Gabarito Informática SANEAGO: comentários às questões UFG

Olá amigos e amigas!

Venho aqui para comentar a prova da SANEAGO. Não foi uma prova fácil, vejamos as questões:

 

No editor de textos LibreOffice 5.4.4.2 ou Microsoft Word 2013, a ferramenta de desenho permite a inclusão de formas e textos com efeitos especiais. As opções de desenho contidas na ferramenta possibilitam a criação de figuras, imagens tridimensionais, sombras, formas, alteração das cores de fundo, de fontes, de linhas etc. Clicando-se em Inserir e depois em Formas,

(A) pode-se exibir a Barra de Ferramentas de Desenho, que possui diversas formas.

(B) é possível a inclusão de formas mais elaboradas e de figuras de um arquivo selecionado.

(C) é possível selecionar uma forma clicando-se com o botão acionador sobre aquela desejada.

(D) pode-se editar as formas apresentadas clicando-se com o botão auxiliar sobre a forma escolhida.

Comentários: Que questão estranha! Se dar ao trabalho de cobrar ferramentas de desenho em editores de documento? É um pouco supérfluo, algo como se eu fosse fazer uma questão de formatação de texto em ferramenta de planilha. Mas, vamos lá, analisando as alternativas:

a) Temos essa barra no LibreOffice mas não temos no Word, que usa a Faixa de Opções.

b) Neste caso não são formas, são imagens prontas. Não pode;

c) Correto, e até elementar. Quer mexer na forma? Clique sobre ela;

d) Para editar a forma, deve-se levar o cursor do mouse até a forma, e arrastar-e-soltar para obter o efeito desejado.

 

 

Uma função é um método utilizado para tornar mais fácil e mais rápida a montagem de fórmulas que envolvem cálculos mais complexos e vários valores. Existem funções para os cálculos matemáticos, financeiros e estatísticos. A quantidade de argumentos empregados depende do tipo de função a ser utilizada. Os argumentos podem ser nú- meros, textos, valores lógicos, referências etc. No LibreOffice Calc 5.4.4.2 ou no Microsoft Excel 2013, a aplicação da função

(A) =SOMA(CelIni:CelFim) retorna a soma do valor de CelIni ao valor de CelFim.

(B) =MAIOR(CelIni:CelFim) retorna o valor do maior número no intervalo entre CelIni e CelFim.

(C) =ARRED(MÉDIA(CelIni:CelFim);1) retorna a média dos valores no intervalo entre CelIni e CelFim e, caso existam números após a vírgula, eles serão arredondados para uma casa decimal.

(D) =DIA.DA.SEMANA(HOJE()) retorna o dia da semana que é hoje, por exemplo, segunda-feira.

Comentários: Analisando as alternativas:

a) SOMA(CelIni:CelFim) retorna a soma de TODAS as células ENTRE CelIni e CelFim;

b) MAIOR (CelIni:CelFim;k) retorna o k-ésimo maior número do intervalo passado como parâmetro;

c) Correto!

d) =DIA.DA.SEMANA(data) retorna o número correspondente ao dia da semana, com 1 sendo domingo e 7 sábado.

 

Criar apresentações engloba iniciar com um design mais básico, adicionar novos slides e conteúdos, escolher layouts, modificar o design do slide inserindo novas cores ou aplicando diferentes modelos, criar efeitos como transições de slides animados. No LibreOffice Impress 5.4.4.2, é possível

(A) alterar o layout e o design da apresentação por meio do menu Ferramentas.

(B) adicionar uma transição de slides e renomeá-los fazendo uso do menu Slide.

(C) inserir, executar e organizar macros por intermédio do menu Inserir.

(D) alterar o idioma e fazer a correção ortográfica por meio do menu Formatar.

Comentários: 

a) Layout da Apresentação é alterado no menu Slide.

b)Conforme vemos na imagem abaixo, efeitos de transição de slides estão no menu Slide.

c) Macros está na Guia Ferramentas.

d) Idioma está no menu Ferramentas.

