Categorias: Concursos Públicos

GABARITO EXTRAOFICIAL PGM- Campo Grande – Direito Tributário (complemento)

Olá pessoal!

Espero que esteja tudo na mais perfeita ordem a harmonia com vocês!

Complementando o gabarito que já foi divulgado pelo Professor Mateus Pontalti, neste artigo irei disponibilizar o gabarito de mais 4 questões de Direito Tributário, relativas à prova do concurso de Procurador da PGM-Campo Grande.

Vamos às questões:

Q74) Situação hipotética: Maria, proprietária de um apartamento em Natal – RN e de um automóvel emplacado em Porto Alegre – RS faleceu em Belo Horizonte – MG, e seu inventário foi feito no estado de Goiás. Assertiva: O imposto sobre transmissão causa mortis e doação de quaisquer bens ou direitos (ITCMD) referente ao apartamento e o ITCMD referente ao automóvel serão recolhidos, respectivamente, pelo estado de Goiás e pelo estado do Rio Grande do Sul.
Está ERRADA. De acordo com o § 1º do art. 155 da CF/88, o ITCMD é devido ao Estado da situação do bem (ou ao Distrito Federal), relativamente a bens imóveis e respectivos direitos, e/ou ao Estado onde se processar o inventário ou arrolamento, ou tiver domicílio o doador (ou ao Distrito Federal), relativamente a bens móveis, títulos e créditos.
Como na situação hipotética Maria é proprietária de bem imóvel em Natal (RN) e de um automóvel emplacada em Porto Alegre (RS), tendo seu inventário processado no Estado de Goiás, conclui-se, de acordo com o texto constitucional, que o ITCMD relativo à transmissão causa mortis do apartamento é devido ao estado do Rio Grande do Norte (local da situação do imóvel) e que o ITCMD relativo à transmissão causa mortis sobre o automóvel é devido ao Estado de Goiás (onde esse processou o inventário).
Logo, ao prescrever que tanto o ITCMD referente ao apartamento quanto o ITCMD referente ao automóvel serão recolhidos, respectivamente, pelo Estado de Goiás e pelo Estado do Rio Grande do Sul, a assertiva em questão mostra-se ERRADA, na medida em que o ITCMD sobre o apartamento deve ser recolhido para o Estado do Rio Grande do Norte.

Q75) As imunidades recíprocas são limitações constitucionais ao poder de tributar e têm status de cláusula pétrea.
Está CORRETA. A doutrina majoritária (com destaque para Regina Helena Costa e José Souto Maior Borges) defendem que as limitações ao poder tributar são cláusulas pétreas. Ao julgar a ADI nº 939-7-DF, o STF também sacramentou o entendimento de que os princípios e as imunidades tributárias são cláusulas pétreas. Logo, a assertiva está CORRETA.

Q76) Empréstimos compulsórios no caso de investimentos públicos de caráter urgente e de relevante interesse nacional – como a reconstrução de escolas e hospitais atingidos por enchentes – dada a urgência do investimento público, não se sujeitam à anterioridade do exercício financeiro e à anterioridade nonagesimal.
Está ERRADA. De acordo com o art. 148, inciso II, da CF/88, os empréstimos compulsórios devem observar o disposto no art. 150, inciso III, alínea “b” (Princípio da anterioridade de exercício) no caso de investimento público de caráter urgente e de relevante interesse nacional. Logo, a assertiva está ERRADA.

Q77) É inconstitucional a fixação de alíquotas progressiva tanto para o ITCMD quanto para o imposto sobre transmissão inter vivos, a qualquer título, por ato oneroso, de bens imóveis, por natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão de direitos a sua aquisição (ITBI), os quais devem guardar relação com a capacidade contributiva proporcional ao preço de venda dos bens.
Está ERRADA. O STJ já decidiu, em regime de repercussão geral, que o ITCMD pode ter alíquotas progressivas (STF, 1ª T., RE 542.485/RS, Rel. Min. Marco Aurélio, j. em 19/02/2013, DJe em 07/03/2013), em atendimento ao constitucionalmente consagrado Princípio da Capacidade Contributiva (art. 145, § 1º, da CF/88). Quanto ao ITBI, além da ausência de previsão expressa quanto à sua progressividade, a Súmula 656 também consubstancia o entendimento de que “É inconstitucional a lei que estabelece alíquotas progressivas para o imposto de transmissão inter vivos de bens imóveis – ITBI com base no valor venal do imóvel.” Logo, a assertiva está ERRADA.

Espero que todos tenham ido muito bem!

Sucesso na próxima fase pessoal!

Um abraço do Prof. Rodrigo Martins

Rodrigo Martins

Posts recentes

Concurso GCM Trizidela do Vale: inscrições reabertas. Confira!

Provas do concurso GCM Trizidela do Vale serão aplicadas em 22 de dezembro Foram reabertas…

20 minutos atrás

MGI detalha novo cronograma do CNU em coletiva de imprensa

O Ministério da Gestão e da Inovação - MGI realizou na manhã desta quinta-feira (21)…

23 minutos atrás

Concursos Sul: as principais OPORTUNIDADES para 2024!

Os concursos da região Sul do país oferecem diversas oportunidades para os concurseiros. A região…

40 minutos atrás

Concursos PR: EDITAIS previstos no estado em 2024!

Os próximos meses de 2024 ainda prometem trazer grandes e importantes mudanças na vida de…

41 minutos atrás

Concurso CODEVASF: divulgados os resultados das provas!

Edital oferece 61 vagas com salários iniciais de até R$ 10,3 mil! Com provas aplicadas…

42 minutos atrás

Concursos Educação: veja as vagas abertas e previstas!

A área educacional está recheada de ótimos concursos públicos com editais publicados e também que…

42 minutos atrás