Olá, pessoal!
Para quem não me conhece , meu nome é Patrícia Manzato e sou Professora e Coach aqui no Estratégia Concursos, fazendo parte do Time de Português.
Inicialmente, convido você a me seguir no INSTAGRAM: Instagram da Profª. Patrícia Manzato
Neste artigo, vamos comentar as questões de Língua Portuguesa que foram cobradas pela Banca CESPE/CEBRASPE no concurso do BANESE, que aconteceu no dia 12/09/2021.
O Time de Português, em especial a Professora Adriana Figueiredo e eu, fizemos a análise e correção da prova e vamos passar a você nossas percepções.
Em geral, a prova veio de forma parecida com o que o CEBRASPE vem cobrando: questões mais simples de gramática e itens com uma maior complexidade de compreensão e interpretação de texto, mesmo que com apenas dois textos razoavelmente curtos.
E agora, vamos aos comentários das questões:
01.
Gabarito: ERRADO
Comentário: Típica extrapolação de texto. Em nenhum momento o texto traz “os negros e os homossexuais” como “pessoas em situação de vulnerabilidade.
02.
Gabarito: ERRADO
Comentário: Note que a sentença pode até parecer uma paráfrase, mas o trecho “políticas públicas voltadas para o combate à pobreza” invalida o item, pois o texto trata de “políticas públicas” em geral, sendo a pobreza um exemplo de escassez.
03.
Gabarito: ERRADO
Comentário: Não é possível a substituição, pois “devido” precisa de preposição “a” que o acompanhe. Assim, a falta da preposição acarreta incorreção gramatical.
04.
Gabarito: CERTO
Comentário: “Um desdobramento mais recente dessa área de pesquisa” é diferente de “Um desdobramento dessa área de pesquisa mais recente”, ou seja, a alteração, de fato, causa prejuízo ao sentido original do texto.
05.
Gabarito: ERRADO
Comentário: Não é possível que se mantenha a correção da oração ao retirar a vírgula antes de “como a pobreza”, já que esse trecho é uma exemplificação de “escassez”.
06.
Gabarito: CERTO
Comentário: Apenas inserir a crase em “à preocupações” prejudica a correção gramatical, pois, como a crase é a junção de preposição “a” e artigo “a”, o artigo feminino deve concordar com o substantivo, que, no caso, está flexionado no plural. O correto seria “às preocupações”.
07.
Gabarito: ERRADO
Comentário: A expressão “tendem a ser” traz a ideia de algo que tem a tendência de ser, é propenso a ser, ou seja, a ação ocorre no presente Já “podem chegar a ser” traz o sentido futuro. Portanto, há mudança de sentido no trecho.
08.
Gabarito: CERTO
Comentário: A vírgula foi utilizada no texto para anteceder o pronome “o que”, que tem a função de retomar os itens citados anteriormente. Da mesma forma, o pronome “isso” possui essa mesma função. A alteração, portanto, é válida e mantém a coerência do texto.
09.
Gabarito: ERRADO
Comentário: Típica extrapolação do texto. Dizer que já era esperado que “a pandemia acentuaria ainda mais as desigualdades sociais no país” não significa afirmar que, se não houvesse pandemia, a desigualdade não teria se agravado.
10.
Gabarito: CERTO
Comentário: O segundo parágrafo fala exatamente do recorde em arrecadações de doações, principalmente nos trechos “as doações para enfrentar a pandemia ultrapassaram a marca histórica de R$ 1 bilhão” e “O recorde foi registrado pelo Monitor das Doações da Covid-19”.
11.
Gabarito: ERRADO
Comentário: No último parágrafo, há a afirmação de que “nem todas as causas sociais foram favorecidas” e se refere às áreas da educação e da cultura. Contudo, não é possível afirmar que essas áreas “não receberam qualquer topo de ajuda financeira nesse ano”. O que se pode afirmar é que elas sofreram com a pandemia, mas não que não houve nenhum tipo de ajuda financeira.
12.
Gabarito: CERTO
Comentário: A oração “Sendo o Brasil um dos países mais desiguais do mundo” é uma oração reduzida de gerúndio com valor causal, o que, de fato, possibilita a substituição do gerúndio pela preposição “por” seguida do verbo no infinitivo.
13.
Gabarito: ERRADO
Comentário: Cuidado! A oração “que a pandemia acentuaria ainda mais as desigualdades sociais no país e causaria danos irremediáveis”, por mais que esteja posposta ao verbo, tem a função de sujeito de “era esperado”.
14.
Gabarito: CERTO
Comentário: Note que o item pede a manutenção da coerência e da correção gramatical. Assim, a substituição de “acentuaria” e “causaria” por “acentuasse” e “causasse”, de fato, pode ser feita, sem prejudicar a coerência ou a correção do texto.
15.
Gabarito: ERRADO
Comentário: A inserção dos artigos definidos em “a hospitais, pesquisas científicas, compra de equipamentos”, de forma a acrescentar também a preposição “a” antes dos nomes (“a hospitais, pesquisas científicas, compra de equipamentos”), mantém a correção gramatical, mas não o sentido. Lembre-se que ao inserir os artigos definidos estão especificando os substantivos, que antes foram utilizados de maneira genérica.
Se você quer conhecer mais do trabalho do Time de Português do Estratégia Concursos, clique aqui e tenha acesso às aulas demonstrativas dos cursos de Língua Portuguesa.
Grande abraço!
Profª. Patrícia Manzato
E-mail: pmm.concursos@gmail.com
Facebook da Profª Patrícia Manzato
Instagram da Profª Patrícia Manzato
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Esquizotípica, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? As funções essenciais à justiça estarão em pauta hoje no nosso…
Confira quais são os hospitais de lotação! Iniciais de até R$ 17,9 mil! O edital…
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Evitativa, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? Hoje vamos falar sobre controle de constitucionalidade. Dada a proximidade da…
Atenção, concurseiros! Neste domingo, 22 de dezembro, encerra o prazo para garantir sua inscrição no concurso…