Olá, pessoal! Segue o gabarito extraoficial Português TCE-PR!
Espero que todos tenham se dado muito bem na prova. Vimos que muita coisa da parte específica foi batida no aulão de véspera com os professores do Estratégia.
A prova de Português contou com quatro questões, as quais seguem comentadas abaixo. Como é um gabarito extraoficial, havendo qualquer necessidade de mudança, eu o farei o mais rápido possível.
Para tanto, basta comentar abaixo, ok?
Houve dois textos para duas questões de interpretação, além de um gráfico para a interpretação de outra questão. Assim, esta prova foi bem focada na interpretação de texto.
A questão 1 tem como alternativa correta a letra (B), pois os pontos da interpretação estão no segundo parágrafo.
Compare a afirmação da alternativa com o segundo parágrafo do texto, por meio das setas e cores:
Na questão 2, a alternativa (A) apresenta erro gramatical, pois as palavras “não” e “que” são atrativas e forçam a próclise. Assim, o correto seria “não se têm receitas” e “que se deve pensar”.
A alternativa (B) apresenta erro gramatical, pois a oração subordinada adverbial de finalidade “Para combater a corrupção nos diversos países” deveria ser seguida de vírgula.
A alternativa (C) apresenta erro gramatical, pois a expressão “lutar com” apresenta ambiguidade. O ideal neste contexto é “lutar contra”. Além disso, houve redundância no emprego da conjunção aditiva “e” e do advérbio de inclusão “também”.
A alternativa (D) é a correta, pois apresenta o sentido original e correção gramatical.
A alternativa (E) está errada, pois o verbo “existe” deve se flexionar no plural para concordar com o sujeito “receitas prontas”.
Quanto à questão 3, devemos nos basear no terceiro parágrafo.
3º§ do texto:
O Brasil pode se orgulhar de ter construído sua própria LRF, uma lei made in Brazil e que incorpora os aspectos bons e ruins da cultura brasileira, a partir de um aprendizado internacional.
Agora, veja o que afirma a alternativa (B):
A LRF do Brasil tem as características positivas de ser uma lei made in Brazil e de incorporar aspectos da sociedade brasileira.
Entende-se do texto que realmente o fato de ser uma lei made in Brazil é aspecto positivo, pois o texto afirmou que o “Brasil pode ser orgulhar de ter construído sua própria LRF, uma lei made in Brazil”.
Foi afirmado também na alternativa que tal lei incorpora aspectos da sociedade brasileira, o que é confirmado na passagem do texto: “incorpora os aspectos bons e ruins da cultura brasileira”.
Para falarmos da questão 4, copiei o gráfico de referência da prova. Apesar de o desenho ser um pouco diferente, os dados são os mesmos:
Nesta questão 4, a alternativa (E) é a correta, pois se pode perceber que, nos meses de janeiro e fevereiro, as receitas e as despesas tiveram diminuição. Já, nos meses de março e abril, houve crescimento das despesas e receitas.
Bom, meus amigos, falei rápido pelo curto tempo mesmo. Havendo alguma consideração necessária, mande mensagem aqui em baixo, ok?
Grande abraço a todos!
Décio Terror
O concurso do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), atrelado ao Concurso Nacional Unificado…
O concurso do Ministério da Cultura (MinC), que faz parte do edital unificado, habilitou novos…
O concurso do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), contemplado no edital unificado, habilitou…
Novos candidatos foram habilitados para a correção da prova discursiva do concurso da Agência Nacional…
O concurso ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), integrante do Concurso Nacional Unificado, habilitará novos…
O concurso da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), contemplado no Concurso Nacional Unificado (CNU), habilitará…