Olá, pessoal! Tudo bem?
Hoje (08/04), tivemos a prova do STJ, organizada pelo Cespe/Cebraspe.
Abaixo, seguem os meus comentários sobre a prova de Direito Constitucional p/ STJ – 2018. Os comentários sobre a prova do cargo de Técnico estão, também, disponíveis no canal do YouTube do Estratégia Concursos.
Abraços,
Ricardo Vale
“O segredo do sucesso é a constância no objetivo”
Instagram: https://www.instagram.com/profricardovale/
……………………………………………………………………………………………………………………………………..
PROVA – STJ – Analista Judiciário (Oficial de Justiça)
51. (CESPE / STJ – 2018) A norma constitucional que estabelece que o provimento dos cargos públicos ocorra por meio da realização de concurso público é de eficácia limitada, tendo em vista que a promoção do certame depende de autorização legal.
Comentários:
A norma constitucional que exige que o provimento de cargos públicos ocorra mediante concurso público tem eficácia plena. Em outras palavras, é autoaplicável e não-restringível. Não há necessidade de lei regulamentadora para que se possa efetivamente exigir concurso público como requisito para a admissão em cargos públicos. Questão errada.
52. (CESPE / STJ – 2018) Constitui crime de resistência bloquear o ingresso de oficial de justiça munido de mandado de intimação no domicílio durante o período noturno do sábado.
Comentários:
O oficial de justiça não poderá, mesmo que munido de mandado de intimação, ingressar no período noturno em domicílio sem consentimento do morador. Portanto, não fica configurado o crime de resistência na situação apresentada. Questão errada.
53. (CESPE / STJ – 2018) A isenção de custas processuais na ação popular para a defesa de interesse coletivo ou difuso inclui o ônus da sucumbência, salvo se comprovada má fé.
Comentários:
O autor popular fica isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência, salvo comprovada má fé. Cabe destacar que a ação popular protege, sim, interesses coletivos ou difusos. Ela serve, afinal, para tutelar o patrimônio público, a moralidade administrativa, o meio ambiente e o patrimônio histórico-cultural. Questão correta.
54. (CESPE / STJ – 2018) A prova obtida por interceptação telefônica decretada por juízo incompetente é ilícita, ainda que o ato seja indispensável para salvaguardar o objeto da persecução penal.
Comentários:
De fato, se a interceptação telefônica for determinada por juiz incompetente, a prova resultante será ilícita. Questão correta.
55. (CESPE / STJ – 2018) A disposição constitucional que determina que lei complementar regulamente a criação de território ou a sua transformação em estado-membro é exemplo de norma de eficácia contida.
Comentários:
Segundo o art. 18, § 2º, CF/88, “os Territórios Federais integram a União, e sua criação, transformação em Estado ou reintegração ao Estado de origem serão reguladas em lei complementar”. Trata-se de norma constitucional de eficácia limitada. Questão errada.
56. (CESPE / STJ – 2018) A lei anterior à vigência da Constituição que tenha conteúdo incompatível com esta deve ser declarada inconstitucional.
Comentários:
Não há que se falar em inconstitucionalidade superveniente. Lei anterior à vigência da CF/88 que com ela seja materialmente incompatível será revogada. Questão errada.
57. (CESPE / STJ – 2018) O poder constituinte originário fixou as condições do exercício do poder de revisão constitucional; contudo, no Brasil, o legislador pode ampliar as hipóteses de revisão, desde que haja autorização popular por meio de plebiscito.
Comentários:
Segundo a doutrina, uma emenda constitucional que pretenda estabelecer novo procedimento de revisão será inconstitucional e, portanto inválida. Isso ocorrerá porque trata-se de uma limitação implícita ao poder de reforma. Questão errada.
58. (CESPE / STJ – 2018) De acordo com o Supremo Tribunal Federal, o princípio da simetria na organização dos poderes autoriza que um estado da federação condicione a instauração de ação penal contra o seu governador à prévia autorização da respectiva assembleia legislativa.
Comentários:
Segundo o STF, os Estados não podem editar norma condicionando a instauração de ação penal contra o Governador à prévia autorização da Assembleia Legislativa (ADI 4764). Questão errada.
59. (CESPE / STJ – 2018) Conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal, é possível que o legislador edite lei com idêntico conteúdo ao de outra que anteriormente tenha sido declarada inconstitucional em controle abstrato de constitucionalidade.
Comentários:
O Poder Legislativo não fica vinculado a decisões do STF no âmbito do controle concentrado-abstrato de constitucionalidade. Assim, é possível que o legislador edite lei com idêntico conteúdo ao de outra que anteriormente tenha sido declarada inconstitucional em controle abstrato de constitucionalidade. Questão correta.
60. (CESPE / STJ – 2018) O efeito vinculante das decisões do Supremo Tribunal Federal em controle de constitucionalidade alcança também as decisões que adotem a interpretação conforme a Constituição.