 

Um motor de pesquisa ou ferramenta de busca ou buscador é um programa desenvolvido para procurar palavraschave, fornecidas pelo usuário, em documentos e bases de dados. No contexto da internet, um motor de pesquisa permite procurar palavras-chave em documentos que estão na web, como aqueles que se encontram armazenados em websites. Entre as ferramentas mais usadas encontram-se o Google, o Yahoo!, o Bing, o Lycos e o Cadê. Ao usar o Google, o usuário pode utilizar

(A) o apóstrofo, como em ‘texto’, para buscar a frase completa e não cada termo em separado.

(B) as reticências, como em 2010…2018, para mostrar resultados publicados no intervalo de tempo especificado.

(C) a palavra file, como em file:pdf, para especificar um tipo de arquivo a ser localizado.

(D) o menos, como em segurança -patrimonial, para procurar a palavra segurança, excluindo os resultados em que aparecem a palavra patrimonial.

Comentários: Analisando as alternativas:

a) as “aspas” realizam busca exata, e não o apóstrofo;

b)as reticências só funcionam para o que se propõe se forem apenas dois pontos, como 2010..2018. a alternativa está com três pontos;

c) filetype: especifica um tipo de arquivo, e não file:, como insinua a questão.

d) Correto!

 

No LibreOffice Base 5.4.4.2, é possível acessar dados armazenados em diversos formatos de arquivos de banco de dados, oferecendo suporte nativo a alguns formatos de bancos de dados de arquivos simples, tais como o formato dBASE. É possível também usá-lo para se conectar a bancos de dados relacionais, tais como MySQL ou Oracle. O LibreOffice Base 5.4.4.2 permite

(A) abrir a exibição de fontes de dados a partir de um documento de texto ou de uma planilha pressionando a combinação de teclas Ctrl+Alt+E.

(B) exibir dados filtrados, deixando-os ativos até que o usuário altere ou cancele os critérios de filtragem ou de classificação.

(C) utilizar funções numéricas como AVG(x), CURDATE(), DATABASE(), LOG(x), MOD(x,y), PI(), RAND(), SQRT(x), USER().

(D) alterar a estrutura ou editar, inserir e excluir registros de arquivos de planilha, arquivos de texto e dados do catálogo de endereços.

Comentários: A questão mais difícil da prova, sem dúvidas. Talvez, quem teve um pouco de cabeça fria tenha conseguido perceber que a alternativa certa traz uma ferramenta óbvia para ferramentas de bancos de dados, que é a possibilidade de FILTRAR resultados, exibindo apenas aqueles que são relevantes segundo os critérios de filtragem. Esta ferramenta fica no menu Ferramentas, item Filtro de Tabela.

Considerações finais: A banca fechou o escopo de cobrança no LibreOffice, trazendo uma boa questão de Google para complementar. Foi uma prova de média para difícil, que valorizou quem estudou, e deixou boiando quem não se preparou adequadamente.

Você foi bem? Mal? Comente aqui na página!

Coordenação

Ver comentários

  • Caro professor Victor, obrigada pelos comentários. Fiquei em dúvida quanto à alternativa A da segunda questão aqui comentada. Ela diz que "(A) =SOMA(CelIni:CelFim) retorna a soma do valor de CelIni ao valor de CelFim." e eu não vejo como pode estar errado dizer que a função soma faz isso mesmo. O uso da preposição "ao" já quer dizer que retorna a soma de todos os valores entre a célula inicial e a final, não é mesmo?

    • Olá Lidia!

      Não concordo. Não foi citada a palavra INTERVALO, nem foi citado TODOS OS VALORES ENTRE CelIni e CelFim. A banca fez isso realmente para fazer uma pegadinha.

  • Professor, protocolei um recurso contra a questão 17 de Excel/Calc.
    Veja se meu argumento faz um pouco de sentido.

    A assertiva "a) =SOMA(CelIni:CelFim) retorna a soma do valor de CelIni ao valor de CelFim" é correta, uma vez que a justaposição de CelIni e CelFim valida o comando da assertiva.
    A questão não trouxe a informação se há um intervalo entre as células. Portanto, admite-se duas respostas corretas, invalidando a questão.

