uma sessão de aprendizado? Neste artigo estudaremos os…
Oi galera!! Neste presente texto vamos analisar um assunto muito importante para a prova de…
Olá, estudantes do Direito! Preparados para mais uma sessão de aprendizado? Neste artigo estudaremos as…
Neste domingo, 06 de abril, foram aplicadas as provas do Exame de Suficiência (CFC 2025.1).…
As provas do concurso IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis)…
Oi turma!! Neste material iremos analisar um assunto muito importante para a prova de Auditor…