Comentários:
Segundo o art. 28, parágrafo único, da Lei nº 9.868/99, “a declaração de constitucionalidade ou de inconstitucionalidade, inclusive a interpretação conforme a Constituição e a declaração parcial de inconstitucionalidade sem redução de texto, têm eficácia contra todos e efeito vinculante em relação aos órgãos do Poder Judiciário e à Administração Pública federal, estadual e municipal”. Questão correta.
PROVA STJ – AJAA
16. (CESPE / STJ – 2018) O racismo estrutural gera desigualdade material profunda entre os candidatos inscritos em concurso público, razão pela qual é constitucional assegurar vantagens competitivas aos que se autodeclararem negros.
Comentários:
Segundo o STF, é constitucional a política de cotas raciais em concursos públicos, uma vez que tem como objetivo realizar a igualdade material. Questão correta.
17. (CESPE / STJ – 2018) O princípio da vedação ao anonimato impede que o Ministério Público, em regra, acolha delação apócrifa como fundamento para a instauração de procedimento criminal.
Comentários:
É isso mesmo. Como regra, o Ministério Público não pode iniciar qualquer medida de persecução penal com base em delação apócrifa. Questão correta.
18. (CESPE / STJ – 2018) É vedado ao legislador editar lei em que se exija o pagamento de custas processuais para a impetração de habeas corpus.
Comentários:
Segundo o art. 5º, LXXVII, o habeas corpus é uma ação gratuita. Não pode a lei exigir, portanto, o pagamento de custas processuais para a impetração de habeas corpus. Questão correta.
19. (CESPE / STJ – 2018) O rol dos direitos fundamentais previsto na Constituição Federal de 1988 é taxativo, isto é, o Brasil adota um sistema fechado de direitos fundamentais.
Comentários:
O rol de direito fundamentais da CF/88 é não-exaustivo. Segundo o art. 5º, § 2º, CF/88, “os direitos e garantias expressos nesta Constituição não excluem outros decorrentes do regime e dos princípios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte”. Questão errada.
20. (CESPE / STJ – 2018) Lei federal que previr o oferecimento, em escolas públicas, de ensino religioso de natureza confessional ferirá o princípio da laicidade do Estado.
Comentários:
Segundo o STF, é plenamente possível que o ensino religioso em escolas públicas tenha natureza confessional (ADI 4439). Não há que se falar, portanto, em ofensa à laicidade do Estado. Questão errada.
PROVA STJ – Técnico Judiciário
11. (CESPE / STJ – 2018) Nas contratações temporárias autorizadas pela CF, não é obrigatória a aprovação em concurso público.
Comentários:
As contratações temporárias feitas pela Administração Pública dependem de processo seletivo simplificado (e não de concurso público!). Questão correta.
12. (CESPE / STJ – 2018) As funções de confiança devem ser exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo e se destinam apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento.
Comentários:
Os cargos em comissão são declarados em lei de livre nomeação e exoneração. As funções de confiança, por outro lado, destinam-se exclusivamente a servidores ocupantes de cargo efetivo. Questão correta.
13. (CESPE / STJ – 2018) O respeito ao denominado teto constitucional constitui uma exceção ao princípio da irredutibilidade de vencimentos.
Comentários:
Segundo o art. 37, XV, CF/88, “o subsídio e os vencimentos dos ocupantes de cargos e empregos públicos são irredutíveis, ressalvado o disposto nos incisos XI e XIV deste artigo e nos arts. 39, § 4º, 150, II, 153, III, e 153, § 2º, I”.
O art. 37, XI, CF/88, versa sobre o teto constitucional, que, como se vê, é uma exceção ao princípio da irredutibilidade de vencimentos dos servidores públicos. Questão correta.
14. (CESPE / STJ – 2018) É competência exclusiva do Superior Tribunal de Justiça julgar os governadores de estado por crimes de responsabilidade.
Comentários:
Nos crimes de responsabilidade, os Governadores são processados e julgados por um tribunal especial, composto de membros da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Justiça. Questão errada.
15. (CESPE / STJ – 2018) Um quinto de vagas de magistrados de todos os tribunais superiores é destinado a membros da advocacia, eleitos por meio de lista tríplice indicada pela Ordem dos Advogados do Brasil.
Comentários:
Dentre os Tribunais Superiores, apenas o TST é que observa a regra do “quinto constitucional”. Questão errada.
O concurso do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), atrelado ao Concurso Nacional Unificado…
O concurso do Ministério da Cultura (MinC), que faz parte do edital unificado, habilitou novos…
O concurso do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), contemplado no edital unificado, habilitou…
Novos candidatos foram habilitados para a correção da prova discursiva do concurso da Agência Nacional…
O concurso ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), integrante do Concurso Nacional Unificado, habilitará novos…
O concurso da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), contemplado no Concurso Nacional Unificado (CNU), habilitará…
Ver comentários
Obrigado!
Muito bom Mestre!
Oba!! Aqui, não tem como não aprender!
Obrigada, prezado mestre!
Obrigado!