    • Olá Eduardo!

      Acho que a banca não irá deferir porque ela intencionalmente quis fazer uma pegadinha nesta questão.

  • Protocolei um recurso referente à questão 17, letra A, conforme segue:

    A banca considerou a letra (C) a alternativa correta. No entanto, conclui-se que também está correta a letra (A), conforme será demonstrado.

    A alternativa (A) aborda a função soma tanto no Excel 2013 quanto no LibreOffice Calc 5.4.4.2, a qual é transcrita como “=SOMA(CelIni:CelFim)” e explicada como “a soma do valor de CelIni ao valor de CelFim”.

    Sabe-se que a função soma retorna a adição dos valores de todas as células do intervalo definido na fórmula. Seguindo os conceitos utilizados na fórmula da alternativa (A), depreende-se que esta função considera a soma desde o valor de CelIni até o valor de CelFim, incluindo os valores das células intermediárias. É, portanto, o mesmo que dizer que é “a soma do valor de CelIni ao valor de CelFim”, explicação trazida na alternativa (A).

    A página oficial de suporte do Office para a função soma do Excel 2013 (link abaixo) corrobora tal conclusão, valendo-se da preposição “a” para se referir ao intervalo da soma, conforme o trecho “Esta fórmula é SOMA, A3, dois pontos, A6. Os dois pontos indicam um intervalo de células. Esta fórmula adiciona as células de A3 a A6.”

    NAO CONSIGO COLAR O LINK AQUI NO COMENTARIO

    A página oficial de suporte do LibreOffice Calc para a função soma (link abaixo) também corrobora essa conclusão, utilizando-se da preposição “a” para se referir ao intervalo da soma no trecho “=B8-SOMA(B10:B14) calcula B8 menos a soma das células B10 a B14” e também no trecho “=SOMA(B8;SOMA(B10:B14)) calcula a soma das células B10 a B14 e adiciona o valor a B8”.

    NAO CONSIGO COLAR O LINK AQUI NO COMENTARIO

    É muito provável que, ao elaborar a alternativa para ser errada, o autor queria dizer que a função soma só somaria CelIni e CelFim, porém, ao optar pela preposição “a” acrescida do artigo “o”, tenha mudado a interpretação que queria dar ao texto. Outra possibilidade é que o autor tivesse usado o ponto e vírgula dentro dos parênteses – “=SOMA(CelIni;CelFim)” –, o que significaria a soma dos valores de apenas duas células e não a soma do intervalo de uma célula a outra, mas o digitador das provas tenha inserido os dois pontos no lugar, por engano, e alterado o contexto da alternativa.

  • essa prova da saneago de hj tem pergunta que nao condiz com a resposta
    tem uma de informatica falando para que serve o comando Alt + E + D... a resposta esta para refazer a ultima ateração esse comando no windows 10 não existe como eles descreveram no gabarito

Posts recentes

Concurso Ministério da Justiça: veja novo cronograma!

O concurso do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), atrelado ao Concurso Nacional Unificado…

4 horas atrás

Concurso MinC: são 50 vagas; veja novo cronograma!

O concurso do Ministério da Cultura (MinC), que faz parte do edital unificado, habilitou novos…

4 horas atrás

Concurso MDIC: novo cronograma divulgado. Confira!

O concurso do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), contemplado no edital unificado, habilitou…

4 horas atrás

Concurso Antaq: confira o novo cronograma; 30 vagas

Novos candidatos foram habilitados para a correção da prova discursiva do concurso da Agência Nacional…

5 horas atrás

Concurso ANEEL: novo cronograma divulgado. Confira!

O concurso ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), integrante do Concurso Nacional Unificado, habilitará novos…

5 horas atrás

Concurso ANS: 35 vagas; confira novo cronograma!

O concurso da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), contemplado no Concurso Nacional Unificado (CNU), habilitará…

5 horas atrás