Olá amigos!
Venho aqui corrigir a prova de informática para o cargo de Assistente Legislativo Municipal da Câmara Municipal de Salvador. Como uma boa prova FGV, não foi fácil.
Vejamos:
53 Considere os seguintes aplicativos:
I. Chrome;
II. Firefox;
III. Internet Explorer;
IV. Windows Explorer.
Da lista acima, são destinados à navegação na Internet somente os aplicativos:
(A) I e II;
(B) I, II e III;
(C) I, II e IV;
(D) III e IV;
(E) IV.
Os três primeiros são navegadores Web, enquanto o último é um programa para visualizar arquivos na web.
54 Considere um universo de apenas três páginas na Internet, com os respectivos conteúdos mostrados a seguir.
Página I.
Enquete da Folha com 200 pessoas tenta mapear os nomes que mais se destacaram na história do país; Getúlio Vargas é o mais citado, seguido por Juscelino Kubitschek e Machado de Assis … Na inglesa, consagrou-se Sir Winston Churchill, primeiro-ministro que levou a Inglaterra à vitória na 2ª Guerra.
Página II.
Enquete da Folha com 200 pessoas tenta mapear os nomes que mais se destacaram na história do Brasil; Getúlio Vargas é o mais citado, seguido por Juscelino Kubitschek e Machado de Assis … Na inglesa, consagrou-se Sir Winston Churchill, primeiro-ministro que levou a Inglaterra à vitória na 2ª Guerra.
Página III.
Enquete da Folha com 200 pessoas tenta mapear os nomes que mais se destacaram na história do país; Getúlio Vargas é o mais citado, seguido por Juscelino Kubitschek e Machado de Assis … Na inglesa, consagrou-se Sir Winston Churchill, primeiro-ministro que levou a Inglaterra à vitória na 2ª Guerra contra a Alemanha.
Nesse contexto, uma busca no Google com o texto churchill -alemanha-brasil “Getulio Vargas” retornaria:
(A) somente a página I;
(B) somente a página II;
(C) somente as páginas I e II;
(D) somente as páginas II e III;
(E) as páginas I, II e III.
A referida busca pede para retornar os textos que contenham churchill, NÃO contenham alemanha nem brasil, e contenha “Getulio Vargas”, escrito junto, conforme as aspas.
Como a página II tem Brasil e a página III tem Alemanha, apenas a página I atende ao que se pede.
55 A transferência de um arquivo com 2G bytes, por meio de uma conexão com uma hipotética taxa de transmissão constante, de 540K bit por segundo, seria feita em aproximadamente:
(A) 1 hora;
(B) 3 horas;
(C) 5 horas;
(D) 7 horas;
(E) 9 horas.
Fazendo os cálculos de forma grosseira, 540Kbits equivale a 67,5Kbytes (dividindo por 8).
2Gbytes equivale a 2048MB, que equivale a 2097152 Kbytes. (multiplicando por 1024 duas vezes).
Agora que tudo está em Kbytes, podemos dividir 2079152/67,5 = 31068 SEGUNDOS.
Como uma hora possui 3600 segundos, 31068/3600 = 8,63 horas.
Com as alternativas apresentadas, estamos mais próximos das 9 horas do que de qualquer outro resultado.
56 O termo URL denota um endereço de recurso na Internet e, informalmente, confunde-se com o termo link. Considere os exemplos a seguir.
I. www.globo.com
II. http://192.168.1.1
III. kk@site.com.br
IV. www.registro.br
V. http://x.com
O único exemplo que NÃO corresponde a uma URL válida é:
(A) I;
(B) II;
(C) III;
(D) IV;
(E) V.
Analisando os itens:
I – tão famoso que todos sabemos ser válido;
II – é a colocação direta de um endereço IP, o que também é válido;
III – é o formato padrão de um email, o que não será válido como URL;
IV – também válido, mesmo na ausência de um TLD (top-level domain, como .com, por exemplo);
V – este último endereço também é válido. No brasil, o nome de um domínio precisa de no mínimo 2 caracteres, mas o domínio .com aceita apenas um caractere de tamanho.
