Olá, pessoal! Tudo bem?
Dentre todas as provas de Direito Constitucional do TCE-PE, a mais difícil foi a de Analista de Controle Externo (Auditoria de Contas Públicas).
O CESPE cobrou muita jurisprudência, trazendo questões complexas.
Espero que tenham ido bem. Vamos ao meu gabarito extraoficial.
Abraços,
Ricardo Vale
“O segredo do sucesso é a constância no objetivo”.
DIREITO CONSTITUCIONAL – TCE/PE – Analista de Controle Externo (Auditoria de Contas Públicas)
Acerca da organização político-administrativa do Estado, dos princípios constitucionais e dos direitos e garantias fundamentais, julgue os itens a seguir, com base nas disposições da CF.
61 (CESPE / TCE-PE – 2017) De acordo com a CF, somente estarão isentas do pagamento de taxa para obtenção de certidões em repartição pública para defesa de direitos as pessoas que comprovarem sua hipossuficiência.
Comentários:
O direito à obtenção de certidões em repartições públicos independe do pagamento de taxas. Trata-se de prerrogativa de todas as pessoas (e não apenas dos hipossuficientes!). Questão errada.
62 (CESPE / TCE-PE – 2017) A permissão de exercício da função de ministro de Estado por um deputado estadual caracterizaria exceção ao princípio da separação dos poderes.
Comentários:
Os Deputados Federais e Estaduais podem ser investidos no cargo de Ministro de Estado sem que percam o mandato. Pode-se considerar que essa é uma exceção ao princípio da separação de poderes. Questão correta.
63 (CESPE / TCE-PE – 2017) Ainda que se configure relativização do princípio da inviolabilidade da vida privada, admite-se a divulgação na mídia de informações a respeito de indivíduo que exerça cargo público, bastando que se ateste previamente a veracidade delas.
Comentários:
A liberdade jornalística é insuscetível de prévia verificação quanto à veracidade das informações apresentadas. É plenamente possível que haja a divulgação na mídia de informações a respeito de indivíduo que exerce cargo público, independentemente de qualquer análise prévia quanto à veracidade das informações. Questão errada.
64 (CESPE / TCE-PE – 2017) Em caso de inadimplência estatal, não violará o pacto federativo determinação do Poder Judiciário de que se implementem políticas públicas previstas constitucionalmente.
Comentários:
É isso mesmo. O Poder Judiciário tem um importante papel na efetivação de políticas públicas previstas na CF/88. Diante da omissão estatal, o Poder Judiciário poderá determinar a implementação de políticas públicas, o que não viola o pacto federativo. Questão correta.
65 (CESPE / TCE-PE – 2017) Deverá ser declarada inconstitucional lei que confira ao governador de estado a competência para nomear o chefe da defensoria pública estadual.
Comentários:
É constitucional lei estadual que atribua ao Governador a competência para nomear o chefe da Defensoria Pública Estadual. Questão errada.
Com relação ao Poder Executivo, à fiscalização contábil, financeira e orçamentária e às comissões parlamentares de inquérito, julgue os itens subsequentes.
66 (CESPE / TCE-PE – 2017) Comissão parlamentar de inquérito que tomar conhecimento de fatos novos, irrefutáveis e diretamente relacionados ao objeto para o qual tenha sido criada poderá alargar o âmbito do inquérito para apurá-los.
Comentários:
Nada impede que haja ampliação das investigações de CPI que se depare com o conhecimento de fatos novos que estejam diretamente relacionados ao objeto para o qual ela foi criada. Questão correta.
67 (CESPE / TCE-PE – 2017) É considerado abuso de poder ato praticado pelo presidente da República contra o exercício de direito individual, podendo esse exercício ser protegido por meio de mandado de segurança, cujo julgamento será da competência do Supremo Tribunal Federal (STF).
Comentários:
Segundo o art. 85, III, é crime de responsabilidade (e não abuso de poder!) o ato do Presidente da República contra o exercício de direito individual. Questão errada.
68 (CESPE / TCE-PE – 2017) Será inconstitucional a norma de constituição estadual que conferir competência privativa à assembleia legislativa para analisar e julgar as contas do Poder Legislativo.
Comentários:
Na ADI 1779, o STF considerou inconstitucional dispositivo da Constituição de Pernambuco que atribuía à Assembleia Legislativa a competência para analisar e julgar as contas do Poder Legislativo. É o Tribunal de Contas, afinal, que julga as contas dos administradores e responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos da Administração Pública direta e indireta.
Questão correta.
No que concerne aos órgãos do Poder Judiciário e às funções essenciais à justiça, julgue os seguintes itens.
69 (CESPE / TCE-PE – 2017) Em face da indivisibilidade do Ministério Público, a legitimidade para recorrer vincula seus demais órgãos.
Comentários:
Segundo o STF, “a pretensão de um órgão do Ministério Público não vincula os demais, garantindo-se a legitimidade para recorrer, em face do princípio da independência funcional” (ARE 725.491, Rel. Min. Luiz Fux. 26.05.2015).
Suponha que um membro do MP, em alegações finais, peça a absolvição do acusado. Nada impede que outro membro do MP recorra ao Tribunal, pleiteando a condenação. Isso é garantido pela independência funcional de cada membro do MP.
Questão errada.
70 (CESPE / TCE-PE – 2017) O processamento e o julgamento de membro do Tribunal de Contas da União que vier a praticar crime de homicídio doloso serão realizados pelo STF.
Comentários:
Nos crimes comuns, os Ministros do TCU são processados e julgados pelo STF. Cabe destacar que, sempre que a Constituição Federal atribui foro por prerrogativa de função, este irá prevalecer sobre a competência do tribunal do júri para julgar os crimes dolosos contra a vida. Questão correta.
Quer saber quais concursos abertos estão esperando por você nos próximos meses? São diversas oportunidades…
Confira, em nossa ducentésima trigésima terceira carta aos assinantes, a nossa programação semanal, as novidades…
A área educacional está recheada de ótimos concursos públicos com editais publicados e também que…
Estão abertas as inscrições para o concurso público da Prefeitura e Ascurra, município do estado…
Após as eleições municipais, realizadas ano passado, novos concursos públicos para Prefeituras devem podem ser…
Foram encerradas as inscrições do concurso público da Prefeitura de Tianguá, município do estado do…