Estou passando para deixar uma questão recentíssima comentada sobre um assunto controverso e atual: O Fator Previdenciário.
Bom final de semana a todos! Boa Páscoa!
Fiquem com Deus!
Grande Abraço!
Prof. Ali Mohamad Jaha
Direito Previdenciário
alijaha@estrategiaconcursos.com.br
ali.tributario@gmail.com
www.direitotributariofiscal.blogspot.com
(Técnico do Seguro Social/INSS/FCC/2012):
Em relação ao valor da renda mensal dos benefícios, é correto afirmar que a renda mensal da aposentadoria especial não está sujeita ao fator previdenciário.
Atualmente, existem milhares de ações judiciais de segurados inconformados com a aplicação do FP em seus benefícios, e o mais interessante, a maioria com ganho de causa ao segurado. Para exemplificar, trago notícias de uma ação recentemente julgada no TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3.ª Região Judiciária – São Paulo e Mato Grosso do Sul):
A Justiça Federal de São Paulo considerou inconstitucional o mecanismo de cálculo de aposentadorias do INSS por tempo de contribuição. O cálculo do fator previdenciário leva em conta a idade, o tempo de contribuição, a expectativa de sobrevida e a média dos 80% maiores salários de contribuição desde 1994. O Juiz Federal Marcus Orione Gonçalves Correia, da 1.ª Vara Federal Previdenciária, em São Paulo, aceitou argumento de ação movida por segurado contra o INSS, que considerou inconstitucional o fato de o redutor utilizar elementos de cálculo imprevisíveis. “O fator concebe, por via oblíqua, limitações distintas das externadas nos requisitos impostos constitucionalmente para a obtenção, em especial, da aposentadoria por tempo de contribuição”, afirma o magistrado, que especifica que o uso da expectativa de vida é um exemplo. Orione considerou, ainda, que o fator seria “muito complexo” e conteria requisitos que “dificultam o acesso ao próprio direito ao benefício”.
(Fonte: http://www.fenafar.org.br/portal/emprego-e-trabalho/66-emprego-e-trabalho/688-fator-previdenciario-inconstitucional.html)
Em suma, o ilustre magistrado considerou que a lei ordinária (Lei n.º 9.876/1999) é nitidamente inconstitucional, pois está operando alterações em critérios previdenciários previstos em nossa carta magna, o que não pode ser admitido em hipótese alguma.
Acredito, particularmente, que num futuro não muito distante, assistiremos a queda do fator previdenciário. Quem viver verá!
Voltando a questão, o fator previdenciário é aplicado somente às aposentadorias por idade (de forma optativa) e por tempo de contribuição (de forma obrigatória).
Certo.2025 será mais um grande ano dos concursos públicos! Já pensou em nunca mais ser…
Quer saber quais concursos abertos estão esperando por você nos próximos meses? São diversas oportunidades…
Quer ficar por dentro das notícias de concursos público da área da Saúde? Neste resumo,…
Olá, pessoal, tudo bem? Neste artigo estudaremos tudo o que é mais importante sobre o…
Atenção, corujas: o Estratégia Concursos terá o 2º simulado especial TRT PE para os cargos…
Foi publicado agora em dezembro o edital do concurso público do Instituto Chico Mendes de…