Olá, Pessoal, tudo bem com vocês? No artigo de hoje vamos falar se é possível estudar para concurso trabalhando. Vamos lá?
É possível estudar para concurso e trabalhar?
É possível estudar para concursos e trabalhar ao mesmo tempo?
Certeza que você já ouviu alguém fazendo essa pergunta, muito provavelmente até você deve ter feito rs.
Essa questão é uma questão recorrente de muitos estudantes. E sim, é possível passar em concurso público trabalhando. O que vai determinar sua aprovação é a força de vontade para manter uma rotina de estudos.
Se você pesquisar na internet vai ver inúmeros relatos de sucesso, pessoas que trabalhavam e estudavam obtendo resultados expressivos nos certames. Sendo muitas vezes, até melhores do que as pessoas que tinham todo o seu tempo dedicado aos estudos.
Uma matéria da revista Exame, por exemplo, realizada com oito concursandos aprovados em primeiro lugar em concursos públicos extremamente disputados, vários deles conciliavam o trabalho com uma rotina de estudos para concursos públicos.
Muitos acabam fazendo o chamado “concurso escada” como uma alternativa de estudar para concursos trabalhando. Uma vez que o trabalho na iniciativa privada, normalmente, apresenta uma rotina mais pesada, o que acaba tornando o estudo diariamente mais cansativo.
Caso você decida fazer um concurso escada, ao ingressar em uma carreira pública intermediária, com menor carga horária, poderá ter mais tranquilidade para estudar para o seu concurso desejado.
Independente de você trabalhar na iniciativa privada ou em alguma carreira pública intermediária, estudar para concursos trabalhando exige foco.
Quem trabalha deve ter em mente que tem que escolher um método de estudo eficiente e objetivo durante sua preparação.
As palavras chaves nesse caso são: Disciplina e planejamento, elas devem estar presentes no dia a dia do concurseiro que trabalha, já que o estudante tem que conseguir conciliar os estudos e o trabalho sem que uma função atrapalhe a outra.
Deve então elaborar um planejamento que seja adaptado a sua realidade, para quem trabalha o método de ciclo de estudo por otimizar melhor o tempo disponível.
O método de ciclo de estudos leva em conta a sequência de disciplinas que devem ser estudadas em uma ordem determinada anteriormente, independentemente do dia ou horário que você vá estudar. Sendo assim, caso você não consiga terminar uma matéria por algum motivo, será possível recomeçar os estudos a partir de onde parou no ciclo.
Por exemplo, se em um ciclo a pessoa determina que serão reservadas 1 hora e meia para Direito Constitucional e 1 hora e meia para Direito Administrativo. Vamos supor que essa pessoa só consiga estudar 1 hora na segunda-feira, mas na terça ela consiga estudar 2 horas, ela estudará 1 hora Direito Constitucional na segunda, na terça ela estudará primeiro a meia hora restante de constitucional e posteriormente 1 hora e meia de Direito Administrativo.
Se a pessoa não conseguir, por algum motivo, estudar em um dia da semana, ela deverá retornar ao ponto em que parou no último dia de estudo.
Esse plano deve ser flexível e adaptável a sua rotina, pode ser que o ciclo de estudos otimize isso.
Desta forma, você vai conseguir analisar quanto tempo do seu dia está livre para que você possa se dedicar aos estudos.
Crie um cronograma de estudo (de acordo com o último edital do concurso que você escolheu – essa é uma boa base para o que pode ser exigido) e inclua nele as suas obrigações. Para isso, você deve definir a ordem em que vai estudar cada matéria. Tente começar pelo que você tem mais dificuldade e as com maiores pontuações na sua prova, para que possa estudar esses assuntos quando estiver mais descansado e focado.
Depois de verificar o seu cotidiano, você deve estabelecer um local adequado para iniciar os estudos, precisa escolher um local que te tire o mínimo possível do foco.
O espaço deve ter as seguintes características:
Acorde um pouco mais cedo do que você costuma acordar e divida seu horário de estudo em blocos, estudando um pouco cada momento do dia você verá que seu estudo será mais leve. Mas atenção, você não deve se sacrificar ao ponto de ficar exausto.
Diminua seus momentos de lazer, você não deve cortar totalmente o seu tempo de lazer, mas sim administrar melhor ele, estipule um dia por semana ou um período de um dia para ser seu dia de lazer.
Você deve manter horários fixos para as suas atividades diárias. Assim, o seu cérebro vai se acostumar a realizá-las e você vai procrastinar cada vez menos na hora dos estudos (isso é importante para todos os estudantes, mais ainda para quem trabalha e estuda).
Você deve também aproveitar o horário de almoço para estudar. Procure almoçar o mais perto possível do seu trabalho, para perder o menor tempo possível com deslocamentos.
Pense que em um ano, estudando 30 minutos por dia no horário do almoço, de segunda a sexta, você acumulará mais de 100 horas de estudo.
Aproveite cada instante de deslocamento. Vai de metrô para o trabalho? Aproveite para estudar no tempo de deslocamento, aproveite também para estudar na volta para sua casa.
Estudar para concurso trabalhando, não é uma tarefa fácil, exige muita dedicação.
Você deve ter em mente que finais de semana, feriados e férias serão para você colocar ainda mais os estudos em dia. Como falamos, você deve separar um momento para descansar, mas essa não deve ser a regra, Até porque quando você for aprovado vai sobrar tempo para viajar, descansar, etc.
Quem estuda para concurso e trabalha deve organizar suas férias para serem tiradas depois do edital do concurso ser publicado. Assim, você terá mais tempo para se dedicar àquele concurso, priorizando a banca examinadora.
Evite acessar as redes sociais e o WhatsApp no horário de estudo. Se possível, deixe o celular silencioso e em algum local afastado.
Outro ponto, para não ter que ficar levantando constantemente para buscar algo, seja um livro, lápis, caneta, água, comida, etc, deixe ao seu alcance todos os materiais necessários (mas de maneira organizada, até para não prejudicar seu rendimento.
A chamada curva do esquecimento afirma que mais de 50% do estudo é perdido somente nas primeiras 24 horas. Para solucionar isso é necessário fazer revisões, afinal a exaustão, leva à perfeição. Tão importante quanto planejar os estudos é planejar revisões periódicas.
As revisões podem ser realizadas por resumos, mapas mentais, flashcards ou utilizar um aplicativo para responder questões de prova.
Espero que tenham gostado do artigo!
Um abraço e bons estudos!
Leonardo Mathias
@profleomathias
Cursos e Assinaturas
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!
https://pt.wikipedia.org/wiki/Hermann_Ebbinghaus
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!
.
O Tribunal de Justiça do Maranhão divulgou o resultado final dos provados de nível médio…
Foi divulgado nesta quinta-feira, 21 de novembro, o resultado final dos aprovados de nível médio…
O concurso do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), atrelado ao Concurso Nacional Unificado…
O concurso do Ministério da Cultura (MinC), que faz parte do edital unificado, habilitou novos…
O concurso do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), contemplado no edital unificado, habilitou…
Novos candidatos foram habilitados para a correção da prova discursiva do concurso da Agência Nacional…