57 No MS Word 2010 em português, na configuração padrão, toda vez que se digita ONS, por exemplo, o texto digitado é imediatamente substituído por NOS. Essa característica pode ser ajustada/eliminada:
(A) por meio da seção Opções de AutoCorreção;
(B) por meio do mecanismo de Controle de Alterações;
(C) pela troca do dicionário correntemente utilizado;
(D) pela edição do Dicionário de Sinônimos;
(E) pela mudança do idioma de referência do mecanismo de Ortografia e Gramática.
No Word 2016/2013/2010, na Guia Arquivo > Opções > Revisão de Texto > Opções de AutoCorreção, o usuário pode desativar esse recurso, se julgar necessário.
58 Observe atentamente o trecho de um documento no MS Word 2010 exibido a seguir.
Um elefante incomoda muita gente. Dois elefantes incomodam muito mais. Três elefantes incomodam muita gente. Quatro elefantes incomodam muito mais.
Sobre esse trecho foi aplicado um comando de substituição, e o seu conteúdo foi alterado conforme se observa a seguir.
Um elefante carrega muita gente. Dois elefantes carregam muito mais. Três elefantes carregam muita gente. Quatro elefantes carregam muito mais.
O comando Substituir foi utilizado com as opções normais, ou seja, Diferenciar maiúsculas e minúsculas, Localizar apenas palavras inteiras e Usar caracteres curinga desligadas. Nessas condições, é correto afirmar que os termos digitados nas caixas Localizar e Substituir como, respectivamente, devem ter sido:
(A) incomodam, carregam;
(B) incomoda, CARREGAM;
(C) incomodam, carrega;
(D) incomoda, CARREGA;
(E) INCOMODA, carrega.
Percebe-se que a palavra “incomoda” foi substituída por “carrega”. Logo, as alternativas a), b) e c) podem ser descartadas. Como as opções especiais estão desativadas, não precisamos nos preocupar com a alternativa e). Por outro lado, a alternativa d) seria um problema, pois a substituição por CARREGA colocaria CARREGA em maiúsculas no texto final.
59 João recebeu um arquivo texto, com dados sobre as dezenas de milhares de clientes da sua empresa, e precisa organizar e analisar esses dados. No arquivo, cada linha corresponde a um cliente, todas elas com o mesmo número de colunas separadas por tabulação. Há uma linha de títulos no início do arquivo. Uma das melhorias que João pretende alcançar é padronizar a grafia dos nomes e códigos. Por exemplo, a cidade do Rio de Janeiro aparece como “Rio”, “R. Janeiro”, “Rio de Jan”, “RJ”, e assim por diante. O mesmo ocorre para outras cidades. Para começar, é preciso identificar as diferentes grafias que ocorrem nas colunas a serem padronizadas. Há várias maneiras para fazer isso no MS Excel 2010, mas uma forma bastante simples é:
(A) classificar todas as linhas usando as colunas no critério de classificação;
(B) usar a função CONT.VALORES nas colunas;
(C) usar o recurso de Validação de Dados nas colunas;
(D) na guia Dados, importar o arquivo texto e aplicar filtros nas colunas;
(E) usar a função FIND.DUPS nas colunas.
As diversas formas que a banca apresenta não são muito produtivas, mas a alternativa d) vai possibilitar a filtragem dos resultados com as diversas grafias de Rio de Janeiro, para que depois o usuário escreva a grafia correta por cima de todos eles.
60 Considere a seguinte fórmula, digitada na célula B1 de uma planilha do MS Excel.
=SE(A1>1000;SE(A1> 2000;A1*0,2-150;A1*0,15-50);A1*0,1)
Dado que a célula B1 foi copiada e colada (Ctrl-C e Ctrl-V) nas células B2, B3 e B4, e que os valores das células A1, A2, A3 e A4, respectivamente, são 450, 1.800, 5.000 e 100, os valores das células B1, B2, B3 e B4, respectivamente, são:
(A) 55; 440; 800 e 10;
(B) 100; 220; 1050 e 10;
(C) 55; 100; 950 e 15;
(D) 45; 220; 850 e 10;
(E) 100; 220; 750 e 20.
A função SE fará um procedimento para A1 maior do que 1000 e A1 menor ou igual a 1000. No caso de A1 e A4, sendo menor do que 1000, o procedimento é multiplicar por 0,1 de modo que teremos 45 e 10.
