Categorias: Concursos Públicos

Estudo Ativo X Estudo Passivo

Oi, gente! :)

 

Estou de volta para concluirmos o papo de terça passada. Falamos sobre input, output e caderno de erros. Agora vamos conversar sobre os conceitos de estudo ativo e passivo.

 

ESTUDO ATIVO: Você age. Ex: resolução de questões e ensinar alguém.

ESTUDO PASSIVO: Você só “recebe”. Ex: assistir videoaulas.

 

É espantosa a quantidade de alunos que opta apenas pelo estudo passivo. Isso acontece porque esse tipo de estudo tem 2 características que muita gente ama:

1 – Cansa menos

2 – Dá a – normalmente falsa – impressão de que você aprendeu tudo

 

Alguns alunos passam ANOS estudando apenas por videoaulas. Resultado? Nada da aprovação. Infelizmente, uma boa preparação demanda o equilíbrio entre estudo ativo e passivo.

 

VIDEOAULAS: COMO USAR?

 

As videoaulas são sim MUITO ÚTEIS se usadas com sabedoria.

 

Assista videoaulas em 2 situações:

 

1 – Para “quebrar o gelo“ com uma matéria nova e que você esteja tendo dificuldade desde a primeira página da aula demo.

 

2 – Para te desagarrar em pontos complicados ao longo do curso.

 

Ex: Você estava seguindo alegremente pelo seu PDF e tudo estava correndo bem. De repente, você começa uma aula que está atipicamente complicada. Assista uma videoaula sobre o tema para agilizar seu estudo do PDF. Note que você gastaria mais tempo quebrando a cabeça para entender o PDF do que fazer o combo PDF + videoaula. Nesse caso, vale super a pena usar o combo.

 

Indico, portanto, um USO PONTUAL das videoaulas.

 

Os PDFs já possuem todo o conteúdo que você precisa dominar para arrasar nas provas. Assistir às videoaulas de algo que você consegue aprender no PDF é como um retrabalho. Seu foco deve ser o material escrito (completo e mais rápido de estudar).

 

Use-as com moderação.

 

 

RESOLUÇÃO DE QUESTÕES

 

Não raro vocês me perguntam se é melhor concluir todo o curso em PDF para então resolver questões.

 

A resposta é sempre NÃO! Resolva questões desde o início da sua vida de concurseiro.

 

A motivação da pergunta quase nunca é uma dúvida real. É o aluno querendo a minha validação para que ele aja de acordo com o PAVOR que ele tem de resolver as questões e perceber que não entendeu foi nada e que ainda está muito longe da aprovação. Não posso fazer isso com vocês!

 

Como superar o medo de resolver as questões?

 

Quando eu tinha uns 7 anos cismei que tinha um fantasma debaixo da minha cama. Toda noite era um tormento. Eu fiquei refém do medo. Um dia eu cansei de viver assim. Eu SABIA que não tinha nada, mas o medo confundia meus pensamentos. Um dia, no meio de noite, levantei e deitei EMBAIXO DA CAMA por alguns minutos. TERAPIA DE CHOQUE! Depois de um tempinho vi como estava sendo boba por estar com medo, deitei na cama de novo e nunca mais pensei no fantasma. Foi uma libertação!

 

Conclusão: Está com medo das questões? A sensação não vai passar enquanto você não usar o “método da  exposição”. Coloque-se cara a cara com o medo. Só assim você terá sossego mental.

 

Arranque o band-aid de uma vez, amigo! Estude toda a aula (não o curso todo!) e – ao final – resolva uma gordinha bateria de questões sobre o tema. Nada como um % ruim para tomar vergonha. Nada como um % bom para dar confiança. De qualquer forma, você lucra!

 

ENSINE

 

Quando estamos lendo (ou vendo videoaulas), normalmente concordamos com o professor escreve/diz e vamos tocando a matéria. Se há alguma dificuldade nessa fase, pode passar despercebida.

 

Para evitar descobrir que sua compreensão não foi lá das melhores só quando terminar a aula e começar as questões, opte por dividir a teoria em blocos e a cada etapa concluída pare e dê uma aula sobre o que leu. Para quem? Para as paredes, para seu cachorro… tanto faz. Nossa capacidade cognitiva é MUITO MAIS exigida quando ensinamos algo (fale em voz alta, ok? Como uma aula mesmo!) do que quando lemos ou ouvimos a matéria. Trata-se de um estudo bastante ATIVO (bem mais eficiente do que o estudo passivo).

 

Qualquer deficiência no entendimento e retenção do conteúdo ficarão bastante perceptíveis quando começar a falar e, de repente, não conseguir continuar. “Poxa… mas eu jurava que havia entendido tão bem!”. Quem nunca? Melhor saber o quanto antes que o assunto não estava tão claro/fixo na mente como parecia.

 

Já começou a estudar seu PDF e lá pelo meio de uma aula looonga você “travou”? O assunto não fica confuso do nada. Isso ocorre – em regra – quando a retenção e o entendimento foram fracos desde o início da aula e você não notou. Em determinado momento, você precisou das informações anteriores para seguir adiante. Como dúvidas e inconsistências se acumularam ao longo da aula, na hora de fazer uso do que foi aprendido, a “bola de neve da compreensão parcial” te atropelou. Quando isso acontecer, experimente estudar o PDF em blocos e se dê uma aula a cada bloco concluído. Tudo vai clarear.

