Olá, tudo bem com você? Você está estudando para a prova da SEFAZ-MT? No artigo de hoje vamos trazer um Resumo de Ética e Filosofia para a prova da SEFAZ-MT!
Como você já deve ter visto, foi publicado o novo para o certame da SEFAZ-MT. Essa oportunidade conta com um salário inicial bastante atrativo de R$ 30.063,76, além de R$ 9.000,00 de verba indenizatória.
Que tal começar a sua jornada no serviço público com esse salário inicial?
Pensando em ajudar você a conquistar a sua aprovação, hoje vamos fazer um resumo dos principais pontos de Ética e Filosofia que você deve levar para a sua prova.
Afinal, você sabe tudo o que você tem que levar para a prova de Ética e Filosofia? Sabe os principais pontos?
Se não, não se preocupe, vamos falar um pouco hoje sobre eles.
Vamos lá?
Para iniciarmos nosso Resumo de Ética e Filosofia, você precisa levar para a sua prova que ÉTICA e MORAL são conceitos diferentes. Afinal, palavra ética vem do grego ethos, que significa caráter, modo de ser ou qualidade do ser.
Assim, a Ética é o conhecimento que dá ao homem critérios para escolha da melhor conduta, levando em consideração o interesse de toda sociedade. Sendo assim, trata-se de um posicionamento pessoal e permanente sobre um conceito estabelecido por um grupo.
Por sua vez, a moral está relacionada aos costumes e normas comportamentais de uma determinada sociedade e em um determinado momento, ou seja, tem caráter temporário.
Desse modo, enquanto a ética relaciona-se à reflexão, com caráter especulativo ou científico, a moral traduz essa reflexão em ação, possuindo caráter normativo. Destarte, a moral determina o nosso comportamento através de um sistema de prescrição de conduta.
Nesse sentido, a ética é a filosofia que se relaciona com as questões morais, enquanto a moral trata do comportamento das pessoas e da forma como devem interagir entre si. Logo, a ética trata da definição de princípios morais, enquanto a moral abrange a aceitação desses princípios e a aplicação deles na prática.
Portanto, a moral é aplicada às ações humanas, enquanto a ética é aplicada em relação às tomadas de decisões. À vista disso, a ética é a base para a moral.
Como falamos, enquanto a ética estava relacionada à reflexão, a moral traduz essa reflexão em ação, possuindo caráter normativo e determinando o nosso comportamento por meio de um sistema de prescrição de conduta.
Consideração de alguns filósofos sobre o assunto:
1. Platão: Platão considerava a moral como uma forma de conhecimento, podendo ser alcançada através da reflexão. Sendo assim, ele acreditava que a moral deve seguir os princípios da justiça e que todos devem seguir as leis divinas para conseguir obter a felicidade.
2. Aristóteles: Aristóteles, por sua vez, enfatizou a relação entre a moral e a virtude. Desse modo, ele acreditava que o objetivo da moral era cultivar o caráter virtuoso das pessoas. Ademais, ele defendia que o caminho para a felicidade é por meio do autodomínio e da prática da virtude.
3. Kant: Kant acreditava que a moral deve ser baseada na razão, ou seja, a razão deve ser encarada como base da moral. Dessarte, ele defendia que as ações devem ser realizadas conforme o princípio universal da razão.
4. Sócrates: Sócrates acreditava que a sabedoria humana consiste na busca de justificação filosófica (ou seja, de um fundamento) da vida moral. Assim, a ética é o conhecimento capaz de conduzir o homem à felicidade.
No que lhe concerne, o estudo da Ética pode ser feito sob duas perspectivas:
Ética do fim x ética do móvel
Você sabe a diferença entre ética do fim e ética móvel?
A ética do fim é uma abordagem que busca alcançar um fim desejado, normalmente, algum tipo de resultado positivo. Essa ética é baseada na premissa de que é mais importante alcançar o resultado desejado do que seguir uma série de regras ou princípios estabelecidos.
A abordagem da ética do fim é muito utilizada em contextos de emergência, onde a velocidade e a eficácia são consideradas mais importantes do que o cumprimento de certas regras ou procedimentos.
Por outro lado, a ética do móvel se concentra na maneira como os indivíduos e as organizações devem agir. Assim, esta abordagem é baseada no princípio de que certos comportamentos são inerentemente bons ou maus, e que as pessoas devem seguir padrões de comportamento a fim de conquistar os resultados desejados.
Em suma, para a ética do fim, também chamada de ética finalista, a conduta do ser humano deve ser voltada para um fim, deduzindo-se fim e meios da natureza dos seres humanos. Por sua vez, a ética do móvel considera que o comportamento humano é movido por uma causa, um motivo ou uma força. Sendo assim, a ética, nesse sentido, “descobre” o que move a conduta humana.
Por fim, você sabe a diferença entre ética e princípios?
A ética nada mais é do que o conjunto de regras e princípios que regulam o comportamento das pessoas em sociedade. Assim sendo, os princípios são os valores e crenças que orientam as ações éticas das pessoas.
Logo, enquanto a ética é um conjunto de regras, os princípios são os orientadores das ações de acordo com a moral. Destarte, a ética é o conjunto de normas que ditam o que é certo ou errado, e os princípios são as diretrizes que devem ser seguidas para seguir os preceitos éticos.
Espero que você tenha gostado do artigo de hoje!
Bom Estudo!
Elizabeth Menezes
@elizabethmpalves
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!
Olá, tudo bem? Hoje responderemos ao questionamento sobre qual é o Órgão judicial competente para…
Após muita espera, foi autorizada a convocação de mais candidatos excedentes no concurso público do…
Sem nunca ter realizado concurso público para efetivos, foi instituída a comissão que ficará responsável…
Olá! Tudo bem? Hoje vamos listar dicas infalíveis para ser aprovado no Concurso do Banco…
A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) já solicitou a abertura de um novo concurso público…
Nesta segunda-feira, 23 de dezembro, a partir das 16h, iniciam as inscrições do concurso público…