Para A2 e A3, nos casos que é maior do que 1000, o procedimento é verificar se é maior que 2000. A3 é maior que 2000, vai multiplicar por 0,2 – 150, será 850; para A2, o procedimento é multiplicar por 0,15 – 50, o que dará 220.
61 Drivers são importantes elementos para o funcionamento do Windows, e usualmente requerem manutenção ao longo do tempo, devido ao acoplamento de novos equipamentos e/ou novas versões de equipamentos. O gerenciamento da maior parte dos drivers no Windows 7 é feito por meio do recurso:
(A) Central de Sincronização;
(B) Limpeza do disco;
(C) Painel de Controle;
(D) Restauração do Sistema;
(E) Windows Explorer.
O Painel de Controle dá acesso ao Gerenciador de Dispositivos, por meio do qual o usuário consegue acessar os dispositivos de hardware e os seus respectivos drivers.
62 O botão Desligar na tela de início do Windows 7 oferece algumas opções complementares, dentre elas, Bloquear, Fazer logoff, Reiniciar, Suspender, Trocar usuário. Dessas opções, as únicas que preservam o estado da sessão atual, tais como aplicativos abertos e arquivos em edição, de modo que o usuário corrente possa a ela voltar, é:
(A) Bloquear, Suspender;
(B) Bloquear, Suspender, Trocar usuário;
(C) Bloquear, Fazer logoff, Suspender, Trocar usuário;
(D) Suspender, Trocar usuário, Fazer logoff;
(E) Suspender, Trocar usuário.
Fazer logoff é uma opção que encerra a sessão atual do usuário, de modo que ele perde os aplicativos abertos e arquivos em edição. Logo, as alternativas c) e d) estão descartadas.
Porém, a banca quer que você diga as ÚNICAS opções em toda a lista, de modo que você não pode negligenciar nenhum item. BLOQUEAR trava a sessão do usuário; SUSPENDER coloca o computador em baixo estado de energia, preservando todo o trabalho dele; TROCAR USUÁRIO bloqueia o usuário e sugere a troca. Logo, é necessário marcar a alternativa com as três opções.
Considerações finais: A FGV cada vez mais exige raciocínio do usuário integrado ao conhecimento adquirido, de modo que, sem estudar, o candidato toma uma SURRA da prova. Mais uma vez vemos a importância de levar um conhecimento teórico ROBUSTO para estar em chances de fazer uma boa prova.
Não vejo possibilidade de recursos.
Neste domingo, 24 de novembro, foram aplicadas as provas do Exame de Suficiência (CFC 2024.2).…
Olá, amigos. Neste artigo nós estudaremos tudo o que há de mais importante sobre o…
Neste artigo você encontrará um resumo da modalidade de documento Relatório Multiprofissional para o Concurso…
Atenção, corujas: o Estratégia Concursos terá o simulado final STJ para os cargos de analista…
Atenção, corujas: o Estratégia Concursos terá o simulado especial TRT PE para os cargos de…
Atenção, corujas: o Estratégia Concursos terá o simulado especial TJ RO para os cargos de…
Ver comentários
Professor, sobre a questão 58, veja que a letra A também é possível pois todos os "incomodam" foram substituídos por "carregam". Há duas respostas, concorda?
Não concordo. Se fosse assim, "incomoda" não poderia ser substituído por "carrega".
Mas a questão era pra justamente identificar qual palavra foi substituída. Tanto "carrega" quanto "carregam" foram substituídas, respectivamente, por "incomoda" e "incomodam". Como você pôde afirmar que o comando substituiu "carrega" por "incomoda", e não "carregam" por "incomodam"?
Concordo que o comando só poderia substituir uma das duas opções dita, mas não foi o que aconteceu. Na prova, tive que escolher uma das duas opções. Acha que cabe recurso?
Professor,
Questão 58 - não existe alternativa correta
A questão pede para considerar a diferenciação ente maiúscula e minúscula. A alternativa considerada pela banca como certa coloca a palavra INCOMODA toda em caixa alta, ou seja, em letras maiúsculas na caixa de "localizar", e este formato não está no trecho original, assim não será localizada.
Acabou de sair o gabarito final e a resposta da questão 54 foi alterada para letra E. Por favor, comente.