 

Bons estudos!

 

Gabi 

Coach Estratégia Concursos

—————————————————————————————————————————————————–

AVISOS:

1 – Toda TERÇA e QUINTA posto artigos sobre Coaching (inteligência emocional para concursos e/ou técnicas de estudo).

2 – Quem já me segue há bastante tempo: Meus artigos antigos serão colocados no site semanalmente. Alternarei artigos novos e antigos.

——————————————————————————————————————————————————————————————-

Curtiu o artigo? Comente aí embaixo! Quer sugerir tema de artigo? Fique à vontade!

Já me acompanha nas redes sociais? Tô te esperando lá!

Quer ser meu coachee? É só avisar a equipe do Estratégia quando fizer a matrícula! :)

Gabriela Knoblauch

Acredito no poder da persistência e na importância da estratégia nos estudos para acelerar a aprovação. No meu curso de Coaching trabalho em 2 frentes: 1 - Técnicas de estudo 2 - Inteligência emocional para concursos Entendo que ambas são fundamentais para obter um resultado excelente em qualquer certame. Toda terça posto artigo no site sobre os temas citados. Não perca! :)

Ver comentários

    • Direto ao ponto é o que concurseiro gosta, né Paulo? :)

      Aguarde mais artigos nesse estilo.

      Abs e bons estudos

      Gabi

  • Mais uma vez, cá estou eu para te parabenizar pelo artigo!
    São dicas valiosíssimas para a nossa preparação.
    Gabi, só uma pergunta: Você parou de publicar vídeos no youtube? Sou sua seguidora lá também!!
    Abs

    • Que bom, Mônica. Fico muito feliz por ter conseguido te cativar! :)

      Sobre o Youtube... estou mesmo em dívida. Mas pretendo retomar! É que vídeos demandam edição e eu sou leeeenta nisso. Mas assim que tiver um tempinho, gravo mais.

      Abs e bons estudos

      Gabi

  • Parabéns pelo artigo. Mas gostaria da sua opinião sobre um ponto importantíssimo. Como fazer resumos estudando pelo PDF? É Muito trabalhoso. E desmotiva. Já Videoaulas(completas) embora demoradas já nos trazem " um resumo pronto". (isso é indicado para uma preparação de longo prazo). Qual sua opinião sobre isso?

    • Oi, Alex! Obrigada. :)

      Sobre os resumos, fiz um vídeo no meu canal do Youtube Gabriela Knoblauch. Passa lá que está tudo explicadinho. 

      Recomendo seguir pelo PDF e grifar. Resumo só se você sentir muita necessidade. Nesse caso, faça conforme as dicas que dei no vídeo citado. 

      Sobre as videoaulas, use apenas como suporte quando necessário. Elas são ótimas, mas consomem muito tempo. 

      Abs e bons estudos

      Gabi

  • Parabéns pelo artigo. Mas fiquei um pouco em dúvida sobre fazer o combo (ler o PDF + videos aulas), costumo primeiro ler o PDF de determinada aula e após terminar o PDF assisto as videos aulas daquela referida aula, no caso isso seria um retardamento do estudo? Fiquei confusa.

    • Oi, Bruna. Tudo bem?

      As videoaulas são aceleradoras do estudo no caso de matérias que você não consegue sair do lugar no PDF. Você fica dias para entender o que está lendo. Aí sim vale a pena usar a videoaulas para te desagarrar.

      Já nas disciplinas que consegue entender numa boa, ver videoaula seria legal em termos de reforço do conteúdo/revisão, mas consumiriam muito tempo. Calcule o tempo de cada videoaulas de cada assunto do seu edital. Imagine ver tudo isso e ainda ler todos os PDFs, revisá-los, memorizar lei seca e fazer bateriais ferozes de questões? Pode não dar tempo! Normalmente, não dá. Sabendo que a prioridade é sempre ler o PDF e fazer questões, a única coisa que dá para reduzir são as videoaulas. Pense no seu plano de estudos a longo prazo.

      Abs e bons estudos

      Gabi

  • Gabriela. O Renato Alves Memorização fala muito em revisar ministrando aulas , o que pode ser até na lousa.

  • Show de bola, você tirou todas as minha dúvidas sobre estudo ativo e como usar os Pdfs do Estratégia Concursos!

Posts recentes

O que são as Emendas de Redação? São constitucionais?

Olá, tudo bem? Hoje responderemos ao questionamento sobre a constitucionalidade das emendas de redação e…

7 horas atrás

Transtorno de Personalidade Esquizotípica para Psicólogo PC-DF

Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Esquizotípica, pertencente ao tópico de…

10 horas atrás

Funções Essenciais à Justiça para o STM

Olá, pessoal, tudo bem? As funções essenciais à justiça estarão em pauta hoje no nosso…

10 horas atrás

Concurso EBSERH: quais são os hospitais de lotação?

Confira quais são os hospitais de lotação! Iniciais de até R$ 17,9 mil! O edital…

12 horas atrás

Transtorno de Personalidade Evitativa para Psicólogo da PC-DF

Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Evitativa, pertencente ao tópico de…

13 horas atrás

Controle de Constitucionalidade para o MPU

Olá, pessoal, tudo bem? Hoje vamos falar sobre controle de constitucionalidade. Dada a proximidade da…

13 horas atrás